Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO DE TEXTO: RELEITURA DE POESIAS

 

24/09/2009

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco,Ana Maria Ferola da Silva Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta atividade possibilitará ao/a aluno/a a descoberta da linguagem poética e lúdica, através das rimas, da sonoridade, do formato da poesia em estrofes e versos, o enriquecimento do seu vocabulário por meio da linguagem oral, além de trabalhar a escrita das palavras utilizando como estratégia uma atividade prazerosa. Outra aprendizagem é a apropriação das marcas lingüísticas desta modalidade textual, poesia/poemas, possibilitando ao/a aluno/a o conhecimento sobre este portador de texto.

Duração das atividades
Quatro - aulas de 60 minutos - aproximadamente 240nutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o/a aluno/a esteja no nível silábico alfabético e que também já tenha lido ou ouvido poesias, para que possa perceber a linguagem poética e identificar as rimas. Para isso, é fundamental dialogar com as crianças e resgatar o que eles/as sabem sobre poesias ou poemas.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a aproveite o momento da rodinha. Para isso organize a sala; afaste as carteiras e solicite que todos façam uma roda e sentem-se no chão, esta forma de organização possibilita que todos/as possam se comunicar vendo uns aos outros. É importante estabelecer algumas regras como, por exemplo: aguardar a vez para falar, para isso levante a mão para solicitar sua vez, respeite a opinião do colega etc. Estas regras devem ser discutidas e construídas coletivamente.
Se for uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental Inicial (6 anos), com crianças que ainda não dominam a escrita silábica alfabética, você poderá utilizar a poesia para promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando e incentivando a escrita com esta atividade, pois ela oferecerá recursos que vão desafiar os/as alunos/as a superar as suas hipóteses.

undefined


Professor/a você vai precisar de um cartaz com a letra da poesia ou uma transparência, caso for utilizar o retroprojetor. Leve para a sala: uma receita de bolo, uma folha de jornal com uma notícia e um livro de histórias, ou seja, diferentes portadores de textos.

1ª aula – 60 minutos

-Professor/a sugerimos a seguir um link onde você poderá acessar a poesia LEILÃO DE JARDIM, de Cecília Meireles. Mas, se preferir poderá digitá-la e reproduzir em letras de imprensa, grandes para fazer um cartaz, ou mesmo reproduzir para os/as alunos/as colarem no caderno. Caso for utilizar o link sugerido providencie também o Laboratório de Informática ou sala de vídeo, uma vez que você poderá salvar o arquivo em DVD ou pendrive.

-Outra opção que também é bastante interessante seria escrever ou digitá-la e imprimir em uma transparência para projetar, utilizando o retroprojetor. Você poderá utilizar a poesia marcá-la, copiar e colar em seu arquivo, assim não será preciso digitá-la.
- Esta atividade terá duração de 2 aulas, podendo ser em seqüência ou se preferir uma em cada dia. Na primeira aula aproveite a rodinha. Organize as crianças assentadas em circulo, no chão, ela é um excelente espaço para dialogar com os/as alunos/as sobre o que é uma poesia.

-Questione-os/as sobre as características de uma poesia (linguagem poética, rimas, aliterações, versos, estrofes). É importante resgatar estes conhecimentos prévios, assim você saberá quais os conceitos que eles já tem. Não se preocupe caso perceba que eles/as não conhecem poesias. Isto é sinal que você tem muito que fazer.


- Professor/a sensibilize os/as alunos para ouvir a poesia, para isso treine bastante. Lembre-se! A poesia deve ser lida com “emoção poética”, por isso busque uma boa entonação de voz e capriche, seus/as alunos/as vão adorar. Acesse o link e veja http://www.revista.agulha.nom.br/ceciliameireles05.html . Neste link você encontrará várias poesias de Cecília Meireles. A seguir a poesia Leilão de Jardim:


Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?


Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?


Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Cecília Meireles


2ª aula – 60 minutos


Explorando a poesia:

1- Professor/a depois de ler a poesia “Leilão de Jardim”, proponha para os/as al unos/as a le itura cole tiva. Se necessário, leia novamente e solicite que eles/ as observem sua entonação de voz.

2- Peça que leiam, mas não utilize este moment o para “corrigir” os possíveis problemas que eles/as apresentarem na leitura. Você pode sugerir que cada fila leia uma estrofe ou que as meninas leiam uma estrofe e os meninos outra. Eles/as adoram este tipo de leitura! Este é um momento para você avaliar, mas não deve repreendê-los/as, pois assim poderá inibi-los/as.

