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DESENHO GEOMÉTRICO - GEOMETRIA DOS MOSAICOS

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
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RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Realizar medições de superfície com escalas diferentes de medida, abordando
proporcionalidade;
• Formalizar problemas práticos e solucioná-los com o uso da Geometria;
• Identificar simetrias em mosaicos;

• Criar modelos fazendo composições entre polígonos.

Duração das atividades
2 HORAS/AULA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Construção de polígonos regulares.
Simetria, reflexão, rotação e translação de figuras planas.

Estratégias e recursos da aula
           

Professor, é interessante que seja feita uma rápida revisão sobre os conceitos de rotação, reflexão e simetria. Você pode encontrar um bom material complementar no link: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/library/rpm-40-mosaicos-do-plano.pdf
Projete algumas imagens que contenham mosaicos geométricos.e, com base nos arranjos geométricos encontrados , faça investigações sobre quais são os polígonos que compõem o mosaico e que tipo de transformações foram usadas.

Por exemplo:

http://www.iessandoval.net/sandoval/aplica/movimientos_plano/geo/mosa1.htm

Nesta figura é importante notar que o hexágono pode ser gerado pela rotação do triângulo e que cada conjunto de sete polionos é formado aplicando-se reflexões no primeiro deles.

Otros exemplos:

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2003/icm16/images/wpe13.gif

http://www.iessandoval.net/sandoval/aplica/movimientos_plano/geo/mosa1.htm

Questione com os alunos sobre a possibilidade de cobrirmos um plano com qualquer polígono regular. Divida a turma em grupos, e entregue a eles modelos de polígonos regulares feitos em papel e peça que tentem montar mosaicos.

Primeiro, só com quadrados e triângulos e depois, com os pentágonos. Os alunos logo perceberão a impossibilidade de construir um mosaico usando apenas pentágonos. Estabeleça, então, a relação entre os ângulos internos de um triângulo e a pavimentação de um plano.

Como atividade complementar sugiro : pavimentar o piso de uma sala apenas com peças regulares, explicando quantas peças teve que utilizar e o porquê da escolha. A medida da sala de aula pode ser usada como base para a atividade.
No link da figura abaixo você encontra uma apresentação sobre pavimentação, que pode, inclusive ser exibida para os alunos.

Avaliação

Avalie os alunos pela participação na investigação das propriedades das figuras exibidas e na montagem do mosaico. Leve em consideração os seguintes aspectos:
Se os alunos relacionaram os ângulos internos e externos das figuras com as possibilidades de implementação da sua pavimentação;
Se foram aplicadas transformações geométricas.

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