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Alimentos do afeto e da cultura: da horta pra cozinha.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula espera-se que as crianças:

- Compreenda a origem de alguns vegetais (legumes e verduras);

- Observe como se produz alimentos na horta;

- Perceba a diferença entre alguns vegetais;

- Participe da preparação e degustação de um suco utilizando vegetais.

Duração das atividades
Cada etapa desta aula terá duração de aproximadamente 2 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o professor deve conversar previamente com as crianças para perceber que conhecimentos elas já têm em relação à produção de alimentos em hortas.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: O professor deve sensibilizar o grupo no sentido de realizar uma aula passeio a um local onde se cultive hortas. Com a aceitação do grupo, marcar o dia e o horário, combinar com as crianças as regras a serem seguidas nesta aula.

Segundo momento: Chegando ao local as crianças devem ser encaminhadas a horta, seguidas de profissionais que cuidam de seu cultivo. Estes deve explicar os cuidados que se deve ter com os vegetais, como aguar, limpar seu entorno, saber quando é o tempo da colheita etc.

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Terceiro momento: As crianças podem ser encorajadas a colher alguns vegetais da horta como cenoura, beterraba, pimentão, berinjela e alface e um adulto (professor ou profissional) deve ir explorando as características de cada um deles, quanto à cor, aparência física, se nasce acima ou abaixo da terra e como pode utilizado na culinária.

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Quarto momento: De volta a escola o professor deve levar as crianças a cozinha para higienizar os vegetais colhidos na horta e preparar um suco. Nesta atividade foi preparado um suco da horta utilizando couve, limão e...  

Avaliação

Nesta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram compreender o processo da cultura de alimentos (vegetais) na horta, se distinguem alguns vegetais por suas características e formas e se degustaram com prazer o suco da horta.

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