Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHANDO COM PARLENDAS E TEXTOS INSTRUMENTAIS

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco,Ana Maria Ferola da Silva Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Com estas aulas o/a aluno/a poderá perceber a diferença entre dois gêneros textuais:  parlenda e texto instrumental, bem como suas diferentes funções.

-O/A aluno/a poderá também construir conhecimento ortográfico sobre a utilização das letras x e ch em diferentes palavras.

Duração das atividades
180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-É necessário que o/a aluno/a esteja no nível silábico alfabético, conseguindo escrever e ler palavras.

-Professor/a antes de iniciar a atividade sonde as hipóteses que os/as alunos/as têm sobre a função social da escrita. Exemplo: para que serve a escrita? Onde nós a encontramos? Somente nos livros? Nas revistas também? Onde mais? Quando a mamãe vai fazer um bolo o que ela lê para saber como se faz o bolo?

Estratégias e recursos da aula
      

1- Professor/a acesse o sítio  http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21, escolha algumas parlendas e leia para seus/suas alunos/as.

2- Vamos explorar especificamente  a parlenda “Cochicho”. É fundamental que você apresente para seus/as alunos/as diferentes parlendas para que eles/as percebam que esta é uma forma diferente de escrever textos literários.

3- Solicite que procurem no dicionário o significado da palavra parlenda, em seguida, reafirme dizendo: a parlenda é uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil, feita para distrair e entreter quem a usa. Portanto, professor/a, você já percebeu que este tipo de texto é ideal para despertar o interesse da criança pela leitura e pela escrita. Ela vai aprender brincando. Mãos a obra! 

4- Apresentamos algumas sugestões de parlendas para você trabalhar com as crianças. Você vai encontrá-las no sítio que sugerimos: Um, dois, feijão com arroz – Amanhã é domingo – Por detrás daquele morro etc.

Parlenda1

1ª aula: 60 minutos

Explorando a parlenda


-A forma de organizarmos a sala é fundamental para determinadas atividades. A rodinha é um importante espaço para atividades que são precedidas por exploração oral, por isso, afaste as carteiras e organize os/as alunos/as em roda.

-Faça a sondagem das hipóteses sugeridas acima, posteriormente, apresente uma parlenda. Veja se conhecem alguma e depois dê exemplos de pelo menos mais duas parlendas para que entendam a forma da estrutura textual de uma parlenda. Escolha sugestões no sítio indicado. Leve escrito em um cartaz a parlenda “Cochicho”. Solicite que leiam e depois verifique se memorizaram.

Parlenda3

Registrando no caderno

Que legal! Hoje aprendemos algumas parlendas! Vejam esta!

Parlenda
Parlenda2 O cochicho
Quem cochicha,
o rabo espicha,
come pão
com lagartixa.

1- Circule na parlenda as palavras: cochicha, espicha e lagartixa. Discuta com os/as alunos/as se perceberam algumas letras usadas nas palavras que, apesar de serem escritas de modo diferente, possuem sons semelhantes.

2- Pinte de amarelo as palavras que possuem as letras ch e x.

Trabalhando com as palavras

-Professor/a verifique o que os/as alunos/as entendem sobre as palavras cochicha, espicha, lagartixa.

-Depois de sondar as hipóteses que eles/as têm sobre estas palavras sugira que procurem seus significados no dicionário e registrem no caderno.

-Veja a sugestão para que eles/as comparem as hipóteses que tinham sobre o significado das palavras e o que o dicionário define.

Comparando significados

PALAVRAS MINHA OPINIÃO DICIONÁRIO
COCHICHA
ESPICHA
LAGARTIXA

2ª aula: 120 minutos - 2 aulas geminadas de 60 minutos cada uma 

 Brincando de telefone sem fio!


1- Professor/a se você for trabalhar com aula geminada não precisa retomar a parlenda, mas, se for trabalhar em outro dia, é importante retomar a parlenda “Cochicho”. Após os/as alunos/as lerem, organize-os/as novamente na rodinha e pergunte quem conhece a brincadeira do “Telefone sem fio”.

