Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dialogo com o artista e sua obra

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender a importância de galerias, museus e ateliês para o universo das artes visuais;
• Dialogar com artistas, a fim de senti-los como indivíduos inseridos no cotidiano do universo comum das cidades;
• Fazer a leitura da obra em seu período de exposição.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

• AULA 1
• Apresentar aos alunos, slides com imagens de museus, galerias e ateliês de sua cidade, objetivando localizá-los espacialmente;
• Falar sobre a importância destes espaços para as artes visuais;
• Sugerir uma pesquisa sobre estes espaços, objetivando conhecer suas políticas de divulgação, seleção e exposição;
• Segue alguns exemplos da cidade de Uberlândia:


• Muna – Museu de arte da Universidade Federal de Uberlândia – Foto: acervo particular
• (sobre o Muna acesse: http://www.muna.ufu.br/ 

 

• Casa da Cultura de Uberlândia – Foto: Acervo particular
• (sobre a Casa da Cultura Acesse: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4GGIH_pt-BRBR285BR286&um=1&sa=1&q=casa+da+cultura+uberlandia&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0)

• Interior do ateliê de Darli de Oliveira  - Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.pibegpinturas.fafcs.ufu.br/00000018.jpeg&imgrefurl=http://www.pibegpinturas.fafcs.ufu.br/dia%25202%2520site/SitePintura/acoes.htm&usg=__5UyyV4rNLECy9zI_B8bkoL3ihqU=&h=480&w=640&sz=64&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=qvdFhFKF_wVD8M:&tbnh=103&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Datelie%2Bdarli%2Buberlandia%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4GGIH_pt-BRBR285BR286%26um%3D1

• Pedir para que os alunos levantem algumas questões que gostariam de saber sobre estes lugares, auxiliando-os na elaboração de um único questionário, para toda a sala;
• Propor que, no decorrer da semana que antecede a aula, os alunos visitem alguns locais de arte que estejam com exposições abertas ao público e que anotem suas impressões, utilizando o questionário, elaborado em sala para entrevistar aos coordenadores dos locais.

• AULA 2
• Providenciar, o agendamento de uma vis ita orientada a uma exposi ção, cujo artista possa dialogar com os alunos;
• Providenciar junto à direção da Escola o meio de transporte para locomoção dos alunos;
• Solicitar, com antecedência, a permissão dos pais para esta atividade extra-sala;
• Entrar em contato com um artista que esteja com obras em exposição e propor a possibilidade de um diálogo com os alunos sobre seu trabalho;
• Levar as crianças à galeria, museu ou ateliê agendado, para que tenham contato com o artista e sua obra;
• Organizar a turma de forma que o artista possa falar sobre sua produção, bem como que e os alunos possam dialogar com o mesmo, sanando suas dúvidas e apresentando suas impressões perante a obra (exercício de leitura de obra);

• Segue imagens abaixo:


Diálogo com os artistas Manuel Costa Neto e Francesca Matarazzo – Fotos: Acervo particular

AULA 3
• De posse das entrevistas realizadas pelos alunos nas visitas às galerias e/ou museus da cidade, realizar as seguintes atividades:
• Colher as impressões dos alunos sobre a entrevista e os lugares visitados;
• Solicitar que o grupo fale sobre a diferença entre o contato com a reprodução da obra e o contato com a obra;
• Requisitar que os alunos expressem o que acharam do/s artista/s e suas obras;
• Fazer com os alunos um paralelo entre as visitas realizadas com e sem a presença do artista e o da com o artista;
• Projetar, em slides, imagens das obras que foram visitadas na semana anterior e fomentar uma discussão sobre a importância do cont ato com a obra em de trimento à imagem;

• Encerrar as atividades, solicitando aos alunos uma avaliação sobre todo o processo vivenciado.

Recursos Complementares
Avaliação

• No decorrer desta proposta de trabalho, acompanhar as pesquisas dos alunos de forma que eles tenham compreendido a importância das galerias, dos museus e dos ateliês para o universo das artes visuais;
• Dialogar com os alunos sobre o processo vivenciado, solicitando que expressem suas impressões e o que aprenderam;
• Acompanhar as impressões dos alunos no contato com a obra.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.