Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo Regras de Convivência na Educação Infantil

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender noções básicas de convivência;
• Conviver melhor com os colegas;
• Ampliar o vocabulário.

Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula é destinada à Educação Infantil - crianças de 4 e 5 anos.

1º Passo:
Selecione alguns fantoches para compor um diálogo – pode ser fantoches de animais ou crianças. Para essa aula, você professor vai precisar de um auxiliar para o teatro. Atrás de um biombo (que pode ser um pano pendurado num varal) um dos fantoches - que aqui vamos chamar de João-, chora chateado dizendo que não vai mais brincar com os amigos porque alguns não sabem como brincar, diz que os colegas batem, empurram, gritam e tomam o brinquedo de suas mãos. Resmunga e depois aparece para as crianças que assistem a história na frente das cortinas e dialoga com elas. Conta porque está chateado e envolve a criançada na historinha. Depois disso sai de cena.
Em seguida entram em cena, duas amiguinhas conversando e dizendo que não encontram o João para brincar, que já procuraram e nada de João aparecer. Uma delas fica zangada dizendo que João não quis brincar com ela e que por isso vai ver quando ela o encontrar. As duas saem de cena dizendo que vão procurar o João.
Um quarto personagem – que aqui vamos chamar de “Violeta” - entra e dialoga com a criançada que assiste ao teatro. “_ Estou procurando meu amigo João! Vocês o viram? Com certeza todas as crianças vão dizer que sim! Ela então o chama: “_ João! João! Joãao!” João aparece tristonho e calado. A amiguinha cuida dele dando um abraço e conversando com ele: “_ O que foi João? Por que você está tão triste?”. João responde: “_ Olha amiguinha Violeta, eu agora decidi que não vou mais brincar com vocês. É que aquelas duas brigonas e mal educadas não sabem conversar.”
“_ Ah, João então é isso?!” diz a personagem.

“_ Não se preocupe, pois eu tive uma ótima idéia! Vou ensinar a elas uma canção bem legal que fala sobre como devemos tratar os outros.”
Violeta e João saem de cena. Entram as duas outras personagens, novamente procurando o João. Enquanto elas conversam falando sobre o sumiço do João, entra Violeta que já vai logo dizendo “_ Estão procurando o João? Ah então é porque ainda não sabem que ele decidiu não brincar mais com a gente só por causa de vocês duas!”


“_ Ora essa!”, diz uma delas. “_ E o que fizemos com ele?”. Violeta explica que as amiguinhas não sabem brincar, brigam e batem, tomam os brinquedos, empurram e ainda nem agradecem quando João, que é muito gentil, empresta algum material.

As meninas ficam espantadas e dizem: “_ Nossa! Coitado do João! _ Ele ficou mesmo chateado! _ Mas e agora o que vamos fazer?” Violeta diz que tem uma idéia:

“_ Vou ensinar a vocês duas uma música que fala sobre como devemos tratar nossos amigos. A música se chama “Palavrinhas mágicas”, vocês querem aprender?”

“_ Claro que sim!” dizem elas!”

Nesse momento, você professor/a coloca a música no som já previamente preparado para que a personagem Violeta cante a música para as amiguinhas.


CD Eliana “Deus é 10” – Música Palavrinhas mágicas
Vídeo clipe encontrado no endereço eletrônico : http://letras.terra.com.br/eliana/1028017/

Palavrinhas Mágicas
Eliana
Composição: Dany junior

Vejam a letra:

Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém quiser o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?


As três personagens dançam e cantam a música de forma bem animada. Ao terminar a canção, Violeta pergunta para as amigas se elas já conheciam essas palavrinhas mágicas. No diálogo elas acabam dizendo que conheciam algumas sim, mas não têm o hábito de usá-las. E as três conversam sobre como é importante usá-las em seu dia-a-dia. Violeta então diz que vai chamar o amigo João para que as amiguinhas contem a ele as palavrinhas mágicas que aprenderam. Assim João volta para a cena com as outras personagens.

Elas pedem desculpas a João e dizem que agora sempre vão usar as palavrinhas mágicas. Os personagens se abraçam e a música é tocada novamente.


2º Passo
Depois da dramatização, é importante materializar o debate com os alunos. Para isso o professor/a deve fazer uma rodinha de conversa em sala para falarem sobre a história. Nessa rodinha o professor/a questiona: “O que vocês acharam da história?” “O que aconteceu com o João já aconteceu com vocês?” “E como vocês se sentiram?”. “Vocês já conheciam essas palavrinhas mágicas?”. Nesse debate, você professor/a deve ficar atento/a às falas das crianças observando como elas se colocam, é importante anotar as falas das crianças para depois intervir sempre que necessário no dia a dia da sala de aula.


3º Passo
Depois do debate, disponibilize para as crianças, trechos da música escritos em cartazes grandes, para que elas façam a ilustração das partes que receberam. A música pode ser dividida em oito partes. Sugestão de divisão da letra:


Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado

Com licença, tudo bem?
Pode passar

Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!

Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais


Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim


Se alguém quiser o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado

Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor

Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?

A ilustração deve ser feita em grupos pequenos de três ou quatro crianças. Para essa atividada disponibilize canetinha ou giz de cera.

