Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escutando, recontando e criando histórias.

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenie Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Escutar e compreender o enredo de uma História
- Refletir sobre as vivências de outras pessoas e de outras épocas, relacionando-as com as suas vivências e de sua família.
- Escrever pequenos textos.

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos já saibam se comportar diante de uma contação de histórias: fazer silêncio, prestar atenção e perguntar sem desviar do tema.

Estratégias e recursos da aula

Professor é muito importante que você reserve momentos semanais de contação ou de leituras de histórias para as crianças. Nesses momentos você poderá fazer um trabalho interdisciplinar ao escolher histórias que explorem a memória de acontecimentos em diferentes épocas. Existem diversos livros de literatura infantil no Brasil que se baseiam principalmente na memória de avós. Ao trazer para as aulas de alfabetização livros com essa temática você poderá não só desenvolver práticas de leitura e escrita junto às crianças, mas também oferecer-lhes rica oportunidade de tomar contato com outras temporalidades, outras vivências que se constituirão como práticas importantes para o ensino e aprendizagem em História.
Podemos indicar dentre os diversos livros que abordam a temática da memória o livro de Arthur Nestrovski, “História de Avô e Avó”, editora Companhia das Letrinhas (Nestrovski, Arthur. Histórias de Avô e Avó. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998.).
Apresentaremos a seguir uma sugestão, dentre as várias possíveis para se explorar esse livro em sala de aula.

I- Apresentação do livro e escolha da História a ser lida:

      Fonte: Nestrovski, Arthur. Histórias de Avô e Avó. São Paulo:

                      Companhia das Letrinhas, 1998.

Antes de começar a leitura da História, apresente o livro para a turma. Chame atenção para o título, instigando a curiosidade sobre seu conteúdo com perguntas, tais como: sobre o que esse livro fala? Vocês acham que ele conta uma história ou mais histórias? As histórias são de avós de várias pessoas? Como será organizado esse livro?
Concomitante ao título explore a imagem da capa, isso auxiliará nas hipóteses dos alunos. Fale, então, para a turma que nesse livro o autor conta algumas histórias dos avôs e avós dele. Algumas, que lhe foram contadas pelos avós e, outras, em que o autor relembra alguns momentos passados com eles. Explique aos alunos que esse livro é organizado por histórias independentes, ou seja: que podem ser lidas ou contadas independentes da ordem em que aparecem no livro.
A seguir mostre o sumário e leia os títulos das histórias para a turma e a partir de cada um faça comentários, incentivando os alunos a levantarem questões sobre o que será tratado em cada história. Folheie cada história, mostrando-lhes as imagens. Feito essa apresentação geral do livro e de suas histórias peça à turma para escolher, por meio da votação oral (levantando a mão), qual delas querem escutar primeiro.

       Fonte: Nestrovski,Arthur. Histórias de Avô e Avó. São Paulo:

                 Companhia das Letrinhas, 1998.

II- Leitura da história ou de um capítulo do livro: “Os bolinhos de peixe da vó Poli”

Professor é importante que você prepare a leitura, inteirando-se da história. Procure ler com entonação, fazendo pausas e criando um clima de suspense no desenrolar e no desfecho da história: Os bolinhos de peixe da vó Poli.
Nela o autor conta para o leitor qual é a cidade e o país de origem de sua avó. Ao ler essa passagem faça um parêntese rápido em sua leitura para fornecer aos alunos uma noção da localização dessa cidade. Faç a isso também com out ras passagens que co nsiderar de difícil compreensão para seus alunos.
Como o título dessa história já adianta, o autor conta sobre os deliciosos bolinhos de peixe que sua avó fazia para ele quando criança. Assim, ao terminar sua leitura você poderá abrir um momento para conversar com a turma sobre a história em si - dúvidas, curiosidades, passagens não compreendidas ou que mais gostaram, entre outras – e/ou sobre possíveis relações, lembranças que os alunos estabeleceram ou ativaram ao escutar a história. Uma forma de iniciar essa conversa pode ser a de fazer perguntas, tais como: Ao escutar essa história você se lembrou de momentos que aconteceram com você? Você já escutou alguém de sua família lembrando de pratos gostosos feitos que costumam comer? Sua avó ou alguém que lhe é próximo faz alguma comida que é muito apreciada por você?

