Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Noções de tempo e espaço de forma concreta e lúdica

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã;
• Organizar o pensamento de acordo com as atividade desenvolvidas.

Duração das atividades
1 ano letivo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Resgatando um pouco da especificidade das crianças de 4 e 5 anos. Nessa etapa, as crianças ainda têm muita dificuldade de relatar e mesmo compreender noções espaço-temporais, ou seja, o que fizeram ontem, ou há mais dias e o que farão no futuro. Onde fizeram. Sabendo que um dos objetivos da educação infantil é oportunizar situações em que tal aspecto seja desenvolvido na criança propomos a seguinte aula:


1º Passo:
Construa de tecido, EVA ou papel cartão, um painel que dê a idéia de movimento. Pode ser um trem de ferro, uma roda gigante, um circo, um ônibus, etc.
O painel deve ter sete lugares para os fantoches ou bonequinhos que irão ocupar os lugares dos dias da semana – domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado.


2º Passo
O dia da chegada do painel em sala de aula deve ser bem especial. Você professor/a deve criar uma história bem legal para a introdução desse trabalho. Essa aula demonstra a chegada do painel do ônibus que trazia os dias da semana.
Inserir foto do painel

Quando as crianças chegam em sala já encontram o painel pendurado na parede. O professor/a convida as crianças para ouvir uma história. Dramatiza um diálogo entre os dedoches – dias da semana. O primeiro personagem que chega é o motorista do ônibus que se chama Domingo. Ele chega e cumprimenta as crianças:


“_ Boa tarde criançada! Eu sou o Domingo e sou motorista desse ônibus. Eu sou o primeiro a chegar.” Depois de um tempinho dialogando com as crianças o Domingo diz que está cansado e precisa ir dormir um pouco. O professor deve apagar a luz para dar a idéia de noite. Coloca o Domingo em seu lugar no painel e pode também colocar um trecho da música
“O Relógio” de Vinícius de Moraes enquanto o Domingo dorme para dar a idéia de que o tempo passou.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kpjn6SRFts0
O Relógio de Vinícius de Moraes
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia


Depois de um tempinho, o professor/a acende a luz e o Domingo acorda dizendo que precisa buscar sua passageira chamada Segunda-feira. Os dois dedoches se encontram, se cumprimentam e saem em viagem, cada um em seu lugar no ônibus. Viajam por alguns instantes e em seguida o professor/a apaga a luz da sala novamente para dar a idéia de noite. Os dois dormem ouvindo mais um trechinho da música “O Relógio”.

Assim sucessivamente, você professor vai promovendo o encontro dos dedoches na ordem dos dias da semana, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado, seguindo a idéia de encontro, diálogo, viagem, noite, ouvindo um trechinho da música de Vinícius de Moraes, e dia novamente até que se chegue ao último dedoche que é o sábado.
Depois que todos estão no painel, converse com as crianças sobre os dias da semana e descubra se alguma delas já possui esse conceito formado.
Em roda ou em frente ao painel ensine às crianças a música dos dias da semana


A semana
Autor desconhecido


Sete dias a semana tem
Quando um acaba
Outro logo vem
Domingo
Segunda, Terça-feira
Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira,
Sábado que bom!

Após a introdução do painel na sala seguindo a idéia anterior, o professor deixa nos lugares, apenas os dedoches que correspondem aos dias da semana que já se passaram. Por exemplo, na segunda-feira o dedoche que vai para o painel é o Domingo e a Segunda-feira, na terça-feira o dedoche Terça-feira é colocado no painel depois do Domingo e da Segunda. Os demais ficam guardados para serem colocados no dia da semana correspondente. Todos os dias, o professor coloca no painel, com as crianças, o dedoche correspondente àquele dia da semana e explora as atividades que farão naquele dia escrevendo no quadro ou fazendo uma lista com fichas escritas. Na medida em que o tempo vai passando as crianças já vão memorizando o nome do dedoche que vai chegar no painel e o que farão naquele dia.

Avaliação

Professor/a observe se as crianças compreenderam as noções de tempo trazidas pelos personagens da história por meio das seguintes questões:
As crianças já relacionam o Dedoche do dia da semana às atividades que fazem naquele dia, por exemplo, o dia que a Segunda-feira chega, tem aula de educação física. Entenderam que o dia de cada dedoche chegar é fixo sempre com relação ao anterior. Esses conceitos demoram um pouco a serem construídos pelas crianças, por isso a sugestão de que o painel fique ativo na sala por todo o ano letivo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.