30/09/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta aula as crianças poderão:
- Vivenciar o processo de preparação de uma sopa;
- Desenvolver hábitos de higiene;
- Acompanhar a preparação concomitante à leitura da receita culinária;
- Familiarizar-se com grandezas e medidas;
- Degustar coletivamente uma preparação feita na escola.
Para realização desta aula as crianças devem ter conhecimento de algumas regras de higiene para participar de uma preparação culinária, como usar toquinhas para conter os cabelos e lavar as mãos. Também já devem ter decidido que iguaria vão preparar e de preferência ter participado da compra dos gêneros.
Primeiro momento: No estudo dos alimentos o professor deve encorajar as crianças a participar de preparações culinárias como forma de vivenciar, na prática, a transformação dos ingredientes e o prazer de comer juntos. Como forma de fortalecer os laços entre família e escola, é muito interessante que a professora, tendo conhecimento de algum pai ou mãe da turma que goste de cozinhar, convide-o(a) para participar da preparação. Deve ainda combinar o dia e a hora com o grupo e enviar o convite ao pai ou a mãe.
Segundo momento: No dia da aula de culinária, de posse de todos os ingredientes comprados previamente no mercado e da receita que deve ter sido escrita também pelo grupo, professora, crianças e o representante dos pais (escolhido para participar da aula), se dirigem à cozinha da escola. Antes, todos deverão ter lavado bem as mãos e ao chegar à cozinha colocar uma toca no cabelo como forma de prevenir a contaminação do alimento.
Terceiro momento: As crianças acompanharão, passo a passo, todo o processo de preparação da sopa: farão contagem da quantidade de legumes e verduras, da carne e do macarrão que serão utilizados; observarão a professora e a mãe cortando os legumes e verduras, refogando-os junto com a carne e colocando a quantidade de água que será necessário para o cozimento. Por fim, coloca-se o macarrão e em pouco tempo, estará pronta uma deliciosa sopa.
Quarto momento: Depois da sopa pronta é hora de vivenciar o ritual da degustação. Todos sentam em torno da mesa e podem (com)provar o resultado de todo este processo. A professora deve enviar a receita aos pais, de preferência com um texto coletivo em que as crianças contem a experiência de preparar da sopa.
Nesta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram fazer contagem, se compreenderam a transformação de alimentos e a importância de hábitos de higiene nas preparações culinárias.
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