17/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Ter contato com a arte musical;
- Produzir, com a mediação do professor, uma lista de compras.
- Estabelecer relações com o texto escrito, compreendendo suas funções.
As crianças já deverão ter tido contato com textos escritos.
Como forma de sensibilizar as crianças para esta aula, o professor deve convidá-las a ouvir a música “sopa” do CD Palavra Cantada de Paulo Tatit e Sandra Peres encontrada no site: www.palavracantada.com.br
o professor deve trabalhar a letra da música com as crianças. Para isso deve levar para sala a letra da música escrita numa folha de papel madeira ou cartolina e lê-la para/com as crianças. Depois discutir com as mesmas acerca dos ingredientes presentes no texto no texto da música e fazer uma lista desses ingredientes junto com as crianças.
A professora pode fazer um bingo de palavras no qual as crianças podem ir marcando os ingredientes de uma sopa possível de ser degustada.
E a professora pergunta: - O que é que tem na sopa do nenén?
- Será que tem javali? E mostra um cartão com a palavra javali. Se a criança considerar que javali não pode fazer parte dos ingredientes da sopa, não marca esta palavra. E a professora continua:
- Será que tem caqui?
- Será que tem macarrão?
- Será que tem feijão? Será que tem espinafre? Será que tem tomate?
Até que uma criança marque as palavras todas de sua cartela e bata/ganhe o bingo.
Enquanto a turma estiver estudando este tema- Alimentação- a professora pode propor o jogo de bingo outras vezes, mudando os critérios: coisas que não podem ter na sopa, legumes, verduras etc.
Assistir ao vídeo clipe da música com as crianças e deixar que elas criem movimentos livres para dançar a música. Em seguida, propor as crianças o preparo de uma sopa e ir perguntando o que é que pode ter nessa sopa. As crianças, inspiradas nos ingredientes da “sopa do nenén”, irão dizendo o nome dos ingredientes e a professora faz uma lista no quadro que servirá como lista de compras quando o grupo for preparar a sopa.
A professora deve lançar o convite às crianças para fazer uma releitura da música sopa e discutirem no grupo que instrumentos podem usar/confeccionar para serem usados no acompanhamento da música. Pode solicitar as crianças que, na cozinha de suas casas, façam experimentos de sons usando panelas, tampas, colheres de aço e/ou de pau, frigideiras etc, e na aula seguinte leve para sala o "instrumento" que produziu o som que mais lhe agradou. O grupo ensaia várias vezes a música sopa, acompanhada dos instrumentos de cozinha e pode convidar uma turma da escola para assistir sua apresentação.
Vídeo da música Sopa
Com esta aula é possível observar o desenvolvimento da expressão corporal das crianças, o interesse por música, bem como a relação que conseguem estabelecer com o texto escrito, compreendendo suas funções.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/05/2012
Cinco estrelasAmei !!! muito criativo me ajudou um tanto colega obrigada viu !!!