29/11/2009
Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco,Ana Maria Ferola da Silva Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
-Com estas aulas o/a aluno/a poderá perceber a diferença entre dois gêneros textuais: parlenda e texto instrumental, bem como suas diferentes funções.
-O/A aluno/a poderá também construir conhecimento ortográfico sobre a utilização das letras x e ch em diferentes palavras.
-É necessário que o/a aluno/a esteja no nível silábico alfabético, conseguindo escrever e ler palavras.
-Professor/a antes de iniciar a atividade sonde as hipóteses que os/as alunos/as têm sobre a função social da escrita. Exemplo: para que serve a escrita? Onde nós a encontramos? Somente nos livros? Nas revistas também? Onde mais? Quando a mamãe vai fazer um bolo o que ela lê para saber como se faz o bolo?
1- Professor/a acesse o sítio http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21, escolha algumas parlendas e leia para seus/suas alunos/as.
2- Vamos explorar especificamente a parlenda “Cochicho”. É fundamental que você apresente para seus/as alunos/as diferentes parlendas para que eles/as percebam que esta é uma forma diferente de escrever textos literários.
3- Solicite que procurem no dicionário o significado da palavra parlenda, em seguida, reafirme dizendo: a parlenda é uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil, feita para distrair e entreter quem a usa. Portanto, professor/a, você já percebeu que este tipo de texto é ideal para despertar o interesse da criança pela leitura e pela escrita. Ela vai aprender brincando. Mãos a obra!
4- Apresentamos algumas sugestões de parlendas para você trabalhar com as crianças. Você vai encontrá-las no sítio que sugerimos: Um, dois, feijão com arroz – Amanhã é domingo – Por detrás daquele morro etc.
1ª aula: 60 minutos
Explorando a parlenda
-A forma de organizarmos a sala é fundamental para determinadas atividades. A rodinha é um importante espaço para atividades que são precedidas por exploração oral, por isso, afaste as carteiras e organize os/as alunos/as em roda.
-Faça a sondagem das hipóteses sugeridas acima, posteriormente, apresente uma parlenda. Veja se conhecem alguma e depois dê exemplos de pelo menos mais duas parlendas para que entendam a forma da estrutura textual de uma parlenda. Escolha sugestões no sítio indicado. Leve escrito em um cartaz a parlenda “Cochicho”. Solicite que leiam e depois verifique se memorizaram.
Registrando no caderno
Que legal! Hoje aprendemos algumas parlendas! Vejam esta!
O cochicho Quem cochicha, o rabo espicha, come pão com lagartixa. |
1- Circule na parlenda as palavras: cochicha, espicha e lagartixa. Discuta com os/as alunos/as se perceberam algumas letras usadas nas palavras que, apesar de serem escritas de modo diferente, possuem sons semelhantes.
2- Pinte de amarelo as palavras que possuem as letras ch e x.
Trabalhando com as palavras
-Professor/a verifique o que os/as alunos/as entendem sobre as palavras cochicha, espicha, lagartixa.
-Depois de sondar as hipóteses que eles/as têm sobre estas palavras sugira que procurem seus significados no dicionário e registrem no caderno.
-Veja a sugestão para que eles/as comparem as hipóteses que tinham sobre o significado das palavras e o que o dicionário define.
PALAVRAS | MINHA OPINIÃO | DICIONÁRIO |
COCHICHA | ||
ESPICHA | ||
LAGARTIXA |
2ª aula: 120 minutos - 2 aulas geminadas de 60 minutos cada uma
Brincando de telefone sem fio!
1- Professor/a se você for trabalhar com aula geminada não precisa retomar a parlenda, mas, se for trabalhar em outro dia, é importante retomar a parlenda “Cochicho”. Após os/as alunos/as lerem, organize-os/as novamente na rodinha e pergunte quem conhece a brincadeira do “Telefone sem fio”.