III- Registrando a conversa sobre o livro e recontando a história lida pela professora:

Após a conversa peça aos alunos que desenhem a parte da história que mais gostaram, deixando que desenhem suas lembranças despertadas pela leitura do livro “Memória de Avós e Avós”.
Solicite aos alunos que recontem a história que ouviram da professora para os familiares. Conforme o nível de sua turma, você decidirá como será feita essa tarefa: com maior ou menor apoio de um adulto. É interessante que ela seja feita oral e por escrito. Se a turma estiver muito inicial no processo de escrita, os alunos devem pedir ao pais que sejam seus escribas (que escrevam o que for ditado a eles).
Uma outra sugestão para auxiliar os alunos a recontarem a história ouvida, estabelecendo relação com sua vida, pode ser a elaboração de uma atividade em que você garanta o registro de algumas informações do livro, deixando espaços para serem completados - com palavras do quadro e outras - por eles, com a ajuda dos familiares. Veja um exemplo, nesse sentido:

                                    Imagem elaborada pela autora

                                    Fonte: Arquivo pessoal da autora


Professor veja outro exemplo de atividade sobre esse livro. Nela, por meio do registro com lacunas para os alunos completarem  com as palavras do quadro verde, possibilitamos que eles reflitam sobre as histórias ouvidas em sala . A partir desa você poderá elaborar outras para sua aula, de acordo com sua turma.

                    Imagem elaborada pela autora. Fonte: Arquivo pessoal da autora

                    Ilustrações: Nestrovski, Arthur. Histórias de Avô e Avó. São Paulo:

                    Companhia das Letrinhas, 1998.

Professor, no dia estipulado por você para que os alunos tragam a História recontada, peça que leiam ou recolha os deveres de casa. Escolha alguns para ler para a turma. Separe um número que represente a variedade de trabalhos que aparecer na turma - desde aquela que ficou bem próxima da original até algumas que foram recontadas e se distanciaram da versão lida em sala. Após a leitura de cada históri a recontada pelos alunos, peça à turma que faça comentários, comparando a história do livro e as recontadas pelo colega. Procurem entender as razões da mudança da versão original. Esquecimentos de partes da história, dificuldades de compreensão de alguma passagem, são alguns motivos para a diferenciação nas versões. Diferenças essas, que podem ser ainda mais acentuadas pela interferência dos familiares ao ajudarem na escrita. Incentive também que os alunos contem sobre suas lembranças de vivências parecidas com que autor tem com sua avó: “Vó Poli”.

Recursos Complementares

Para enriquecer essa aula, leve o CD “Canções Curiosas” de Sandra Peres e Paulo Tati. Coloque para os alunos escutarem a música “Eu”. Ela também aborda a história de avôs e avós. Você pode acessar as músicas no site: www.palavracantada.com.br/final/cds_cancoescuriosas
E para saber mais sobre esse livro e seu autor acesse os sites:
http://www.arthurnestrovski.com/livros.php?page=3
• http://www.companhiadasletras.com.br
Além do livro, “Histórias de Avô e Avó”, a editora Companhia das Letrinhas tem outros livros que também podem ser trabalhados em sala sob a mesma perspectiva proposta. Eles fazem parte da coleção História e Memórias que são destinados ao público infantil.

Avaliação

Professor, por meio das atividades e de sua discussão com a turma, você deverá analisar se o grupo como um todo e / ou cada criança, individualmente, conseguiu avançar em relação aos objetivos propostos. Observe se os alunos conseguiram compreender o enredo da história, conseguindo recontá-la de forma mais ou menos fiel à que foi lida pela professora. Na conversa e/ou atividade em que os abordou com os alunos sobre suas lembranças, observe se eles tiveram facilidade de relacionar a experiência contada pelo autor do livro com as suas vivências. Analise a escrita da história, verificando o grau de autonomia que o aluno demonstra para escrever esse pequeno texto, recontando uma história ouvida.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Conça Andrade, Secretaria Municipal , Bahia - disse:
    andradeceica@hotmail.com

    03/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa. Uma Sequência Didática bem elaborada e muito produtiva.


  • ANA MARIA, EMEI-PEQUENOS BRILHANTES , Minas Gerais - disse:
    lemos.anamaria@yahoo.com.br

    31/05/2013

    Cinco estrelas

    EXCELENTE, MAIS GOSTARIA DE PODER BAIXAR O LIVRO, POIS TRABALHO COM EDUCAÇÃO INFANTIL E COM ELES É MAIS VISUALIZAÇÃO DO ESCRITA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.