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Dicionário _ verbetes

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolverá a habilidade de compreender a funcionalidade e organização do dicionário, bem como suas modalidades escrita e ilustrada.
• Produzirá textos respeitando as características de um verbete como os que encontramos nos dicionários e ainda produzir ilustrações interpretativas do verbete, como as que encontramos em dicionários ilustrados.
• Consolidar seus conhecimentos sobre a organização e finalidade do nosso alfabeto.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos por semana, por aproximadamente 2 meses.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização de um texto escrito, sobretudo na clareza e objetividade na exposição de idéias. Deve ser ainda, capaz de ler e interpretar o texto lido.

Estratégias e recursos da aula

I - Prezado (a) professor(a), a partir do planejamento desta aula você conseguirá trabalhar e consolidar o uso do dicionário em sua turma. Então primeiramente deve-se avaliar com o grupo o significado e uso do DICIONÁRIO. Escreve esta palavra no quadro/lousa e ouça dos alunos o que eles conhecem deste “livro”. Pergunte: “Para que o usamos”; “Quando e porque recorremos ao dicionário”, “Há apenas um tipo de dicionário?”, “Encontramos todas as palavras em um dicionário?”, “Já que possui muitas palavras, como ele é organizado para facilitar nossa pesquisa?”. Com esta conversa o grupo deve concluir que o dicionário é um recurso que nos possibilita compreender, conhecer o significado das palavras e ainda, traz à escrita correta das palavras. Devem ter também o conhecimento de que há dicionários específicos para um determinado assunto, tema (como por exemplo de biologia), e que há dicionários que além da escrita apresentam representações por meio de figuras e imagens que visam auxiliar a compreensão, e ainda facilita o uso das pessoas que não sabem ler.


Para que esta conversa fique mais clara para o grupo, convide-os a ir a biblioteca, onde você deve previamente separar os diversos tipos de dicionário que sua escola possui. Confira nos recursos complementares algumas sugestões.

Afim de complementar a experiência sugerida acima, você propor a turma, a escrita de um bilhete aos familiares, onde devem comunicar que a turma está iniciando um trabalho de pesquisa e uso de dicionários, e que, portanto todos que tiverem este material são convidados a emprestá-lo para apreciação e socialização com a turma. Como pode ver, professor(a) se desejar trabalhar com a escrita do bilhete, este poderá ser não só um meio de manter a família próxima dos trabalhos desenvolvidos pela turma, mas também uma forma de convidar às crianças a produção escrita de um gênero ( o bilhete) que já deve ser conhecido pela turma e que agora será revisado, sobre sua estrutura e organização.

Considero interessante ainda, que após a conversa de introdução e o contato do grupo com os dicionários que seja desenvolvido coletivamente um registro escrito que sistematize no caderno tudo que foi aprendido, até o momento sobre esta temática. Nesta produção as crianças orientadas por você devem apontar os principais aspectos apresentados. Estes serão registrados por você no quadro/lousa de modo coerente, claro e objetivo para que cada criança possa copiar e sempre que necessitar recorrer a estes informes como fonte de estudo.

II - O propósito agora, é a produção de um pequeno dicionário. A motivação e seleção dos verbetes poderá partir de duas opções que você verificará logo em seguida, escolhendo a que lhe parecer mais interessante. Contudo, a organização e estrutura serão a mesma.

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA

A idéia é que uma vez escolhidos os verbetes que devem compor o trabalho, cada criança receberá folhas em tamanho A3 (que possui as seguintes medidas _ 297mm de altura e 420mm). Esta folha em posição horizontal deverá ser dividida em três espaços. Verifique a figura abaixo:

Afim, de que a apresentação estética do trabalho fique organizada e bonita, sugiro que as divisões sejam feitas, por exemplo, com tiras de papel color set de cores variadas, ou mesmo com lã colorida ou ainda de folhar de revista picada (como em um mosaico).

Como pode observar na folha representada acima, a proposta estrutural deste dicionário visa conduzir as crianças a perceberem que há diversas maneiras de explicar o significado de uma palavra, o que não significa descuidar da real compreensão de cada verbete, mas sim na possibilidade de usar linguagem e expressões diferentes, próprias a cada indivíduo pela cultura, faixa etária e outros mais.

Então para cada verbete que irá compor o dicionário, a criança col ocará em destaque o nome da palavra. Em seguida, escreverá com suas palavras, ou seja, de acordo com sua compreensão o que esta significa, assim como é feito nos dicionários. Após este trabalho individual, a criança levará a folha para casa ou mesmo fará uma pesquisa com um adulto da escola, afim de que este escreva do seu jeito o que significa o verbete. Prezado (a) colega, se optar por envolver a participação da família no registro, é de absoluta importância, que escreva antes uma pequena cartinha/bilhete explicando como se dá à organização deste trabalho, bem como deve ser a participação dos mesmos na contribuição da construção deste “dicionário”. Caso contrário a outra sugestão seria de um colega de sala apresentar sua escrita, sua definição. Poderá ser a dupla, aleatório ou mesmo sorteios.

