07/12/2009
MARIA CAMILA AVELINO SILVEIRA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
· Desenvolver capacidade de observação.
· Ampliar o conhecimento sobre a diversidade de animais no ambiente natural, por meio da observação.
· Identificar algumas espécies em extinção.
VISITA ORIENTADA AO ZOOLÓGICO
Preparação para a saída:
· Marcar com antecedência a visita ao zoológico.
· Enviar aos responsáveis circular de comunicação e pedido de
autorização para a saída.
· Solicitar à escola meio de transporte para a saída.
Com tudo organizado e de posse das autorizações, podemos sair com tranquilidade a caminho do Zoológico.
O dia da visita chega e com ele a euforia dos alunos para irem além dos muros da escola. Então, é necessário relembrar algumas recomendações, como:
1-Levar o material necessário para o registro das observações que lá serão realizadas.
2-Ficar sempre junto do grupo.
3-Não alimentar os animais.
4-Fazer silêncio para não assustá-los.
Lá chegando, a visita deverá respeitar o roteiro combinado com a turma. Todos os alunos de posse de seu material e ficha de observação e assim inicia-se a visita.
O professor deverá manter uma postura de mediador, direcionando seus objetivos.
Sugestão para desenvolver em sala de aula.
Organizar um livro com informações sobre os animais. Cada aluno deverá escolher um animal.
Numa folha de papel, escrever os fatos curiosos sobre ele.
Complementar com ilustrações ou fotos.
Os trabalhos da turma serão reunidos e formarão um livro que poderá ser encadernado. Lembre-se da capa, dos autores, do sumário e da bibliografia consultada
Sugestão de Roteiro de Visita Orientada ao Zoológico adaptado pela professora Lúcia Helena Gazólis CAp/UFRJ), a partir de material distribuído pela Fundação Rio Zoo( Projeto Ararajuba).
Câmera fotográfica, prancheta, lápis, borracha etc.
Ao final do dia, o grupo poderá se reunir no próprio Zoológico ou na Escola para refletir sobre o que viu, tirar dúvidas, trocar opiniões e levantar questões.
Sistematizar e ampliar os conhecimentos aprendidos ao longo das atividades.
Avaliar a participação individual dos alunos nas atividades, principalmente no que se refere à capacidade de aplicação dos conhecimentos apreendidos.
Posteriormente, em sala de aula, elaborar um livro sobre os animais (ver sugestão acima).
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/05/2015
Cinco estrelasEsse tipo de trabalho é muito rico em conhecimento.Parabéns!
19/09/2013
Cinco estrelasmaravilhoso, objetivo e completo
28/08/2012
Cinco estrelasUm trabalho bom e possível de aplicabilidade.