19/10/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
• Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã no calendário;
• Reconhecer números no contexto diário;
• Fazer contagem recitativa;
• Escrever números.
Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula
Na Educação Infantil é importante ter uma prática que relacione os conhecimentos adquiridos pelas crianças no seu cotidiano. Acreditamos que trabalhar o calendário é de extrema importância, no entanto ele só terá significado para a criança se ela estiver envolvida no processo de construção do mesmo. Nesse sentido propomos a seguinte aula para crianças de 4 e 5 anos:
1º Passo:
Leve para a sala de aula um calendário anual e explore com as crianças fazendo indagações do tipo. “Vocês conhecem esse material?” “Para que serve?” “O que são esses escritos no calendário?”. Depois do debate inicial, mostre às crianças a proposta do calendário para a sala de vocês. A proposta é construir o calendário diariamente. Numa folha A 4 com uma tabela que tenha tenha no mínimo 31 espaços, você professor pode construir o calendário da sua turma, uma folha para cada mês.
Esse calendário deve ser preenchido, inicialmente pelo professor/a até que as crianças compreendam como deve ser. Depois, diariamente o professor faz uma rodinha perto do calendário para que as crianças façam sua escrita da forma como conseguirem. A cada dia o professor elege uma criança para fazer a escrita da data daquele dia, sempre retomando com elas indagando: "que dia é hoje?" "alguém se lembra?" "ontem foi?" "vamos contar desde o início do mês para descobrirmos!", nesse momento o/a professor/a deve utilizar material concreto para demonstrar a quantidade. Esse material pode ser algo que as crianças tenham na sala por exemplo, bloquinhos de madeira, tampinhas,etc. Durante a escrita o/a professor/a deve intervir vez ou outra ajudando na escrita dos números a fim de levá-las a perceber a diferença entre a sua escrita e a escrita convencional, incentivando-as a aperfeiçoarem sua escrita.
2º Passo
Além da possibilidade da escrita em algo importante da sala, o que mais envolve as crianças nessa atividade é relacionar o calendário ao aniversário de cada uma delas. Por isso, faça em um segundo momento o seguinte. Leve para a sala um bolo de aniversário de papel ou EVA, com as datas dos aniversários de todos da turma. Mês a mês peça que cada criança cole sua foto no dia de seu aniversário. Assim o calendário vai ficando com a característica da turma. É preenchido com a letra de todos e tem a carinha de cada um na data de seu aniversário. Elas adoram!
3º Passo
O Calendário deve ser feito em tamanho grande e ficar disponibilizado na altura das crianças para que elas tenham acesso a ele quando quiserem.
Professor/a observe se as crianças :
Gostam de escrever no calendário, tomam o cuidado para não ocupar o espaço do dia seguinte, já percebem a escrita convencional dos números, compreendem a seqüência numérica do calendário. Se envolvem com a atividade.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/05/2015
Cinco estrelasAula contextualizada, portanto, boa.
05/03/2012
Cinco estrelasMuito criativo e com bastante participação dos alunos.