19/10/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Compreender noções básicas de convivência;
• Conviver melhor com os colegas;
• Ampliar o vocabulário.
Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.
Essa aula é destinada à Educação Infantil - crianças de 4 e 5 anos.
1º Passo:
Selecione alguns fantoches para compor um diálogo – pode ser fantoches de animais ou crianças. Para essa aula, você professor vai precisar de um auxiliar para o teatro. Atrás de um biombo (que pode ser um pano pendurado num varal) um dos fantoches - que aqui vamos chamar de João-, chora chateado dizendo que não vai mais brincar com os amigos porque alguns não sabem como brincar, diz que os colegas batem, empurram, gritam e tomam o brinquedo de suas mãos. Resmunga e depois aparece para as crianças que assistem a história na frente das cortinas e dialoga com elas. Conta porque está chateado e envolve a criançada na historinha. Depois disso sai de cena.
Em seguida entram em cena, duas amiguinhas conversando e dizendo que não encontram o João para brincar, que já procuraram e nada de João aparecer. Uma delas fica zangada dizendo que João não quis brincar com ela e que por isso vai ver quando ela o encontrar. As duas saem de cena dizendo que vão procurar o João.
Um quarto personagem – que aqui vamos chamar de “Violeta” - entra e dialoga com a criançada que assiste ao teatro. “_ Estou procurando meu amigo João! Vocês o viram? Com certeza todas as crianças vão dizer que sim! Ela então o chama: “_ João! João! Joãao!” João aparece tristonho e calado. A amiguinha cuida dele dando um abraço e conversando com ele: “_ O que foi João? Por que você está tão triste?”. João responde: “_ Olha amiguinha Violeta, eu agora decidi que não vou mais brincar com vocês. É que aquelas duas brigonas e mal educadas não sabem conversar.”
“_ Ah, João então é isso?!” diz a personagem.
“_ Não se preocupe, pois eu tive uma ótima idéia! Vou ensinar a elas uma canção bem legal que fala sobre como devemos tratar os outros.”
Violeta e João saem de cena. Entram as duas outras personagens, novamente procurando o João. Enquanto elas conversam falando sobre o sumiço do João, entra Violeta que já vai logo dizendo “_ Estão procurando o João? Ah então é porque ainda não sabem que ele decidiu não brincar mais com a gente só por causa de vocês duas!”
“_ Ora essa!”, diz uma delas. “_ E o que fizemos com ele?”. Violeta explica que as amiguinhas não sabem brincar, brigam e batem, tomam os brinquedos, empurram e ainda nem agradecem quando João, que é muito gentil, empresta algum material.
As meninas ficam espantadas e dizem: “_ Nossa! Coitado do João! _ Ele ficou mesmo chateado! _ Mas e agora o que vamos fazer?” Violeta diz que tem uma idéia:
“_ Vou ensinar a vocês duas uma música que fala sobre como devemos tratar nossos amigos. A música se chama “Palavrinhas mágicas”, vocês querem aprender?”
“_ Claro que sim!” dizem elas!”
Nesse momento, você professor/a coloca a música no som já previamente preparado para que a personagem Violeta cante a música para as amiguinhas.
CD Eliana “Deus é 10” – Música Palavrinhas mágicas
Vídeo clipe encontrado no endereço eletrônico : http://letras.terra.com.br/eliana/1028017/
Palavrinhas Mágicas
Eliana
Composição: Dany junior
Vejam a letra:
Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém quiser o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?
As três personagens dançam e cantam a música de forma bem animada. Ao terminar a canção, Violeta pergunta para as amigas se elas já conheciam essas palavrinhas mágicas. No diálogo elas acabam dizendo que conheciam algumas sim, mas não têm o hábito de usá-las. E as três conversam sobre como é importante usá-las em seu dia-a-dia. Violeta então diz que vai chamar o amigo João para que as amiguinhas contem a ele as palavrinhas mágicas que aprenderam. Assim João volta para a cena com as outras personagens.
Elas pedem desculpas a João e dizem que agora sempre vão usar as palavrinhas mágicas. Os personagens se abraçam e a música é tocada novamente.
