Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONTEXTUALIZANDO O ALFABETO.

 

24/09/2009

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco,Ana Maria Ferola da Silva Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o/a aluno/a poderá perceber a utilização do alfabeto e a sua importância na construção do significado da palavra, através de atividades contextualizadas e construir o conceito de poesia, assimilando: estrutura textual, formato e linguagem específica. Eles/as poderão ainda aprender ou resgatar conceitos matemáticos: quantidade, mais e menos.

Duração das atividades
180 minutos_ três (3) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o/a aluno/a esteja no nível silábico, ou seja, que consiga atribuir valor sonoro às letras. Professor/a faça uma sondagem para saber qual ou quais são as hipóteses dos/as alunos/as sobre a escrita das palavras. Para isso, estimule as crianças a refletirem sobre o sistema de escrita e de leitura, para que possam superar suas hipóteses já construídas e formular outras. Como será proposta uma atividade integrada com matemática é importante que o/a aluno/a já tenha construído a ideia de número e a sua representação.

Estratégias e recursos da aula
                                                                                                          

Professor/a utilize da dinâmica “tempestade de ideias”, para estimular os/as alunos/as a citarem algumas palavras utilizadas nos temas que já estejam sendo explorados com a turma. Depois do diagnóstico você vai utilizar a poesia de Cineas Santos e Gabriel Archanjo: “O menino que descobriu as palavras”. Selecionamos um site em que você vai encontrar esta poesia, ela é apresentada por meio de imagens e som: www.contandohistoria.com/o_menino_que_descobriu_as_palavras.htm, mas poderá também utilizar o livro: “Poesia para crianças” da Editora Ática, Educação e Cia. Depois você vai utilizar o alfabeto, escrito em um cartaz ou na lousa.
Alfabeto1Alfabeto2Alfabeto3Alfabeto5Alfabeto4Alfabeto6

1- Professor/a utilize da dinâmica “tempestade de ideias”, para estimular os/as alunos/as a citar em algumas palavras utilizadas nos temas que já estejam sendo explorados com a turma.

2- Depois do diagnóstico você vai utilizar a poesia de Cineas Santos e Gabriel Archanjo: “O menino que descobriu as palavras”. Selecionamos um sítio em que você vai encontrar esta poesia, ela é apresentada por meio de imagens e som: www.contandohistoria.com/o_menino_que_descobriu_as_palavras.htm , mas poderá também utilizar o livro: “Poesia para crianças” da Editora Ática, Educação e Cia. Depois v ocê vai utilizar o alfabeto, escrito em um cartaz ou na lousa.

1ª aula - 60 minutos

Realizando o diagnóstico: Professor/a você poderá selecionar o tema de um projeto desenvolvido em sala de aula, ou de alguma data comemorativa que esteja sendo trabalhado ou mesmo, de algum conteúdo explorado, como por exemplo: brinquedos, boneca, bola, carrinho, jogo e casinha. Depois de escolher o tema com as crianças, você poderá utilizar a técnica pedagógica de “ditado com figuras”, veja o modelo a seguir. Esta é apenas uma sugestão, você poderá trabalhar com o grupo de palavras que as crianças já tenham familiaridade. Depois de realizado o diagnóstico, você terá subsídios para apresentar alguns desafios para as crianças.

Diagnóstico

Alfabeto1

Alfabeto2

Alfabeto3

Alfabeto4

Alfabeto5

Alfabeto6

2ª aula _120 minutos_ 2 aulas geminadas

Contextualizando o alfabeto.


1- Professor/a apresente a poesia para as crianças, mas treine antes, leia com “emoção poética”. Diga às crianças que fiquem bem atentas, pois você vai ler uma poesia.

2-  Questione-as sobre o que é poesia. Será que alguém já ouviu alguma poesia? Como é uma poesia? Depois de sondar os conhecimentos prévios que elas têm sobre este gênero textual, leia a poesia sem apresentar a escrita. Deixe-as somente ouví-la. 

