30/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Trabalhar conceitos matemáticos; explorar a linguagem oral e escrita; realizar pesquisa.
O aluno deve ter conhecimento do alfabeto e dos numerais.
1° aula
Para o primeiro momento, organize um teatro embasado no livro “Tião Carga Pesada” de Telma Guimarães Castro Andrade (Editora Scipione). Em resumo, o livro trata do caracol Tião, que de tão pesado já sentia dificuldades para carregar sua casa nas costas. Até que sua amiga Jô, a joaninha, descobriu o motivo: ele tinha mania de juntar objetos que encontrava pelo caminho, tendo dentro de casa várias coleções. A única solução encontrada era se desfazer de tanta coisa.http://www.scipione.com.br/letramento/titulos_sugeridos_sel.asp?id_titulo=9
Para a encenação serão necessárias duas pessoas para representarem os personagens Tião e Jô. Para o caracol enfeite um saco de pano (pode ser estes usados para limpeza) para que fique parecido com a casinha; encha-o de bugigangas (tampinhas, latas, cordões) e o carregue nas costas. Use anteninhas para ficar ainda mais divertido! Para a Jô, confeccione duas asinhas em cartolina e desenhe as pintinhas. Prenda elásticos para facilitar a colocação nas costas.
Para o cenário utilize galhos, folhas e objetos, os quais Tião irá pegar pelo caminho e colocar dentro do saco. Em um canto, monte algumas coleções para que a joaninha possa explorar, pois durante a história, Jô entra dentro da casa do caracol para fazer uma faxina. Use a imaginação!
2° Aula
Retome com as crianças a história “Tião Carga Pesada”. Pergunte sobre o que falava, quantos e quais personagens apareceram, onde moravam... Explore bem tudo o que o texto pode proporcionar. Neste momento trabalhe a escrita do título, o numeral correspondente aos participantes.
Questione sobre o fato de algumas pessoas, também gostam de colecionar objetos. Liste com os alunos coisas possíveis de serem colecionadas; registre na lousa. Peça para os alunos investigarem em suas casas se seus familiares já colecionaram algo.
3° aula
Socialize a pesquisa e proponha a criação de uma coleção para a sala. A partir das sugestões dos alunos, faça uma votação para decidir qual objeto será colecionado pela turma. Combinem as regras para montarem e cuidarem desta futura coleção. Escolham um local que permita a manipulação e assim, a interação da coleção pelas crianças possibilitando a construção de noções matemáticas (seriação, classificação, contagem numérica).
· Livro “Tião Carga Pesada” de Telma Guimarães Castro Andrade (Editora Scipione)
· Cartolina;
· Saco de pano;
· Latas, tampinhas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2011
Cinco estrelasSou contadora de história e esta do Tião carga pesada sempre entra nas contrações. tb trabalho esta historia para ensinar os frutos do Espírito Santo ( não devemos acumular o que nos pesa, convido meu amigo Espírito Santo para fazer uma limpeza) Parabéns por seu trabalho!!
24/03/2010
Cinco estrelasTambém trabalho com coleções e as crianças adoram mesmo!! Se envolvem e constrém conceitos matemáticos de forma divertida!! Parabéns Melina!