2- Depois de ouvi-los/as explique que a brincadeira do telefone sem fio é uma brincadeira popular tradicional, que funciona assim: numa roda de muitas pessoas, quanto mais pessoas, mais engraçada ela fica, a primeira inventa secretamente uma palavra e cochicha, sem que ninguém mais ouça, no ouvido da próxima (à direita ou à esquerda). Assim, a próxima cochicha para a (próxima) a pessoa que está do seu lado direito ou esquerdo e assim por diante até chegar a última. Quando a corrente chegar na última pessoa, essa deve falar o que ouviu em voz alta. Geralmente o resultado é desastroso e engraçado, a palavra se deforma ao passar de pessoa para pessoa chegando totalmente diferente no destino. É possível competir dois grupos para ver qual deles chega com a palavra mais fielmente ao destino. Podemos falar uma frase no lugar de uma palavra. Você pode usar as duas opções.
3- Essa técnica utiliza o Cochicho (falar em voz baixa) para comunicar, mas ao falar muito baixo o/a outro/a ouve de forma distorcida o que o/a colega falou e repassa o que entendeu, por isso ao final o resultado é engraçado. Esta brincadeira também desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória.
Trabalhando com texto instrucional
-Professor/a aproveite que trabalhou a brincadeira do “Telefone sem fio” e registre-a através de um texto intrucional. Os textos instrucionais descrevem etapas que devem ser seguidas.
-Existem numerosas variedades de textos instrucionais, dentre eles podemos destacar: receitas; manuais; instruções para organizar um jogo, realizar um experimento, construir um artefato e consertar um objeto.
Registrando no caderno – Texto instrucional
Organize os/as alunos/as em fila ou em roda e oriente-os/as a seguirem as seguintes instruções:
1. O/A primeiro/a inventa secretamente uma palavra e cochicha, sem que ninguém mais ouça, no ouvido do/a próximo/a (à direita ou à esquerda).
2. O/A próximo/a cochicha para o/a próximo/a e assim por diante até chegar ao/à último/a.
3. Quando a corrente chegar ao/à último/a esse/a deve deve falar o que ouviu em voz alta.
4. Ilustre a brincadeira.
-Os/As alunos/as vão adorar! Aproveite que trabalhou a brincadeira do “Telefone sem fio” e proponha uma atividade significativa para que façam em casa. Utilize um texto instrucional para orientá-los/as na construção de um telefone de cordel, ou telefone de latinha. Entre no sítio: http://www.fundacaotelefonica.org.br/museu/faca-voce-mesmo.aspx. e veja o texto instrucional sobre a construção deste telefone de brinquedo.
-Em casa, peça ajuda de uma pessoa adulta, siga as instruções e construa um telefone de latinha. É muito divertido!
http://www.fundacaotelefonica.org.br/museu/Faca-voce-mesmo.aspx
Telefone de Cordel ou Telefone de Latinha
Você vai precisar de:
A voz produz ondas sonoras, que dentro do copo fazem o fundo vibrar. Essa vibração é conduzida pelo barbante até a outra ponta, onde provoca uma vibração semelhante no fundo do outro copo, e novamente passando para o ar permite à pessoa do outro lado escutar sua fala.
Não deixe o barbante frouxo e não coloque o dedo no fio, pois isso impede que as ondas percorram todo o barbante. Você pode também utilizar duas latinhas (ervilha, leite condensado etc), peça para um adulto amassar suas bordas com um pequeno martelo para não se machucar.
-Professor/a verifique se seus/as alunos/as realmente compreenderam o conceito destes dois gêneros textuais. Para isso, questione-o/as: o que é uma parlenda? Para que serve? Como é a sua escrita? Ela é escrita como um texto instrucional? Podemos redigir uma parlenda para explicar como se constrói um telefone de brinquedo?
- Lembre-se de pedir aos/às alunos/as que opinem sobre a atividade realizada: o que foi bom, o que foi ruim e por que.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!