3-Anote as questões que considerar relevante e, posteriormente retome com eles/as. Questione-os/as sobre o que eles/as perceberam na poesia:

  • Como ela está escrita?
  • Suas frases vão até o final da linha?
  • Será que alguém sabe como são chamadas as partes que compõem uma poesia?
  • E as palavras que terminam com o mesmo som? Quais são elas (rimas)?
  • Questionar sobre o formato do texto; a poesia se escreve como uma receita de bolo?
  • Como uma história (narrativa)? Como um texto jornalístico? Neste momento, apresente para os/as alunos/as diferentes tipos de textos, para que eles/as possam visualizar estas diferenças.
  • Leve para a sala: uma receita de bolo, uma folha de jornal com uma notícia e um livro de histórias, assim será mais fácil eles/as perceberem as diferenças na estrutura e nos estilos de textos.


Depois de explorar bem e explicar às crianças as características de um texto poético questionar sobre o assunto da poesia e os elementos que a compõe:


1. Quem tem jardim em casa?
2. O que tem em um jardim?
3. Quem sabe o que são lavadeiras? Será que são mulheres que lavam roupas no jardim? Vamos ver no dicionário?
4. E lagarto? Alguém já viu algum?
5. Procurem no dicionário o que é uma hera.
6. Listar as palavras que necessitam de uma consulta no dicionário.
7. Qual é o título da poesia?
8. O que significa leilão?
9. Você compraria este jardim? Por quê?
10. O que você mais gostou no jardim?

Produçao de texto3

3ª aula- 60 minutos


1- Professor/a, depois que você leu para os/as alunos/as, trabalhou a leitura coletiva, explorou a poesia, agora é a hora de registrar no caderno.

2-Distribua a cópia da poesia para os/as alunos/as e solicite que eles/as destaquem com um lápis de cor na poesia, as palavras que não conheciam. Em seguida, listem estas palavras e escrevam o seu significado depois de consultar o dicionário. Se for necessário, registre no quadro para que eles/as anotem no caderno de forma organizada.

3- Para encerrar esta primeira etapa, eles/as farão uma ilustração da poesia. Solicite que façam um quadro que tenha entre 12 e 15 linhas. Utilizar as margens e as linhas do caderno como limites para o quadro. Use a régua para o traçado ficar reto. se algum/a aluno/a tiver dificuldade para usar a régua, ajude-o/a. Professor/a lembre os/as alunos/as que a ilustração deve representar o que eles/as compreenderam da poesia.

4- Veja se algum/a aluno/a quer mostrar sua ilustração. Valorize o desenho da criança, afinal ler uma imagem também é uma importante forma de leitura. Solicite que ele/a explique sua ilustração.

5- Agora vamos trabalhar com a releitura da poesia? Releia para os alunos/as o que significa “leilão” segundo o dicionário Aurélio (1995, Ed Nova Fronteira, p.389): venda pública de objetos a quem oferecer maior lance. Converse com eles/as e veja se algum deles/as já foi a algum leilão e conte sua experiência. Sugira a eles/as que imaginem um leilão e criem uma poesia, tendo como modelo esta que trabalhamos. Eles/as poderão leiloar o que quiserem: materiais escolares, objetos da cozinha, da f azenda, animais enfim, vão escolher o que querem levar para vender no leilão.

6- Caso tenham dúvidas sobre a escrita de alguma palavra , escreva para eles/as. Lembre-os de observarem a estrutura da poesia. Poderão também, utilizar a poesia “Leilão de Jardim” como modelo e fazer a releitura a partir dela.


4ª aula- 60 minutos

 1- Professor/a: retome as produções dos/as alunos/as, elogie o que considerar importante e sugira que cada c olega leia e avalie a produção do outro/a.

2- Faça uma entrega aleatória, mas combine antes as regras: todos/as devem respeitar o trabalho do/a colega, mas se encontrar alguma questão que pode contribuir com o trabalho dele/a pode sugerir.

3- Depois de ler e comentar faça uma exposição destes trabalhos no mural da sala, caso não possua um mural cole na parede da sala ou do corredor da escola. Dê visibilidade, socialize a produção escrita do/a aluno/a, assim você estará efetivando a função social da escrita - a comunicação.

4- Caro/a professor/a, as rimas nas poesias oferecem um atrativo sonoro e visual, por isso, alguns jogos verbais com palavras que rimam ou com palavras que começam com o mesmo som (aliterações) auxiliam no desenvolvimento da “discriminação auditiva e da consciência fonológica, habilidades importantes para o aprendizado da leitura e para os aspectos ortográficos da escrita” (CONDEMARIN, 1997: 25).

