30/09/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Com esta aula espera-se que as crianças:
- Compreenda a origem de alguns vegetais (legumes e verduras);
- Observe como se produz alimentos na horta;
- Perceba a diferença entre alguns vegetais;
- Participe da preparação e degustação de um suco utilizando vegetais.
Para realização desta aula o professor deve conversar previamente com as crianças para perceber que conhecimentos elas já têm em relação à produção de alimentos em hortas.
Primeiro momento: O professor deve sensibilizar o grupo no sentido de realizar uma aula passeio a um local onde se cultive hortas. Com a aceitação do grupo, marcar o dia e o horário, combinar com as crianças as regras a serem seguidas nesta aula.
Segundo momento: Chegando ao local as crianças devem ser encaminhadas a horta, seguidas de profissionais que cuidam de seu cultivo. Estes deve explicar os cuidados que se deve ter com os vegetais, como aguar, limpar seu entorno, saber quando é o tempo da colheita etc.
Terceiro momento: As crianças podem ser encorajadas a colher alguns vegetais da horta como cenoura, beterraba, pimentão, berinjela e alface e um adulto (professor ou profissional) deve ir explorando as características de cada um deles, quanto à cor, aparência física, se nasce acima ou abaixo da terra e como pode utilizado na culinária.
Quarto momento: De volta a escola o professor deve levar as crianças a cozinha para higienizar os vegetais colhidos na horta e preparar um suco. Nesta atividade foi preparado um suco da horta utilizando couve, limão e...
Nesta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram compreender o processo da cultura de alimentos (vegetais) na horta, se distinguem alguns vegetais por suas características e formas e se degustaram com prazer o suco da horta.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/02/2015
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante.
27/06/2012
Cinco estrelasAdorei o seu trabalho. Nossa escola também terá uma horta.