2- Depois de ouvi-los/as explique que a brincadeira do telefone sem fio é uma brincadeira popular tradicional, que funciona assim: numa roda de muitas pessoas, quanto mais pessoas, mais engraçada ela fica, a primeira inventa secretamente uma palavra e cochicha, sem que ninguém mais ouça, no ouvido da próxima (à direita ou à esquerda). Assim, a próxima cochicha para a (próxima) a pessoa que está do seu lado direito ou esquerdo e assim por diante até chegar a última. Quando a corrente chegar na última pessoa, essa deve falar o que ouviu em voz alta. Geralmente o resultado é desastroso e engraçado, a palavra se deforma ao passar de pessoa para pessoa chegando totalmente diferente no destino. É possível competir dois grupos para ver qual deles chega com a palavra mais fielmente ao destino. Podemos falar uma frase no lugar de uma palavra. Você pode usar as duas opções.

3- Essa técnica utiliza o Cochicho (falar em voz baixa) para comunicar, mas ao falar muito baixo o/a outro/a ouve de forma distorcida o que o/a colega falou e repassa o que entendeu, por isso ao final o resultado é engraçado. Esta brincadeira também desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória.

Trabalhando com texto instrucional


-Professor/a aproveite que trabalhou a brincadeira do “Telefone sem fio” e registre-a através de um texto intrucional. Os textos instrucionais descrevem etapas que devem ser seguidas.

-Existem numerosas variedades de textos instrucionais, dentre eles podemos destacar: receitas; manuais; instruções para organizar um jogo, realizar um experimento, construir um artefato e consertar um objeto.

Parlenda3

Registrando no caderno – Texto instrucional


Brincadeira do “Telefone sem fio”:

Organize os/as alunos/as em fila ou em roda e oriente-os/as a seguirem as seguintes instruções:
1. O/A primeiro/a inventa secretamente uma palavra e cochicha, sem que ninguém mais ouça, no ouvido do/a próximo/a (à direita ou à esquerda).
2. O/A próximo/a cochicha para o/a próximo/a e assim por diante até chegar ao/à último/a.
3. Quando a corrente chegar ao/à último/a esse/a deve deve falar o que ouviu em voz alta.
4. Ilustre a brincadeira.


Tarefa para casa

-Os/As alunos/as vão adorar! Aproveite que trabalhou a brincadeira do “Telefone sem fio” e proponha uma atividade significativa para que façam em casa. Utilize um texto instrucional para orientá-los/as na construção de um telefone de cordel, ou telefone de latinha. Entre no sítio: http://www.fundacaotelefonica.org.br/museu/faca-voce-mesmo.aspx.  e veja o texto instrucional sobre a construção deste telefone de brinquedo.


-Em casa, peça ajuda de uma pessoa adulta, siga as instruções e construa um telefone de latinha. É muito divertido!

http://www.fundacaotelefonica.org.br/museu/Faca-voce-mesmo.aspx

Parlenda4

Telefone de Cordel ou Telefone de Latinha


Você vai precisar de:

. 2 copinhos vazios de plástico ( de iogurte), bem limpos
. 1 prego
. 2 a 5 metros de barbante
- Faça um pequeno furo, aproximadamente da largura do barbante, bem no centro do fundo de cada copo plástico, utilizando o prego.
-Passe a ponta do barbante através do furo e faça um nó grosso para evitar que o barbante saia pelo furo, em cada um dos copos.
- Com o fio bem esticado, fale com a boca próxima de um dos copos, e peça para alguém escutar do outro lado.


A voz produz ondas sonoras, que dentro do copo fazem o fundo vibrar. Essa vibração é conduzida pelo barbante até a outra ponta, onde provoca uma vibração semelhante no fundo do outro copo, e novamente passando para o ar permite à pessoa do outro lado escutar sua fala.
Não deixe o barbante frouxo e não coloque o dedo no fio, pois isso impede que as ondas percorram todo o barbante. Você pode também utilizar duas latinhas (ervilha, leite condensado etc), peça para um adulto amassar suas bordas com um pequeno martelo para não se machucar.

Avaliação

-Professor/a verifique se seus/as alunos/as realmente compreenderam o conceito destes dois gêneros textuais. Para isso, questione-o/as: o que é uma parlenda? Para que serve? Como é a sua escrita? Ela é escrita como um texto instrucional? Podemos redigir uma parlenda para explicar como se constrói um telefone de brinquedo? 

- Lembre-se de pedir aos/às alunos/as que opinem sobre a atividade realizada: o que foi bom, o que foi ruim e por que.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.