Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Apartheid

 

25/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar um dos mais terríveis conflitos do continente africano, onde gerou uma grande exclusão da maior parte da população negra da África do Sul.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá dominar a construção de gráficos e conhecimentos básicos de porcentagem. Caberá ao professor trabalhar antes com os alunos a partilha da África, o Congresso de Berlim, a colonização européia no território sul africano, mostrando ao aluno que o Apartheid foi uma política de segregação racial desenvolvida na África do Sul.

Estratégias e recursos da aula

  1º AULA

O professor deverá iniciar a aula  passando o vídeo sobre o assunto disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ZwgAPlXObA4 em seguida o professor pedirá aos alunos que realizem a seguinte atividade na escola durante o intervalo:

1° Passo: Se agrupar em no máximo 5 alunos e realizar uma pesquisa no colégio durante o intervalo, com alunos de outras turmas, professores e funcionários.

2° Passo: Fazer as seguintes perguntas:

  • Você se considera branco ou negro?
  • Você acha que no Brasil existe discriminação racial?
  • Você conhece o sistema chamado apartheid?
  • Já ouviu falar em Nelson Mandela?
  • Você acha que a eleição de um presidente negro nos Estados Unidos da América representa a busca pelo fim do preconceito racial?

3º Passo: Pedir que os alunos pesquisem na internet imagens sobre Apartheid, discriminação racial e também notícias e fotografias sobre o atual presidente dos Estados Unidos Barack Hussein Obama, que foi o primeiro presidente negro deste país.

Sobre discriminação racial o professor poderá indicar o site da UNESCO que tem um link sobre discriminação racial no Brasil:

http://www.unesco.org/

Sobre notícias da política norte americana o professor e a eleição de OBAMA o professor poderá indicar diversos sites de notícias e Jornais on line dentre eles o site:

http://noticias.terra.com.br/

  • 2º AULA

4º Passo: Elaborar cinco gráficos com as informações  e calcular a percentagem de cada resposta;

5° Passo: Depois, com as respostas em mãos, os alunos deverão fazer um grande mural com TRÊS cartazes bem coloridos e com fotografias chamando bastante atenção sobre o tema

- o primeiro deverá conter os cinco  gráficos com a representação das respostas da entrevista feita anteriormente, apresentando  valores percentuais para mostrar o nível de informação dos demais colegas, funcionários e professores do colégio sobre o tema ( o tamanho dos gráficos deverá ser adequado ao cartaz);

- o segundo deverá conter imagens da internet, desenhos e frases, sobre o apartheid;

- o terceiro destacando a eleição do presidente Obama nos EUA e a reação da população mundial com fotografias, frases, charges que foram publicadas;

- e finalmente pendurar um cartaz  em branco e fazer uma campanha durante o intervalo pedindo que a comunidade escolar escreva frases sobre o preconceito racial, incentivando a reflexão sobre o passado e o presente dos negros no mundo.

O professor deverá esperar que os alunos façam uma relação direta entre o poder que os brancos sempre exerceram sobre os negros chegando a extremos como no caso da África do Sul.

Os alunos deverão fazer relação também sobre a gradual evolução da sociedade sobre o preconceito e a e leição de um negro para o cargo mais importante do mundo.

Caso os alunos tenham dificuldades de chegar a estas conclusões, no momento final da construção dos cartazes o professor deverá pregá-los no quadro, antes de colocá-los no mural e orientar uma discussão sobre o que foi colocado nos cartazes ajudando aos alunos a atingir os objetivos da aula.

Recursos Complementares
Como material de apoio o professor poderá obter maiores informações sobre o tema  no site:

www.fontedosaber.com/geografia/africa-do-sul.html

No filme MANDELA - LUTA PELA LIBERDADE o professor também obter subsídios para preparar aulas sobre o tema e até mesmo apresentá-lo durante a aula. O filme tem duração de 140 minutos e apresenta a história de luta de Nelson Mandela.
Avaliação

A avaliação será feita durante as entrevistas, avaliando o empenho de cada aluno e também durante a preparação dos cartazes onde será avaliada a capacidade de organizar as informações coletadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.