3- Quando ler as palavras: alegria, folia, tristeza, faça a expressão facial que demonstre estes sentimentos.Tente! Você consegue!

4- Em seguida apresente a poesia por escrito ou utilize a animação que sugerimos no sítio. Atenção! Não vamos utilizar a poesia toda, pois ela é extensa para as crianças, sugerimos que selecione apenas as quatro primeiras estrofes. Se as crianças ainda não estão silábicas alfabéticas utilize a letra de imprensa maiúscula para apresentar a poesia.

O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS
Cineas Santos e Gabriel Archanjo

ERA, UMA VEZ, UM MENINO
QUE, AINDA BEM PEQUENINO,
DESCOBRIU, TODO CONTENTE,
QUE PALAVRA É QUE NEM GENTE:
.
UMAS SÃO FESTAS E ALEGRIA,
COMO PALHAÇO E FOLIA;
OUTRAS SÃO SEMPRE TRISTEZA,
COMO DOENÇA E POBREZA.

PERCEBEU O MENININHO
QUE A PALAVRA CARINHO
ATÉ AS PLANTAS ENTENDEM,
TODOS OS SERES COMPREENDEM,
.
NÃO SE CONTEVE E GRITOU:
"CARINHO É FILHO DO AMOR!"
O MENINO DESCOBRIU,
FICOU FELIZ E SORRIU (...)

Explorando o tema:


Questione-as:


• Por que é tão importante aprender a ler e a escrever?
• O que precisamos para ler e escrever?
Explique que existe um conjunto de letras que utilizamos para escrever as palavras. Este conjunto de letras é chamado de ALFABETO. Ele é composto por 26 letras. Vejam: (utilize um cartaz ou projete uma transparência, através de um retroprojetor).

Letras MLetras Mi

- Leia com elas o alfabeto. Peça também, que algumas crianças façam a leitura em voz alta. Aproveite a oportunidade para fazer questionamentos do tipo: Qual quadradindo tem a letra h? Quais são as letras que estão entre as letras c e k? Que letras estão depois da letra u?

- Entregue para cada criança uma cópia da poesia. Leia novamente a poesia para elas. Solicite que tentem lê-la silenciosamente, em seguida, leia com elas.

- Peça que coloquem o dedinho nas palavras que estão lendo ou fazendo a “pseudo leitura”. Observe se estão fazendo o movimento correto, da esquerda para a direita. Concluída as diferentes modalidades de leitura, proponha-lhes ainda que:


1- Descubram e circulem na poesia as palavras que começam com a letra A (alegria, até e amor). Com esta atividade você vai perceber qual é a hipótese que elas têm sobre palavras e letras, quando elas estão em transição entre o silábico e o silábico alfabético algumas ainda não conseguem identificar o que é uma palavra, por isso é importante que você esteja atento/a e questione-as sobre suas hipóteses, para isso um texto, no caso a poesia, oferece a elas um modelo para que confrontem suas hipóteses e possam superá-las.


2- Descubram e coloram de amarelo a palavra que começa com a letra B (bem), de azul as palavras que começam com C (contente, como, conteve, carinho, compreendem), de rosa as palavras que começam com a letra D (descobriu e doença).
Professor/a aproveite esta atividade e explore também alguns conceitos matemáticos:

1- Quantas palavras que começam com a letra A vocês encontraram na poesia?
2- Quantas palavras que começam com a letra B vocês coloriram na poesia?
3- E com a letra C quantas palavras vocês coloriram de azul na poesia?
4- Com letra D vocês encontraram quantas palavras?
5- Qual letra tem mais palavras na poesia?
6- Qual letra tem menos?
7- Quantas palavras com a letra C tem a mais que as palavras com a letra B?
Registrando no caderno. Faça um quadro para facilitar o registro

PALAVRAS COM A LETRA A

 

 

 

 

 

QUANTIDAD E:

PALAVRAS COM A LETRA B

 

 

 

 

 

QUANTIDADE:

PALAVRAS COM A LETRA C

 

 

 

 

QUANTIDADE:

 

 

PALVRAS COM A LETRA D

 

 

 

 

QUANTIDADE:

Tarefa para casa

Aproveite que seus/suas alunos/as já conhecem o alfabeto e proponha-lhes esta atividade para casa, mas antes verifique se têm alunos/as na sala de aula cujos nomes começam com estas letras. Faça as adequações necessárias.
ESCREVA NO QUADRO ABAIXO OS NOMES DOS/AS COLEGAS DA SALA DE AULA QUE COMEÇAM COM AS LETRAS QUE ESTÃO NO QUADRO:

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

L

M

N

O

P

Avaliação

Verifique se seus/suas alunos/as, realmente, compreenderam o conceito de LETRA E PALAVRAS e se agora já sabem o que é o ALBABETO. Retome o diagnóstico que você aplicou para sondar as hipóteses que eles/as tinham e observe se houve algum avanço.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 9/9 - 100%
  • Quatro estrelas 0/9 - 0%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • claudia lucia, E.M.JOAQUIM JUSTINO DA SILVA , Minas Gerais - disse:
    claudia.ljs35@gmail.com

    23/01/2014

    Cinco estrelas

    ÓTIMA..MARAVILHOSO..PARABÉNS!!!


  • Vera Lúcia costa da Silva, Escola José Lourenço Porto , Paraíba - disse:
    lucia.vera.c@hotmail.com

    21/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom esse material, parabéns mesmo era exatamente isso que estava precisando, comecei a da aulas para educação infantil faz apenas 6 meses estou amando, porém preciso estar sempre consultado a internete muito bom.


  • Odete Aparecida Xavier de Araujo, E.M. "Cândido Brasil Estrela" E.F.E.I. , São Paulo - disse:
    detxavier@gmail.com

    03/05/2012

    Cinco estrelas

    Muito útil. Me auxiliou na reflexão e organização de nova proposta para avaliação diagnóstica.


  • wallyson, pofessor , Goiás - disse:
    wallyson.cat@hotmail.com

    11/06/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativo


  • josiane aparecida silveira, ESC MUN ENS FUN VICENTE FARENCENA , Rio Grande do Sul - disse:
    cidagarfield@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, professora Denize. Gostei muito das dicas e sites!


  • MARIA GORETT PINHEIRO SERRÃO, UNIDADE INTEGRADA ALICE MENDES , Maranhão - disse:
    gorettserrao@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sua aula e principalmente as sugestões de atividades,pois são de idéias assim que precisamos para os pequenos da alfabetização,confesso que ao ler sua aula tive inúmeras idéias para trabalhar a alfabetização na sala do 1º ano. PARABÉNS!!


  • nelma, EEEFM"José Carlos Castro" , Espírito Santo - disse:
    sanelma@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei essa sugestão, trabalho com alunos de alfabetização-3º ano, e recebi alguns alunos de outras ecolas que estão com muitas dificuldades de identificar o alfabeto, acredito que essa sugestão de atividades poderão contribuir para o desempenho da minha. gostaria de receber novas sugestões. Obrigada, Profª Nelma.


  • JACQUELINE, EMEF"Luiza Silvina Jardim Rebuzzi" , Espírito Santo - disse:
    jacsants3.5@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula planejada está excelente e bem explicada e o trabalho com texto poético é uma boa oportunidade para que as crianças avancem brincando com as palavras, é um tipo de texto que trabalha o lúdico através das rimas e que as crianças amam brincar. Estou aproveitando essa aulka planejada e fazendo adaptações à minha sala de aula para que os meus alunos avancem um pouco mais.


  • Edna Feitosa da Silva, Unidade Escolar Da Costa e Silva , Piauí - disse:
    ednalavine@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, ela nos mostra uma maneira bem mais facil de endender o tão complicado mundo da alfabetização, esta aula me abriu varias ideias para colocar em pratica junto com os meus alunos. Valeu


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.