Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de texto, uma experiência lúdica

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de desenvolver e aprimorar sua capacidade de produzir texto, a partir de um tema pré-estabelecido que demandará organização de idéias para relatar uma experiência pessoal. Poderá ainda, trabalhar e consolidar suas habilidades de leitura, definir, estabelecer parágrafo, pontuar e elaborar com coerência e sentido, um texto.

Duração das atividades
aproximadamente 150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização de um texto escrito, sobretudo na estruturação de idéias, pontuação, parágrafo e coerência. Deve ser ainda, capaz de ler e compreender idéias.

Estratégias e recursos da aula

Prezado (a) professor(a), como pode observar no título desta a aula, a proposta é que a partir de uma experiência lúdica, as crianças possam elaborar um texto. Sugiro, contudo, não mencione logo no inicio, que ela culminará em uma proposta de produção de texto. Até mesmo porque, se desejar, você poderá se limitar a desenvolver a dinâmica, e partir desta uma roda de conversa.

Para trabalhar, você precisará de pedaços médio de papel, balão e uma música para tocar. Primeiramente, pergunte ao grupo, o que eles pensam e compreendem ao ouvir a palavra sentimento. É esperado e desejável que eles mencionem palavras como: amor, paz, tristeza, raiva, alegria, felicidade e outros. Caso, a turma não apresente tais sentimentos, você poderá citar alguns para retomar tal compreensão.

Feito isso, diga às crianças que elas deverão escolher um sentimento para registrar no papel que você irá distribuir. Além de escrever a palavra, o sentimento, é necessário que a criança expresse ali o que significa este sentimento para ela. É fundamental ainda, que coloque seu nome e se desejar a data. Solicite ao grupo, que cada uma faça seu registro em “segredo”, sem contar, assim as interações serão mais interessantes.

Agora, que o grupo já fez o registro escrito no pedaço de papel por você oferecido, solicite que dobrem este o máximo que conseguirem, pois deverão colocar este “papelzinho” dentro do balão que você irá oferecer neste momento. Uma vez colocado o papel, eles deverão encher o balão e amarrar. Professor(a) é comum que as crianças precisem do seu apoio para concluir este momento. Possibilite que os colegas que conseguirem se organizar sozinho possam colaborar com os demais, que tiverem alguma “dificuldade”.

Prezado colega, penso ser interessante você também interagir nesta atividade, afinal também é parte desse grupo. Sendo assim, escreva no papelzinho um sentimento e escreva o que este significa para você, dobre e coloque em seu balão. O que acha?!

Uma vez que o grupo esta todo preparado, é hora de dizer que você colocará uma música, e que durante esta eles deverão manter todos os balões no ar. Além disso, a regra principal é que neste momento eles troquem aleatoriamente, durante a brincadeira, de balão. Mas, não vale ficar com o seu, nem trocar de propósito com um colega. No momento em que a música acabar ou que você optar por pará-la, cada um deve ficar com um balão na mão e voltar para seu lugar. Por se tratar de uma brincadeira, é natural que algum balão estoure antecipadamente, uma vez que dificilmente as crianças conseguem mantê-los no ar. Aí, é muito importante encontrar o papelzinho que estava dentro dele e guardá-lo, para que seja repassado à criança que ficar sem balão.

Com as crianças acomodadas em seu lugar, elas devem estourar o balão, com uma certa atenção, pois deverá pegar o papelzinho que estava dentro do balão. Com a mensagem nas mãos deverá ler, compreender o significado atribuído por um outro colega e principalmente identificar qual sentimento estava explicito no papelzinho. Ainda é muito importante que se resguarde entre as crianças o sigilo sobre os autores do sentimento registrado e o sentimento encontrado no balão. É fato que ao trabalhar com crianças, sabemos que nem sempre isso se garante 100%, mas devemos trabalhar com eles a habilidade de ouvir e compreender regras. Contudo, em atividades com caráter lúdico devemos também saber ser tolerantes e acolhedores da euforia, alegria e entusiasmo geradas em atividades assim.

Chegamos agora professor(a) em um dos momentos chave, momento em que iremos propor a elaboração de um texto. A criança deverá trabalhar com o tema que consta no papel que retirou do balão, e não do que ela havia registrado no primeiro momento. No texto a ser produzido, você poderá sugerir que a criança produza um texto articulando os seguintes itens:
1- O que significa para ela o sentimento apresentado no papel;
2- Q ue experiência, que situação, provoca, desperta nela este sentimento;
3- Apresentar, relatar um episódio uma situação em que ela já vivenciou este sentimento.

Deve ficar bem claro para a criança, que em um único texto ela deverá articular com coerência estas informações sugeridas acima.

Recomendo que exemplifique, para certificar-se que todos terão oportunidade de compreender bem. Diga por exemplo, se João tirou o sentimento RAIVA, é sobre ele que deverá falar. Então deve refletir com calma, sobre o sentido e significado desta palavra, deste sentimento e registrar. Além disso, deve em seu texto contar o que é preciso acontecer para João fique, sinta SAUDADE. E concluir então, seu texto contando-nos com clareza e objetividade uma situação que o deixou com SAUDADE.

Prezado (a) colega, recomendo que evidencie para turma, que a oportunidade desta escrita nos permitira ver, conhecer e conversar em seguida, que somos diferentes em muitas coisas, inclusive no sentir. Pois, o que provoca saudade em João não é necessariamente o que provoca raiva em Marina, e assim por diante.

Certifique-se que o objetivo ficou claro para a turma e então defina com os mesmos um tempo para a produção. É interessante se desejarem, ao finalizar, que ilustrem a produção.

