Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Calendário: de quem é o mês?

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã no calendário;
• Reconhecer números no contexto diário;
• Fazer contagem recitativa;
• Escrever números.

Duração das atividades
1 ano letivo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula
Na Educação Infantil é importante ter uma prática que relacione os conhecimentos adquiridos pelas crianças no seu cotidiano. Acreditamos que trabalhar o calendário é de extrema importância, no entanto ele só terá significado para a criança se ela estiver envolvida no processo de construção do mesmo. Nesse sentido propomos a seguinte aula para crianças de 4 e 5 anos:

1º Passo:
Leve para a sala de aula um calendário anual e explore com as crianças fazendo indagações do tipo. “Vocês conhecem esse material?” “Para que serve?” “O que são esses escritos no calendário?”. Depois do debate inicial, mostre às crianças a proposta do calendário para a sala de vocês. A proposta é construir o calendário diariamente. Numa folha A 4 com uma tabela que tenha tenha no mínimo 31 espaços, você professor pode construir o calendário da sua turma, uma folha para cada mês.


Esse calendário deve ser preenchido, inicialmente pelo professor/a até que as crianças compreendam como deve ser. Depois, diariamente o professor faz uma rodinha perto do calendário para que as crianças façam sua escrita da forma como conseguirem. A cada dia o professor elege uma criança para fazer a escrita da data daquele dia, sempre retomando com elas indagando: "que dia é hoje?" "alguém se lembra?" "ontem foi?" "vamos contar desde o início do mês para descobrirmos!", nesse momento o/a professor/a deve utilizar material concreto para demonstrar a quantidade. Esse material pode ser algo que as crianças tenham na sala por exemplo, bloquinhos de madeira, tampinhas,etc. Durante a escrita o/a professor/a deve intervir vez ou outra ajudando na escrita dos números a fim de levá-las a perceber a diferença entre a sua escrita e a escrita convencional, incentivando-as a aperfeiçoarem sua escrita.

2º Passo
Além da possibilidade da escrita em algo importante da sala, o que mais envolve as crianças nessa atividade é relacionar o calendário ao aniversário de cada uma delas. Por isso, faça em um segundo momento o seguinte. Leve para a sala um bolo de aniversário de papel ou EVA, com as datas dos aniversários de todos da turma. Mês a mês peça que cada criança cole sua foto no dia de seu aniversário. Assim o calendário vai ficando com a característica da turma. É preenchido com a letra de todos e tem a carinha de cada um na data de seu aniversário. Elas adoram!

3º Passo
O Calendário deve ser feito em tamanho grande e ficar disponibilizado na altura das crianças para que elas tenham acesso a ele quando quiserem.

Recursos Complementares
Calendário anual
Avaliação

Professor/a observe se as crianças :
Gostam de escrever no calendário, tomam o cuidado para não ocupar o espaço do dia seguinte, já percebem a escrita convencional dos números, compreendem a seqüência numérica do calendário. Se envolvem com a atividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.