5- Para aproveitarmos o conhecimento adquirido com o trabalho com a poesia, vamos encerrar esta atividade com um jogo verbal a barquinha carregadinha de... Organize as crianças na rodinha, assim facilita a atividade. Todos/as assentados/as no chão em circulo, você pode estabelecer a regra utilizando palavras que começam. Os/as alunos/as devem repetir as palavras com o mesmo som inicial daquelas que tenham sido ditas por seus/as colegas e acrescentem mais uma. Por exemplo: lá vem a barquinha carregadinha de discos, dados, dedos, doces etc. Este jogo também pode ser feito com o som final das palavras.


6- Para encerrar esta atividade faça uma avaliação com seus/as alunos/as. Solicite que registrem no caderno: suas opiniões sobre as atividades, o que mais gostaram e o que menos gostaram. Este exercício também ajuda a desenvolver a análise crítica do/a aluno/a.

Produçao de texto4


1. Hoje fizemos a avaliação do trabalho do colega. Eu avaliei a poesia do/a:________________________________
2. Minha opinião sobre a poesia do/a meu/minha colega:
3. Minha opinião sobre a brincadeira da barquinha:
4. O que eu mais gostei:
5. O que eu não gostei:

Avaliação

A avaliação é um processo que permeia toda a atividade, mas ao final do trabalho é fundamental que você, professor/a, registre em seu caderno de plano ou de relatórios o que percebeu ao observar o trabalho e a participação de seus/as alunos/as. Eles/as conseguiram participar de todas as etapas? A metodologia que utilizou foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades na escrita? Na verbalização? Quais foram estas dificuldades? Estes registros possibilitarão a você não apenas conhecer o que o/a aluno/a aprendeu, mas também te oferecer subsídios para um redirecionamento de seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 8/11 - 72.73%
  • Quatro estrelas 2/11 - 18.18%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 1/11 - 9.09%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vera Sampaio, Esc.Mul. Jose Paulino de Siqueira , Pernambuco - disse:
    vlsandrade@hotmail.com

    01/04/2013

    Cinco estrelas

    Denise, pararabens pela sua aula otimo roteiro, muito bom mesmo, vou fazer com meus alunos.


  • ROSANGELA, EMEF. SÃO JOSÉ , Ceará - disse:
    rosaana18@yahoo.com.br

    17/03/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa estrutura de poesia gostaria de receber mais pára trabalhar com meus alunos.


  • Vitoria Lima, Valente , Bahia - disse:
    vivika.lica@hotmail.com

    12/07/2012

    Cinco estrelas

    Foi Muito bom eu ter visto essa Pgna! Eu tirei 10 na prova kkkkkkkkkkk'


  • leonice barboza pereira, Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira , Goiás - disse:
    leonicebp@hotmail.com

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa estrutura de poesia gostaria de receber mais pára trabalhar com meus alunos.


  • Luciana Pacheco Klamas, Escola Municipal Felipe Zeni , Paraná - disse:
    luluklamas@hotmail.com

    18/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula! Adorei! Parabéns!


  • marilza, marilza , Rio de Janeiro - disse:
    marilzacarvalho@ymail.com

    20/07/2011

    Uma estrela

    Gostei muito desta aula. Estou trabalhando um projeto de poesia e utilizei a poesia Leilão de jardime uma das atividades foi fazer um quebra cabeça para que os alunos organizassem a poesia colocando os versos em ordem percebendo a rima no final das frases.Ao acessar o site vi outras atividades bem interessantes. Obrigado.


  • Cleidiana panni Cosme, EMEF Km 35 , Espírito Santo - disse:
    cleidiana-gq@hotmail.com

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    parabéns pelo maravilhoso trabalho, isso prova que com dedicação nós podemos fazer de nossas aulas mais que um momento de transmissão de conhecimento.


  • jurema reis sampaio campos, escola hospitalar criança viva , Bahia - disse:
    juremasampaio@bol.com.br

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    parabéns!! tb trabalho com uma metodologia parecida c a sua..... adorei sua aula: criativa, desafiadora, interessante!!!


  • Catiane Ribeiro, Escola Cristal , Bahia - disse:
    catianeribeiro2@gmail.com

    12/03/2011

    Cinco estrelas

    PArabéns, achei bastante interessante e vou utilizar suas sugestões.


  • Núbia Silvia Guimarães Paiva, Escola de Educação Básica da UFU , Minas Gerais - disse:
    nubiasgp@hotmail.com

    20/11/2010

    Cinco estrelas

    Denize, parabéns! Acho que as crianças devem ter gostado muito de participar desse trabalho.


  • Euza Regina Marques , Colégio Estadual Mera Matos , Goiás - disse:
    euzaregina@msn.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Amei sua aula. Parabéns !


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.