4º Passo:
Depois do trabalho terminado monte com as crianças o cartaz grande com todos os trechos formando a música toda e deixe exposto em sala.

Recursos Complementares

Fantoches de animais ou de pessoas.

Avaliação

O professor/a deve observar o comportamento e envolvimento das crianças antes, durante e depois do trabalho desenvolvido. Como as crianças participaram do trabalho, como foi o encerramento com a construção coletiva do cartaz, houve melhora nas relações. Esses são aspectos essenciais da avaliação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 16 classificações

  • Cinco estrelas 8/16 - 50%
  • Quatro estrelas 7/16 - 43.75%
  • Três estrelas 1/16 - 6.25%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Joici aparecida fermino, c.m.e.i , Santa Catarina - disse:
    joici_fermino@hotmail.com

    13/06/2012

    Quatro estrelas

    gostei muito, procurava um teatrinho para encaixar a música palavras mágicas. encintrei! parabéns


  • vania trevisan, fig , São Paulo - disse:
    trevisandias@bol.com.br

    22/05/2012

    Quatro estrelas

    ótimo plano, era tudo o que eu procurava!!!!


  • Patricia Medeiros, CEI Colibri , Santa Catarina - disse:
    patty_0810@hotmail.com

    26/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa sua ideia as crianças vão adorar.


  • lita, ESCOLA MUNICIPAL GILBERTO MENDES DE AZEVEDO , Alagoas - disse:
    Anelitagata@hotmail.com

    18/02/2012

    Cinco estrelas

    ACHEI MUITO INTERESSANTE A AULA E COM CERTEZA APLICAREI NO INÍCIO DA AULAS. PARABÉNS!


  • Simone, CEMEI Cantinho da Felicidade , Minas Gerais - disse:
    si_junqueira2@hotmail.com

    14/01/2012

    Quatro estrelas

    Simples e Criativa...as crianças adoram fantoches, histórias. Só achei muito longa para um dia, dividiria em 2 ou 3 etapas.


  • karina cardoso wonghon, professora em formação , Rio Grande do Sul - disse:
    karina.cw@hotmail.com

    09/09/2011

    Cinco estrelas

    PARABÉNS! Você sabe mesmo como fazer um plano de aula bem específico e objetivo,tanto para os pequenos,quanto para professores em formação como eu! ADOREIIIIII. Obrigada por sua dica! karina.


  • edna lopes da silva figueiredo, EDUCANDARIO NOSSA SENHORA DA CONCEICAO , Pernambuco - disse:
    alexiaedna@hotmail.com

    09/04/2011

    Cinco estrelas

    Esse vai ser o tema da minha próxima aula. Estou precisando chamar atenção dos alunos, pois é presciso pararem de bater nos coleguinhas.


  • sidneide´acioly, colegio , Pernambuco - disse:
    sidneideufpe@gmail.com

    29/03/2011

    Quatro estrelas

    otimo


  • Maria Veralucia Pinheiro Rodrigues, Escola Municipal Virtuosa Bernardina Da Costa , Rio Grande do Norte - disse:
    vera-lucia-pinheiro@hotmail.com

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Esta aula é dez pois depende de cada professor levar para a prática do dia á dia.


  • Patrycia Ediana, Secretaria Municipal de Educação/Escola Bosque da Passagem , Bahia - disse:
    patryciaediana@hotmail.com

    01/02/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa e simples de fazer a atividade!


  • Maria Santos, Brilho do sol , Paraná - disse:
    marsan_oliveira@yahoo.com.br

    30/11/2010

    Cinco estrelas

    Dou nota 10, e estou dando esta aula para os meus alunos de 2 a 3 anos.


  • Aurea Caçapietra Zorzella, E. M.I. ARCO-ÍRIS , Rio Grande do Sul - disse:
    aurea.cz@hotmail.com

    08/10/2010

    Quatro estrelas

    A aula está muito legal, com certeza as crianças iriam adorar. Acredito que na educação infantil, temos que ser muito práticas e quanto mais materiais ilustrativos usarmos, mais a atenção das crianças vamos conseguir,assim como, a sua participação.Já fiz algo muito parecido, explorando esta música da Eliana, após todo um trabalho com as palavrinhas mágicas, sempre que alguma coisa acontecesse na sala, todos cantavam novamante a música, como forma de chamar a atenção ao que não poderia acontecer.


  • Maria Aparecida Mendes Chemin, colégio Estadual Wolff Klabin , Paraná - disse:
    cidachemin@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula além de ensinar boas maneiras às crianças, também ensina os valores


  • maria marcia batista vilas boas, Escola Getulio Vargas , Bahia - disse:
    alicia.daniela@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a aula e excelente,pois ajuda a estabelecer algumas regras e tudo que estou procurando para os meus alunos.


  • Helena Figueiredo Vital Lins, Centro de Educação Infantil Maria Santana de Araújo , Mato Grosso do Sul - disse:
    helenacxms@gmail.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da aula, porque ela não precisou de conhecimento prévio, envolvendo toda a turma usando objetos de conhecimento das crianças, inclusive o som. Ótima aula para início de ano.


  • Auxiliadora, Cemei Salete Bila , Rio Grande do Norte - disse:
    marie_medeiros@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da aula!!! Uma forma motivadora e divertida de trabalhar a convivência na escola.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.