Por fim, em sala a criança deve pesquisar sozinha ou em dupla em um dicionário (convencional) o significado do verbete em questão e assim copiar a definição encontrada. Uma vez feito isso, ela deverá confirmar se sua explicação apresentada condiz com o significado/sentido “real” do verbete trabalho. Como pode ver, esta parte implicará em um significativo exercício de interpretação, a ser orientado e mediado por você. No que diz respeito a reconhecer que podemos dizer a mesma coisa, usando apresentações, palavras de modo diferente.

Agora, para finalizar este verbete, a criança fará uma margem na folha ou no espaço restante uma ilustração, exercitando assim a prática de um dicionário ilustrado.

III_ MOTIVAÇÃO NA ESCOLHA DOS VERBETES

A) Para escolha dos verbetes a serem pesquisados e registrados, você poderá realizar uma dinâmica por mim postada neste portal a qual recebe o título_ Produção de texto, uma experiência lúdica. Caso, não queria desenvolver toda a orientação da aula referida, não há problema. Mas, a primeira parte que envolve o registro e representação de sentimentos como raiva, amor, alegria, etc. em um papel a ser colocado em um balão, será necessário. Como podem conferir cada criança deve escreve o sentimento que quiser em um papelzinho e ainda o que este significa para ela. Em seguida dobrará o papel e o colocará em um balão que deve ser cheio e amarrado. Agora será colocada uma música para que as crianças brinquem e assim troquem (obrigatoriamente) de balão. Quando você parar a música, cada um deve pegar um balão e sentar-se. Estoura-se o balão e então cada um verifica que “sentimento”, que palavra retirou. Assim vocês poderão produzir um texto e ainda fazer uma roda de conversa, ou se desejar faça somente a roda de conversa, onde cada uma deve falar porque escreveu aquele sentimento e a criança que o recebeu no balão deve dizer o que este significa para ela.

O desenvolvimento desta atividade possibilita a produção de uma lista de palavras, que neste caso possuirá significado e resultado de uma produção dos alunos e conseqüentemente uma maior identidade dos mesmos com o projeto. Agora já temos então o que precisamos para planejar o desenvolvimento.

Após a roda de conversa, registre no quadro as palavras que apareceram na brincadeira. Retome com os alunos, que um dicionário é organizado em ordem alfabética. Feito isso, solicite que registrem no caderno, a lista colocando-a em ordem alfabética. Professor(a), não deixe de conferir se todos conseguiram organizá-la respeitando esta ordem. Ok!


B) A segunda alternativa, na escolha dos verbetes que irão compor este dicionário, poderá partir da leitura do livro _Mania de Explicação da autora Adriana Falcão, editora Salamandra. Neste livro, a autora de modo encantador e atrativo para o universo infantil, traz a história de uma menina, que tinha mania de explicar todas as coisas. Era objetivo desta criança, explicar as coisas, e o mundo de um modo mais bonito e alegre, assim além de uma escrita “leve”, clara e objetiva, há ainda belíssimas ilustrações de Mariana Massarani. A autora trás o significado de palavras como: saudade, angus tia, solidão, alegria, indecisão, entre tantos outros. Como no livro, há uma média de quarenta palavras apresentadas, recomendo afim de que o trabalho não fique muito cansativo e longo, que escolha juntamente com as crianças uma lista de quinze a vinte palavras para trabalhar. Após leitura do livro, convide-as a registrar em um papelzinho duas ou três palavras mencionadas que eles gostariam que estivesse presente no dicionário. Como combinamos anteriormente, a estrutura será a mesma, isto é, há o registro da criança, o registro de um adulto ou um colega de sala e a averiguação seguida do registro em um dicionário convencional. Você também poderá manter a idéia da produção de ilustrações dos verbetes.

Professor(a) será seu o papel de definir qual das opções acima será mais interessante para sua turma. Defina ainda, quantas palavras você trabalhará por encontro. Em trabalhos assim, considero interessante deixar um dia da semana pré-estabelecido para este trabalho (podendo ser 2 horários de 50 minutos para cada dia definido), até que o “projeto”finalize.

Ao final monte com o grupo uma capa, para o material que poderá ser encadernado e exposto na biblioteca da escola, por exemplo. Ao trabalhar a capa, não se esqueça dos elementos fundamentais desta, como TÍTULO, AUTOR(A), EDITORA, ILUSTRADOR(A).

http://carmezim.files.wordpress.com/2009/04/mania-de-explicacao.jpg (acesso em 17/09/2009)

Recursos Complementares

• Dicionário Aurélio Infantil da Língua Portuguesa _ Ilustrado. Editora Nova Fronteira

• Novo Dicionário Aurélio. 2ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

• Dicionário Júnior Da Língua Portuguesa - Geraldo Mantos – FTD

• Dicionário de Humor Infantil - Ediouro Publicações.

Avaliação

• Reconhecimento da seqüência do alfabeto da língua materna.
• Produzir e elaborar textos e ilustração com clareza, correspondendo aos objetivos propostos.
• Capacidade de manusear, consultar o dicionário

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