Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alimentos do afeto e da cultura

 

17/02/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ter contato com a arte musical;

- Produzir, com a mediação do professor, uma lista de compras.

- Estabelecer relações com o texto escrito, compreendendo suas funções.

Duração das atividades
2 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças já deverão ter tido contato com textos escritos.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:

Como forma de sensibilizar as crianças para esta aula, o professor deve convidá-las a ouvir a música “sopa” do CD Palavra Cantada de Paulo Tatit e Sandra Peres encontrada no site: www.palavracantada.com.br

o professor deve trabalhar a letra da música com as crianças. Para isso deve levar para sala a letra da música escrita numa folha de papel madeira ou cartolina e lê-la para/com as crianças. Depois discutir com as mesmas acerca dos ingredientes presentes no texto no texto da música e fazer uma lista desses ingredientes junto com as crianças.

Segundo momento:

A professora pode fazer um bingo de palavras no qual as crianças podem ir marcando os ingredientes de uma sopa possível de ser degustada.

E a professora pergunta: - O que é que tem na sopa do nenén?

- Será que tem javali? E mostra um cartão com a palavra javali. Se a criança considerar que javali não pode fazer parte dos ingredientes da sopa, não marca esta palavra. E a professora continua:

- Será que tem caqui?

- Será que tem macarrão?

- Será que tem feijão? Será que tem espinafre? Será que tem tomate?

Até que uma criança marque as palavras todas de sua cartela e bata/ganhe o bingo.

Enquanto a turma estiver estudando este tema- Alimentação- a professora pode propor o jogo de bingo outras vezes, mudando os critérios: coisas que não podem ter na sopa, legumes, verduras etc.

Terceiro momento:

 Assistir ao vídeo clipe da música com as crianças e deixar que elas criem movimentos livres para dançar a música. Em seguida, propor as crianças o preparo de uma sopa e ir perguntando o que é que pode ter nessa sopa. As crianças, inspiradas nos ingredientes da “sopa do nenén”, irão dizendo o nome dos ingredientes e a professora faz uma lista no quadro que servirá como lista de compras quando o grupo for preparar a sopa.

Quarto momento:

A professora deve lançar o convite às crianças para fazer uma releitura da música sopa e discutirem no grupo que instrumentos podem usar/confeccionar para serem usados no acompanhamento da música. Pode solicitar as crianças que, na cozinha de suas casas, façam experimentos de sons usando panelas, tampas, colheres de aço e/ou de pau, frigideiras etc, e na aula seguinte leve para sala o "instrumento" que produziu o som que mais lhe agradou. O grupo ensaia várias vezes a música sopa, acompanhada dos instrumentos de cozinha e pode convidar uma turma da escola para assistir sua apresentação.

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível observar o desenvolvimento da expressão corporal das crianças, o interesse por música, bem como a relação que conseguem estabelecer com o texto escrito, compreendendo suas funções.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.