Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Motores e Geradores

 

24/09/2008

Autor e Coautor(es)
Arnoldo Brasilio Filho
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o princípio de funcionamento de motores e geradores, identificar em aparelhos elétricos no cotidiano motores e geradores.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Eletromagnetismo, imas, corrente elétrica, diferença de potencial.
Estratégias e recursos da aula

Motivação/introdução

      Motores e geradores tem funcionamento similar, estudá-los é interessante para compreender o fenômeno do eletromagnetismo usando situações reais, como a geração de energia elétrica de uma usina hidroelétrica, o funcionamento de motores pequenos como o deu um carrinho de brinquedo elétrico, até motores pesados como de maquina de grande porte.


Na Sala de aula (20 min)


      Nesta aula trabalharemos com geradores e motores, o funcionamento de ambos está baseado no fenômeno da indução eletromagnética, ou Lei de Faraday. Ela diz que a corrente elétrica induzida num circuito elétrico fechado, é proporcional a variação do fluxo magnético induzido no circuito. Uma experiência que comprova esse fato é aproximar um imã de uma espira de fio metálico, conectado a um galvanômetro, o instrumento vai acusar a passagem de uma corrente elétrica induzida na espira. Para que a corrente seja induzida, não basta apenas a presença do campo magnético, mas é necessária que esse campo magnético varie, uma forma que conseguir isso é movimentar o imã próximo a espira de fio.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/795/imagens/motor.jpg

      Esse é o principio de funcionamento dos geradores de eletricidade, no caso de uma usina hidrelétrica, um rotor, com material ferromagnético e imãs no seu interior, gira com a força da queda da água, e induz corrente elétrica através da variação do fluxo magnético.


      O fluxo magnético é dado pelo produto da intensidade do campo magnético pela unidade de área. Ou seja:


Fm = B . A


      Podemos variar o fluxo magnético, variando a intensidade do campo magnético, ou modificando a área atravessada pelo fluxo magnético.
Os motores elétricos são compostos basicamente por duas partes, uma móvel e uma fixa.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/795/imagens/motor2.jpg

&n bsp;     Nos motores de corrente contínua, a parte fixa é formada por imas, e a parte móvel por um conjunto de bobinas, quando a corrente elétrica atravessa a bobina, o campo magnético gerado nos fios se opõe ou é atraído, dependendo da posição da bobina, ao campo magnético do imã, movimentando o rotor.

Atividade no laboratório de informática.(30 min)


No laboratório de informática, vamos utilizar um objeto de aprendizagem disponível no Portal do Professor chamado “Laboratório de eletromagnetismo” podemos visualizar o funcionamento de um gerador e interagir com o seu funcionamento.

 

 

 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/795/imagens/motor4.jpg

      Na aba Generator, encontramos um modelo simplificado de um gerador de energia elétrica, nele podemos visualizar uma bobina conectada a uma lâmpada incandescente, uma torneira faz o papel da queda d´agua na usina hidrelétrica, a água movimenta um ima que faz variar o fluxo magnético próximo a área da bobina, induzindo corrente elétrica na bobina. É possível trocar a lâmpada na simulação por um voltímetro. Também podemos modificar a área da bobina, aumentando a quantidade de fluxo magnético induzido.

Formulário de Avaliação

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/795/imagens/motor5.jpg

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Laboratório de eletromagnetismo Animação/simulação
Recursos Complementares
http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/gerador/ http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto87.asp
Avaliação
A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário que se encontra no fim do texto da aula, critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar as simulações.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rogério Ramos Barros Ferreira, Veris IBTA , São Paulo - disse:
    rogeriob2br@gmail.com

    19/09/2012

    Cinco estrelas

    Ótima aula! Estamos fazendo uma experiência no curso de Eng. da Comp. onde queremos gerar um campo el.mag. alto para fazer o carrinho andar mas estava muito difícil induzir um corrente na mão. graças a aula, ja descolei um motor que vai fazer o papel da torneira. Graças ao program entendi o que preciso. OBS: sou aluno :) Obrigado


  • Marson Quintino Ferreira, COLÉGIO DOM BOSCO DE AMERICANA , São Paulo - disse:
    marsonqf@yahoo.com.br

    15/10/2011

    Cinco estrelas

    Atividade muito bem organizada. Parabéns.


  • Nelson, Colegio , São Paulo - disse:
    nelsonzan@gmail.com

    19/11/2010

    Cinco estrelas

    Estava pesquisando sobre um trabalho de fisica sobre motores e geradores, porque a professora da minha escola infelizmente não sabe o que e dar aula, e qui em 20 minutos lendo, consigui aprender tudo a esse assunto!!! obrigado!


  • FRANCISCO MARQUES SOBRINHO, CE PADRE CHAGAS ;CE CAIC BANDEIRA TRIBUZI , Maranhão - disse:
    equante12@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente aula, bem montada, Dá ao aluno uma visão bem abrangente sobre as aplicações do eletromagnetismo do campo magnetico e da força magnetica nas maquinas eletricas basicas. Acho que o formulario de avaliação deveria ser mais detalhado como o que perguntar ao aluno por exemplo.Gostaria de obter ealguma resposta


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.