30/09/2009
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Com esta aula, as crianças de 5 anos poderão:
Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’, ‘A Dança na Educação Infantil: filmes que ensinam’ e a ‘A Dança na Educação Infantil: o movimento que se expressa na arte’, que contemplam a história da dança na humanidade, as danças contemporâneas e o movimento nas artes plásticas e que se encontram publicadas nesse portal.
ATIVIDADE 1 - CONHECENDO COCO DE RODA POTIGUAR
1° MOMENTO
O professor deverá fazer um levantamento prévio sobre os tipos de danças que as crianças conhecem. Explorar este momento indagando e possibilitando a fala de todos.
Em seguida, o professor poderá convidar a turma para assistir a um vídeo sobre uma dança da região, po exemplo, O Coco de Roda.
No site abaixo é possível assistir/gravar vídeo sobre dança da cultura regional brasileira
http://www.cultura.gov.br/site/2006/04/20/videos-da-teia-a-rede-de-cultura-do-brasil/
2° MOMENTO
O professor deverá contextualizar historicamente a dança assistida em vídeo ou internet: como surgiu, em que período/contexto, onde é dançada e como se dança.
Estas informações devem ser expostas no mural da sala em folha de cartolina,de preferência na altura das crianças.
3° MOMENTO
Vivenciar a dança com as crianças incentivando-as a se lançarem a experiência. É fundamental o envolvimento do professor demonstrando prazer/alegria em dançar.
CRIANÇAS DANÇANDO COCO DE RODA
ATIVIDADE 2 - CONHECENDO O CARIMBÓ DO PARÁ
1° MOMENTO
Assistir o vídeo sobre o CARIMBÓ. Inicialmente o professor deve questionar se as crianças conhecem a dança do carimbó, se já ouviram falar desta dança. Depois convidar as crianças para apreciarem a dança através de DVD.
2° MOMENTO
Contextualizar historicamente a dança: como surgiu, em que período/contexto surgiu, onde é dançada, como se dança...
3° MOMENTO
Vivenciar a dança com as crianças incentivando-as a se lançarem a experiência. É fundamental o envolvimento do professor demonstrando prazer/alegria em dançar.
4° MOMENTO
Após assistirem o vídeo e realizarem a vivência sobre a dança, as crianças receberão papel e material de desenho como lápis de cor, caneta colorida e giz de cera para registrarem suas impressões sobre a dança.
REGISTRO DIRIGIDO SOBRE A DANÇA REGIONAL ASSISTIDA/VIVENCIADA
www.paic.seduc.ce.gov.br/download/.alfabetizar_letrar.doc
ATIVIDADE 3 - CONHECENDO DE OUTRO PAÍS
A DANÇA DO VENTRE- “Dança religiosa provave lmente originária do Egito, dançada pelas sacerdotisas dos templos egípcios” (Hass e Garcia 2006)
O professor poderá convidar uma dançarina de dança do ventre, por exemplo, para vir até a escola para conversar com as crianças sobre as características da dança, assim como, apresentar-lhes alguns passos.
1° MOMENTO
Inicialmente o professor deverá planejar previamente a visita com as crianças, organizando blocos de perguntas para serem feitas ao profissional. Estas perguntas, para não serem esquecidas (funcionalidade da escrita), podem ficar expostas no mural da sala em uma folha de cartolina, com o título:
O que queremos sabe sobre a DANÇA DO VENTRE?
Durante a elaboração da entrevista o professor pode ampliar as perguntas do grupo a fim de contemplar informaçãoes acerca da sua origem, do lugar onde é dançada, como se dança, como se vestem as pessoas que dançam, entre outras.
2° MOMENTO
As crianças recebem a dançarina e iniciam as perguntas
3° MOMENTO
Vivenciar a dança com as crianças incentivando-as a se lançarem a experiência. É fundamental o envolvimento do professor demonstrando prazer/alegria em dançar.
4° MOMENTO
Para finalizar a aula, o professor pode sugerir o registro coletivo desta entrevista, elencando algumas questões norteadoras, como:
É importante realizar o registro em folha de papel madeira ou peso 40, para que seja fixado no mural da sala e consultado sempre que houver necessidade , a altura das crianças, para que compreendam a função social da leitura e da escrita.
Ao final da aula o professor deverá avaliar:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/01/2016
Cinco estrelasAs manifestacoes e valorizacoes culturais devem sem apresentados às criancas desde a sua fase inicial. Dessa maneira, para além de aprender sobre outra cultura, ela passa a entender e respeitar.