Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Um mascote para a turma

 

30/09/2009

Autor y Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Explorar a linguagem oral, escrita e artística;
· Desenvolver noções de responsabilidade e cuidado;
· Incentivar e promover a afetividade;
· Promover a aproximação entre família e escola.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos para a introdução da atividade, sendo que a dinâmica do mascote irá permear
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta atividade não há necessidade de serem trabalhados conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
A escolha do mascote será realizada pelo professor, mas não será uma escolha aleatória; ela deverá estar associada à dinâmica da turma; suas preferências e assuntos mais relevantes. Procure por um animal, ou bichos de natureza fantástica, pois são interessantes e possibilitam a realização de diversas atividades.
1° Passo:
A chegada deverá se dar em uma atmosfera de curiosidade: coloque o bichinho dentro de uma caixa e deixe-a tampada em cima de uma mesa. Isto aguçará a imaginação dos pequeninos. Faça uma roda de conversa no início da aula e deixe as crianças segurarem a caixa surpresa; diga que ela já estava lá e que deve ser o presente de alguém ou alguma coisa (escolha um personagem de uma história conhecida). Pergunte o que eles acham que deve haver ali dentro, se é pesado ou leve, faz barulhos... Deixe a imaginação fluir. Quando todos já tiverem pegado e dado seus palpites, abra a caixa e tire de lá o mascote. É interessante se lá dentro estiver uma cartinha endereçada àquela turma, e que o remetente foi o tal personagem que mandou a caixa. Nesta carta explique às crianças do que se trata:
que aquele será o mascote da turma; que veio para fazer parte do cotidiano delas e que ele será um companheiro para as brincadeiras dentro da escola e em casa também.
Será um momento muito especial! Elas ficarão maravilhadas por terem recebido um presente tão especial e que ainda poderá visitar suas casas!
Faça o animalzinho circular na rodinha, deixe que todos toquem, cheirem, conversem sobre ele. Explique que ele irá todo dia para casa com um coleguinha, o qual também levará um livro que ele escolher para poder contar a história para o mascote. Neste momento é importante o papel do adulto que mora com a criança, pois ele que irá ler (inicialmente) a história para o aluno e seu novo amigo.
Agora é a hora de combinar as regras para que todos possam brincar e levar para casa. Indague sobre os cuidados que são importantes para a preservação do amiguinho, que é necessário ter responsabilidade de não esquece-lo em casa ou nos ambientes que ele irá visitar. Também explique que junto irá um caderno que servirá para que alguém de sua família escreva como foram aqueles momentos e que depois ele deverá desenha-los. Ele também deve receber cuidados e voltar junto com o bichinho diariamente.
No segundo momento será a escolha do nome. Deixe que cada aluno dê sua sugestão, escreva cada uma delas na lousa e depois faça uma votação com eles. A escolha de quem levará o conjunto mascote + caderno poderá ser realizada através de sorteio ou pela ordem alfabética das letras iniciais de cada nome.
2° Passo:
No dia seguinte, faça a rodinha inicial e peça para que a criança que levou o conjunto fale como foi a visita, se sua família gostou, se o mascote comportou-se bem... Deixe que os coleguinhas façam perguntas, que também se envolvam. Depois leia o caderno e mostre o desenho para a turma. Faça a troca daquele que irá levar para casa.
Neste dia trabalhe a escrita do nome escolhido: em uma folha previamente preparada, peça para que os alunos tentem de maneira espontânea escrever o nome do bicho (dependendo da faixa etária e do grupo alguns colocarão números, letras, desenhos ou rabiscos; este é um importante momento para observar como está a construção da escrita pelos alunos). Após esta tentativa escreva coletivamente o nome na lousa (peça a ajuda deles, fale para cada um dizer a letra que acham q ue é preciso para a escrita). Ainda é possível trabalhar conhecimentos matemáticos perguntando qual a quantidade de letras utilizadas e qual o numeral que serve para escrever.
Por fim, todos fazem um lindo desenho do mascote.
A dinâmica da ida do mascote e do caderno deve ser realizada durante o ano todo, sempre lembrando da importância do cuidado, da responsabilidade de trazê-lo de volta no outro dia e de ler o caderno diariamente durante as rodas de conversa.
Recursos Complementares
· Uma caixa decorada com tampa;
· Um bicho de pelúcia;
· Um caderno pautado.
Avaliação
Observar se as relações interpessoais estão sendo melhoradas, se os alunos estão ampliando suas noções de responsabilidade e cuidados e analisar se construiram conhecimentos acerca do mundo da leitura e da escrita.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sheila Arantes, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO COLÔNIA DO SABER , Rio de Janeiro - dijo:
    coloniadosaber@yahoo.com.br

    17/11/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela proposta, uma excelente estratégia, vou aproveitá-la. Abraços,


  • JOICE, N. I. Sossego da Mamãe , Santa Catarina - dijo:
    joiceodineiasilva@yahoo.com.br

    12/07/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula, depois do recesso escolar, pretendo realizar com meus alunos, está bem explicada e interessante...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.