Agora, você poderá definir se encerra atividade recolhendo os textos para sua avaliação e correção ou se aproveitará para proporcionar um momento de expressividade e partilha entre o grupo, por meio de uma roda de conversa. É bacana, que seja orientada a princípio, de modo que o colega fala primeiramente da mensagem retirada no balão. Em seguida o autor desta, partilha com o grupo porque escolheu, optou por tal sentimento. Após a fala desta criança, ela lê o papel que retirou no balão, e assim por diante como acontece em um amigo oculto (amigo secreto). Não perca a oportunidade de se aproximar e partilhar com seus alunos algum sentimento.

Ao optar por está última sugestão, poderá perceber como isso irá aproximar as crianças, em suas experiências e sentimentos e também como isso poderá servir de estimulo para uma maior aproximação e conhecimento dos seus alunos. Assim, de um modo indireto você poderá oportunizar as crianças a partilharem suas inquietações, inseguranças, conquistas, conflitos e tantos outros. Será um momento de escuta coletiva, espaço hoje necessário, saudável, mas pouco usual nas famílias e também nas escolas.

Alguns resultados de crianças do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental:

Avaliação

Ao ler o texto professor(a) avalie se a criança foi capaz de compreender articular com clareza e objetividade os elementos pré-estabelecidos para compor o mesmo. Observe ainda, a organização textual no que diz respeito a parágrafo, pontuação e escrita ortográfica. Além disso, não podemos deixar de considerar a criatividade, o envolvimento, expressividade na exposição escrita, mas também oral (na roda ).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 6/13 - 46.15%
  • Quatro estrelas 7/13 - 53.85%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elioneide Juvêncio Da Silva Ferreira, Escola Lions Mossoró Centre , Rio Grande do Norte - disse:
    elyaloira@gmail.com

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    Minha cara colega, fiquei maravilhada com essa dica de aula, tanto que proporcionei aos meus alunos esse momento de brincadeira e aprendizado sem eles perceber que estavam ao mesmo tempo aprendendo algo de tão importante para eles. Obrigado!


  • ROBERTA KONRATH SCHALLENBERGER, ESC MUN ENS FUN NICOLAU FRIDOLINO KUNRATH , Rio Grande do Sul - disse:
    konraths@ibest.com.br

    28/12/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante esta atividade de expressar os sentimentos, pois acredito que precisamos incentivar nossas crianças a expor suas opiniões e conseguir analizar seus sentimentos. Um abraço, Roberta.


  • Linda Miranda Csta, UNIRADIAL , São Paulo - disse:
    linda_miranda@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, achei a atividade crativa e desafiadora, além de mobilizar os aluno para uma produção oral e escrita. Antes de finalizar atividade, não há há necessidade de classifcar o tipo de texto trabalhado,ou melhor, elaborado pelos alunos?


  • Cássia Pereira, E,M.Thaís Waldolato , Minas Gerais - disse:
    cassia.vzp@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante, com certeza me ajudou a solucionar umas dúvidas...


  • Misslene Sales, E.M. Olynto Mancini , Mato Grosso do Sul - disse:
    miss_fdias@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Colega Gostei muito a sua atividade; é muito criativa e realmente tem resultados pelo que pude ver. Vou fazer essa experiência com a minha turma. bjs.


  • Aline, Brasil alfabetizado , Bahia - disse:
    alinenascimento258@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom adorei!


  • Elisandra, Escola Coronel Avelino , Rio Grande do Sul - disse:
    lisandramotta@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bem interessante, trabalha escrita, pensamento crítico e também afetividade...


  • adriana valeria de oliveira, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    adriana_valeria2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nobre colega amei a sua estratégia de ensino para se trabalhar os sentimentos , pois bem sabemos que em sala de aula não consta só sentimentos de caráter"bonzinho", que os maus também, infelizmente faz parte de nosa tarefa de educar . E é através do lúdico que conseguimos trabalhar esse tema . que é difícil de se explicar. Parabéns 1


  • ALESSANDRA DO ROSARIO PANZA DA SILVA AMARAL, ESC.EST.PROF.MILETO BATISTA , Amazonas - disse:
    alessandra.panza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    a aplicação dessa aula e execelente para criança, pois meu projeto foi envolvendo o ludico eu adorei trabalhar com meus alunos essa tematica.


  • Aline, projeto basil alfabetizado , Bahia - disse:
    alinenascimento258@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom, adorei!!


  • Wania dos Reis Souza Aguiar, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    waniasouzaaguiar@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Este é um tipo de aula que guardamos para sempre em nossas lembranças.Para a criança o mundo através do ludico parece encantador, e com esta estrategia de produção de texto usando este recurso, músicas e bricadeiras. As crianças acabam se soltando mais e a produção, com certeza, se torna gratificante, podento o sentimento ser o primeiro dos vários temas a serem abrdados


  • Elisandra, Escola Coronel Avelino , Rio Grande do Sul - disse:
    lisandramotta@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bem interessante, trabalha escrita, pensamento crítico e também afetividade...


  • KAREN CRISTINA NUNES DE SOUZA SILVA, EMEF LEONOR PEREIRA NUNES GALVÃO , São Paulo - disse:
    karencnuness@itelefonica.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Falar de sentimentos é muito difícil para muitas pessoas e trabalha-lhos tem sido uma constante para nós professores. Valiosíssima a iniciativa da colega, pois de uma forma extremamente lúdica e sensível trabalhou esse aspecto, e tornou-o uma fonte de aprendizagem, não só emocional mas também para a alfabetização.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.