Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corrente Alternada e Corrente Contínua

 

24/09/2008

Autor e Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar os tipos de corrente elétrica, saber utilizar os conceitos de corrente contínua e alternada em situações do cotidiano.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica.
Estratégias e recursos da aula

Motivação/introdução

     Corrente elétrica é um conceito interessante pois está presente em qualquer equipamento elétrico, desde a geração e transmissão de energia elétrica em uma usina hidroelétrica, até a utilização dessa energia nas residências. Neste processo, a corrente elétrica pode ser alternada ou contínua, dependendo da situação e da viabilidade técnica, nesta aula, veremos em quais situações ela é utilizada.


Na Sala de aula (20 min)


      A corrente elétrica que circula nos fios pode apresentar dois tipos, alternada em contínua, nos aparelhos elétricos ela é indicada como CA ou CC.
      Uma corrente elétrica alternada, é gerada por dínamos e motores, varia com o tempo em ciclos, seu valor se altera com a passagem do tempo. Nas tomadas das residências, a freqüência com que a corrente se alterna é de 60 Hz, ou seja, 60 ciclos por segundo. A transmissão em corrente alternada foi desenvolvida pelo Engenheiro Nicola Tesla, com ela, foi possível transmitir energia elétrica a longas distancias, com o uso de transformadores, que elevam a tensão a grandes valores nas linhas de transmissão, diminuindo perdas de energia devido ao conseqüente uso de correntes elétricas mais baixas(como a potência é dada pelo produto da tensão pela corrente[P=VxI], aumentando o valor da tensão, diminui o valor da corrente).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/794/imagens/alternada.jpg

      A corrente contínua é do tipo que não se alterna no tempo, seu valor se mantém constante, é encontrada na pilhas e baterias. A maioria dos equipamentos eletrônicos funciona com corrente contínua, quando são ligados a uma tomada, um transformador e um retificador convertem a corrente alternada em corrente contínua, possibilitando o funcionamento do aparelho, esse tipo de transformador é chamado antigamente como “eliminador de pilhas”, pois possibilita ligar na rede elétrica um aparelho que funciona com pilhas na rede elétrica doméstica. Uma sugestão de atividade é explorar a características desses transformadores, são encontrados nos aparelhos portáteis, como notebooks, rádios pequenos e televisores portáteis.

http
://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/02059526906/img/continua.jpg

Atividade no laboratório de informática.(30 min)


      Para a compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem que permite visualizar os efeitos da corrente elétrica contínua e alternada, utilizando um laboratório virtual. Ele se encontra disponível no Portal do Professor com o nome “Kit para construção de circuitos: corrente contínua e corrente alternativa”. Com essa simulação, é possível construir um circuito elétrico, e utilizando corrente contínua ou alternada como fonte de energia.

 

 

 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/794/imagens/alternada1.jpg

 

   

      Com os recursos do laboratório, monte um circuito simples com os alunos no laboratório, para criar o circuito, basta arrastar o item desejado para a areá azul na tela do programa, e conectar as junções.
      Uma sugestão de trabalho é montar o circuito com uma lâmpada, e monitorar o circuito com corrente alternada e contínua. Quando ligada em corrente alternada, a lâmpada “pisca”, indicando que a corrente passa por ciclos, alternando entre valor negativo e positivo. Pode-se explicar para os alunos, a relação que existe nas lâmpadas incandescentes nas residências, elas também “piscam” quando ligadas na rede elétrica, mas nos não conseguimos perceber, parecendo que a luz é contínua.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/794/imagens/alternada3.jpg

      Para melhor visualização, podemos utilizar várias ferramentas, como multímetro, a mp erímetro e plotar a tensão e a corrente, as possibilidades com esse objeto são muito grandes. Aproveite.

Formulário de Avaliação

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/794/imagens/alternada4.jpg

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Kit para construção de circuitos: corrente contínua e corrente alternativa Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.searadaciencia.ufc.br/folclore/folclore142.htm http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/ac/
Avaliação
A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário que se encontra no fim do texto da aula, critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar as avaliações.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gabriel, Petrobras , Minas Gerais - disse:
    gabrielrbf@yahoo.com.br

    10/08/2011

    Cinco estrelas

    Excelente a qualidade técnica pará o nível médio. Apartir desta base bem desenvlvida pode-se despertar o interesse do aluno para a área da eletricidade. Parabéns pela aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.