25/02/2010
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar um dos mais terríveis conflitos do continente africano, onde gerou uma grande exclusão da maior parte da população negra da África do Sul.
O aluno deverá dominar a construção de gráficos e conhecimentos básicos de porcentagem. Caberá ao professor trabalhar antes com os alunos a partilha da África, o Congresso de Berlim, a colonização européia no território sul africano, mostrando ao aluno que o Apartheid foi uma política de segregação racial desenvolvida na África do Sul.
1º AULA
O professor deverá iniciar a aula passando o vídeo sobre o assunto disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=ZwgAPlXObA4 em seguida o professor pedirá aos alunos que realizem a seguinte atividade na escola durante o intervalo:
1° Passo: Se agrupar em no máximo 5 alunos e realizar uma pesquisa no colégio durante o intervalo, com alunos de outras turmas, professores e funcionários.
2° Passo: Fazer as seguintes perguntas:
3º Passo: Pedir que os alunos pesquisem na internet imagens sobre Apartheid, discriminação racial e também notícias e fotografias sobre o atual presidente dos Estados Unidos Barack Hussein Obama, que foi o primeiro presidente negro deste país.
Sobre discriminação racial o professor poderá indicar o site da UNESCO que tem um link sobre discriminação racial no Brasil:
Sobre notícias da política norte americana o professor e a eleição de OBAMA o professor poderá indicar diversos sites de notícias e Jornais on line dentre eles o site:
4º Passo: Elaborar cinco gráficos com as informações e calcular a percentagem de cada resposta;
5° Passo: Depois, com as respostas em mãos, os alunos deverão fazer um grande mural com TRÊS cartazes bem coloridos e com fotografias chamando bastante atenção sobre o tema
- o primeiro deverá conter os cinco gráficos com a representação das respostas da entrevista feita anteriormente, apresentando valores percentuais para mostrar o nível de informação dos demais colegas, funcionários e professores do colégio sobre o tema ( o tamanho dos gráficos deverá ser adequado ao cartaz);
- o segundo deverá conter imagens da internet, desenhos e frases, sobre o apartheid;
- o terceiro destacando a eleição do presidente Obama nos EUA e a reação da população mundial com fotografias, frases, charges que foram publicadas;
- e finalmente pendurar um cartaz em branco e fazer uma campanha durante o intervalo pedindo que a comunidade escolar escreva frases sobre o preconceito racial, incentivando a reflexão sobre o passado e o presente dos negros no mundo.
O professor deverá esperar que os alunos façam uma relação direta entre o poder que os brancos sempre exerceram sobre os negros chegando a extremos como no caso da África do Sul.
Os alunos deverão fazer relação também sobre a gradual evolução da sociedade sobre o preconceito e a e leição de um negro para o cargo mais importante do mundo.
Caso os alunos tenham dificuldades de chegar a estas conclusões, no momento final da construção dos cartazes o professor deverá pregá-los no quadro, antes de colocá-los no mural e orientar uma discussão sobre o que foi colocado nos cartazes ajudando aos alunos a atingir os objetivos da aula.
A avaliação será feita durante as entrevistas, avaliando o empenho de cada aluno e também durante a preparação dos cartazes onde será avaliada a capacidade de organizar as informações coletadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/09/2011
Cinco estrelasAjudou bastante!