19/10/2009
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Esta aula pode ser trabalhada com crianças de 4 a 6 anos. Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1) Em nossa aula de hoje conversamos sobre o tema: “Brincadeiras de criança”. Papai ou mamãe conte-nos sobre brincadeiras que fizeram parte da sua infância e como vocês aprenderam a brincar. Sua colaboração é muito importante!
ou
2) Questionário utilizando as perguntas das crianças:
· Do que vocês mais gostavam de brincar?
· Onde vocês brincavam?
· Com quem?
· Quem ensinou essas brincadeiras?
· Escolha uma brincadeira e brinque com seu filho para que ele possa socializar com os colegas no próximo encontro.
Envie para casa.
Segunda aula: Socialize com os alunos os resultados da pesquisa realizada. Após, escolha por votação três ou mais brincadeiras que fizeram parte dos dados coletados para envolver todo o grupo. Brinque com as crianças.
Terceira aula: Retome com as crianças o dia de brincadeiras e faça o registro coletivo na lousa, utilizando o nome das brincadeiras, quantidade de integrantes, as regras necessárias... explore de forma criativa todos os elementos que eventualmente surgirem na atividade. Peça para que escolham aquela brincadeira que mais lhe agrada e faça a escrita em seu caderno. Pode-se pedir que ilustrem a escolhida para finalizar a atividade. Faça uma exposição dos trabalhos da sala.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!