Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Brincando como nossos pais”

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Explorar a linguagem oral e escrita;
· Conhecer brincadeiras que seus familiares brincavam;
· Identificar a partir do explorado quais dessas brincadeiras fazem parte do cotidiano;
· Estimular a interação entre os alunos através das brincadeiras coletivas;
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula pode ser trabalhada com crianças de 4 a 6 anos. Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
Primeira aula: Inicialmente na rodinha de conversa insira o tema “Brincadeiras de criança”. Questione seus alunos sobre quais eles mais gostam, brincam, onde brincam e com quem. Posteriormente, com a ajuda das crianças registre na lousa essa listagem. A partir desse registro, pergunte aos alunos “como vocês acham que seus pais brincavam?” Proponha a criação de um questionário para enviar aos pais solicitando informações sobre essa temática.
Sugestões de questionário:

1)                 Em nossa aula de hoje conversamos sobre o tema: “Brincadeiras de criança”. Papai ou mamãe conte-nos sobre brincadeiras que fizeram parte da sua infância e como vocês aprenderam a brincar. Sua colaboração é muito importante!

ou

2)                 Questionário utilizando as perguntas das crianças:

·        Do que vocês mais gostavam de brincar?

·        Onde vocês brincavam?

·        Com quem?

·        Quem ensinou essas brincadeiras?

·        Escolha uma brincadeira e brinque com seu filho para que ele possa socializar com os colegas no próximo encontro.

Envie para casa.

Segunda aula: Socialize com os alunos os resultados da pesquisa realizada. Após, escolha por votação três ou mais brincadeiras que fizeram parte dos dados coletados para envolver todo o grupo. Brinque com as crianças.

 Terceira aula: Retome com as crianças o dia de brincadeiras e faça o registro coletivo na lousa, utilizando o nome das brincadeiras, quantidade de integrantes, as regras necessárias... explore de forma criativa todos os elementos que eventualmente surgirem na atividade. Peça para que escolham aquela brincadeira que mais lhe agrada e faça a escrita em seu caderno. Pode-se pedir que ilustrem a escolhida para finalizar a atividade. Faça uma exposição dos trabalhos da sala.

Recursos Complementares
· Espaço amplo para a realização das brincadeiras;
· Folhas para a realização de pesquisa.
Avaliação
Observar se os alunos se envolveram na realização das atividades propostas e se aprenderam novas maneiras de brincar.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.