Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alimentos do afeto e da cultura:preparação culinária

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças poderão:

- Vivenciar o processo de preparação de uma sopa;

- Desenvolver hábitos de higiene;

- Acompanhar a preparação concomitante à leitura da receita culinária;

- Familiarizar-se com grandezas e medidas;

- Degustar coletivamente uma preparação feita na escola.

Duração das atividades
Esta aula terá duração de aproximadamente 2 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula as crianças devem ter conhecimento de algumas regras de higiene para participar de uma preparação culinária, como usar toquinhas para conter os cabelos e lavar as mãos. Também já devem ter decidido que iguaria vão preparar e de preferência ter participado da compra dos gêneros.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: No estudo dos alimentos o professor deve encorajar as crianças a participar de preparações culinárias como forma de vivenciar, na prática, a transformação dos ingredientes e o prazer de comer juntos. Como forma de fortalecer os laços entre família e escola, é muito interessante que a professora, tendo conhecimento de algum pai ou mãe da turma que goste de cozinhar, convide-o(a) para participar da preparação. Deve ainda combinar o dia e a hora com o grupo e enviar o convite ao pai ou a mãe.

Segundo momento: No dia da aula de culinária, de posse de todos os ingredientes comprados previamente no mercado e da receita que deve ter sido escrita também pelo grupo, professora, crianças e o representante dos pais (escolhido para participar da aula), se dirigem à cozinha da escola. Antes, todos deverão ter lavado bem as mãos e ao chegar à cozinha colocar uma toca no cabelo como forma de prevenir a contaminação do alimento.

undefined

undefined

Terceiro momento: As crianças acompanharão, passo a passo, todo o processo de preparação da sopa: farão contagem da quantidade de legumes e verduras, da carne e do macarrão que serão utilizados; observarão a professora e a mãe cortando os legumes e verduras, refogando-os junto com a carne e colocando a quantidade de água que será necessário para o cozimento.  Por fim, coloca-se o macarrão e em pouco tempo, estará pronta uma deliciosa sopa.

undefined

Quarto momento: Depois da sopa pronta é hora de vivenciar o ritual da degustação. Todos sentam em torno da mesa e podem (com)provar o resultado de todo este processo. A professora deve enviar a receita aos pais, de preferência com um texto coletivo em que as crianças contem a experiência de preparar da sopa.

undefined

Recursos Complementares

Avaliação

Nesta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram fazer contagem, se compreenderam a transformação de alimentos e a importância de hábitos de higiene nas preparações culinárias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.