Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias e Memórias: oportunizando a expressão oral das crianças

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a organização do pensamento;
• Ampliar o raciocínio lógico-matemático;
• Compreender noções de tempo: passado, presente e futuro;
• Expressar suas vivências preferidas na escola;
• Interagir com sua família dialogando sobre as experiências da escola.

Duração das atividades
1 hora/aula diária - a ser desenvolvida durante todo o ano letivo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Visando desenvolver nas crianças a capacidade de organização do pensamento por meio do relato das atividades realizadas na escola, criamos uma prática diária de registro que contempla as linguagem oral, escrita e o desenho. Esse trabalho possibilita uma aproximação entre a família e as atividades desenvolvidas pela criança na escola, além de ter a possibilidade de avaliar o trabalho do professor, uma vez que a criança fará o relato do que lhe foi mais significativo no dia. Denominamos de "Caderno de Memórias" esse instrumento que acompanhará a turma por todo o ano letivo.

Objetivo: Aproximar família e escola por meio dos relatos orais das crianças das atividades vivenciadas na escola. Contribuir para a organização do pensamento infantil uma vez que as crianças terão que narrar aos pais ou responsáveis tudo que fizeram na escola. Desenvolver a oralidade e expressão nas crianças.

Para construir o Caderno de Memórias, você professor, vai precisar dos seguintes materiais:
Um caderno brochurão grande;
Fotos 3 x 4 de todos da turma (crianças e professores);
Uma foto da turma toda.
Cole na primeira página do caderno as fotos das crianças e dos professores;
Na segunda folha cole a foto da turma.
Faça uma apresentação para o caderno explicando aos pais o objetivo desse trabalho.


1º Passo:
De posse do caderno (é apenas um caderno para a turma), você professor pode eleger uma criança por dia para levar o caderno para casa. Essa escolha pode ser feita elegendo o ajudante do dia para levar o caderno. Em uma rodinha de conversa, explique às crianças como será esse trabalho.

2º Passo
A criança escolhida leva o caderno para casa e lá conta aos pais o que fez na escola destacando o que mais gostou naquele dia. Os pais ou responsáveis fazem o registro escrito no caderno junto com a criança que depois ilustra com um desenho ou uma colagem.

3º Passo
No dia seguinte a criança traz o caderno de volta, e em roda o professor/a explora lendo para todo o grupo o relato que a criança fez e o seu registro. Ao fazer a leitura você professor, vai dialogando com a criança sobre o relato que ela fez. Nem sempre o relato da criança coincide com todas as atividades feitas no dia anterior, as vezes aparecem fatos de outros dias da semana ou que a criança viveu em outros espaços que frequenta, como casa dos avós, tios, etc. Nesse momento o professor/a pode aproveitar para contribuir com o crescimento da criança dizendo "ah! Você fez isso onde, foi aqui na escola? Quem estava com você? Isso foi ontem, ou foi em outro dia?" Nesse diálogo, sem desvalorizar o relato da criança, o professor/a consegue contribuir para a construções dessas noções pela criança e possibilitar que a criança fale sobre a experiência vivida.

4º Ao fim da apresentação feita pela criança, todos batem palmas para o coleguinha do dia e relembram quem levará o Caderno de Memórias naquele dia.

Depois da construção do caderno, esse trabalho pode ser feito diariamente por todo o ano letivo.

Avaliação

A criança consegue relatar o dia na escola na ordem em que os fatos ocorreram ?
O que mais marcou o dia da criança ?
Observe e intervenha quando necessário relembrando o dia anterior com toda a turma, assim a criança vai construindo o conceito do antes e depois, ontem, hoje e amanhã.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gilvana Abdias, Unidade de Ensino Viterbino Pereira , Rio Grande do Norte - disse:
    gilvanaabdias@gmail.com

    12/09/2012

    Cinco estrelas

    Estou escrevendo um artigo sobre a "Oralidade: Uma expressão necessária para a criança" e vejo que essa ideia é maravilhosa e tem sido minha preocupação nos ultimos tempos, pois sou professora de crianças de 4 anos, e vou adotar esse método no ano seguinte e com certeza irá ajudar na construção dos conceitos das crianças.


  • Flávia, Estados Unidos - disse:
    flaviacarolyne@hotmail.com

    26/09/2011

    Cinco estrelas

    Amei seu planejamento! Trabalho português como língua de heranças com brasileirinho que moram nos EUA. Vejo nessa atividade uma boa oportunidade para explorar a oralidade das crianças.


  • JEANE IDALINA BONIFÁCIO, ESCOLA MUNICIPAL DIOGO LEMES DE LIMA , Goiás - disse:
    jeane.idalina@hotmail.com

    04/10/2010

    Cinco estrelas

    Esta sugestão de atividade é muito interessante´e criativa. Parabéns.


  • Gladis, EMEF Marechal Bitencourt , Rio Grande do Sul - disse:
    gladisluz@pop.com.br

    31/08/2010

    Quatro estrelas

    Considero a educação infantil a base para a séries posteriores, o que se aprende nesta etapa é marcado para sempre. Otimi trabalho.


  • Lydianne Borges Felix Marques, COLÉGIO PARANAIBA , Goiás - disse:
    lydiannefelix@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Como professora da educação infantil, pude analisar seu plano, ele realmente é grandioso, rico e interessante.Eu trabalho com a idade de 4anos e nesta fase eles se perdem em relação ao tempo, este recurso trará para a criança a claresa e noção de tempo.Adotarei este método no proximo ano e com certaza meus objetivos serão almejados.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.