2º Passo
Depois da dramatização, é importante materializar o debate com os alunos. Para isso o professor/a deve fazer uma rodinha de conversa em sala para falarem sobre a história. Nessa rodinha o professor/a questiona: “O que vocês acharam da história?” “O que aconteceu com o João já aconteceu com vocês?” “E como vocês se sentiram?”. “Vocês já conheciam essas palavrinhas mágicas?”. Nesse debate, você professor/a deve ficar atento/a às falas das crianças observando como elas se colocam, é importante anotar as falas das crianças para depois intervir sempre que necessário no dia a dia da sala de aula.
3º Passo
Depois do debate, disponibilize para as crianças, trechos da música escritos em cartazes grandes, para que elas façam a ilustração das partes que receberam. A música pode ser dividida em oito partes. Sugestão de divisão da letra:
Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém quiser o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?
A ilustração deve ser feita em grupos pequenos de três ou quatro crianças. Para essa atividada disponibilize canetinha ou giz de cera.
4º Passo:
Depois do trabalho terminado monte com as crianças o cartaz grande com todos os trechos formando a música toda e deixe exposto em sala.
Fantoches de animais ou de pessoas.
O professor/a deve observar o comportamento e envolvimento das crianças antes, durante e depois do trabalho desenvolvido. Como as crianças participaram do trabalho, como foi o encerramento com a construção coletiva do cartaz, houve melhora nas relações. Esses são aspectos essenciais da avaliação.
Quatro estrelas 16 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/06/2012
Quatro estrelasgostei muito, procurava um teatrinho para encaixar a música palavras mágicas. encintrei! parabéns
22/05/2012
Quatro estrelasótimo plano, era tudo o que eu procurava!!!!
26/02/2012
Cinco estrelasMuito boa sua ideia as crianças vão adorar.
18/02/2012
Cinco estrelasACHEI MUITO INTERESSANTE A AULA E COM CERTEZA APLICAREI NO INÍCIO DA AULAS. PARABÉNS!
14/01/2012
Quatro estrelasSimples e Criativa...as crianças adoram fantoches, histórias. Só achei muito longa para um dia, dividiria em 2 ou 3 etapas.
09/09/2011
Cinco estrelasPARABÉNS! Você sabe mesmo como fazer um plano de aula bem específico e objetivo,tanto para os pequenos,quanto para professores em formação como eu! ADOREIIIIII. Obrigada por sua dica! karina.
09/04/2011
Cinco estrelasEsse vai ser o tema da minha próxima aula. Estou precisando chamar atenção dos alunos, pois é presciso pararem de bater nos coleguinhas.
29/03/2011
Quatro estrelasotimo
15/03/2011
Cinco estrelasEsta aula é dez pois depende de cada professor levar para a prática do dia á dia.
01/02/2011
Quatro estrelasMuito boa e simples de fazer a atividade!
30/11/2010
Cinco estrelasDou nota 10, e estou dando esta aula para os meus alunos de 2 a 3 anos.
08/10/2010
Quatro estrelasA aula está muito legal, com certeza as crianças iriam adorar. Acredito que na educação infantil, temos que ser muito práticas e quanto mais materiais ilustrativos usarmos, mais a atenção das crianças vamos conseguir,assim como, a sua participação.Já fiz algo muito parecido, explorando esta música da Eliana, após todo um trabalho com as palavrinhas mágicas, sempre que alguma coisa acontecesse na sala, todos cantavam novamante a música, como forma de chamar a atenção ao que não poderia acontecer.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula além de ensinar boas maneiras às crianças, também ensina os valores
24/03/2010
Cinco estrelasa aula e excelente,pois ajuda a estabelecer algumas regras e tudo que estou procurando para os meus alunos.
24/03/2010
Três estrelasGostei muito da aula, porque ela não precisou de conhecimento prévio, envolvendo toda a turma usando objetos de conhecimento das crianças, inclusive o som. Ótima aula para início de ano.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei bastante da aula!!! Uma forma motivadora e divertida de trabalhar a convivência na escola.