Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Investigando o uso de materiais

 

25/10/2009

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá que um mesmo objeto pode ser feito a partir de diferentes materiais, e que isso lhe trará diferentes qualidades/características.

Duração das atividades
1 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer diferentes materiais e saber diferenciar materiais de objetos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução


Professor, após conseguir diferenciar materiais de objetos, os alunos devem começar a questionar o uso ou a adequação de determinado material usado na confecção de um objeto, pois um mesmo objeto pode ter características específicas, relacionadas ao material com que foi produzido. Para isso, é importante questionar com os alunos as vantagens e desvantagens de determinados materiais em objetos diferentes.

 
Desenvolvimento

 
Levante com os alunos, objetos que podem ser feitos de diferentes materiais – exemplos: portas de metal, de madeira, de plástico e de vidro. Você pode começar com essas imagens, para que os alunos entendam a atividade proposta.

 

Links das images
Porta de metal – http://img.alibaba.com/photo/239254676/metal_Doors_stainless_steel_doors_.jpg (acesso em 06/09/09)
Porta de madeira – http://www.mcapivaras.com.br/upload/fotos_produtos/g/1206569317porta071.jpg (acesso em 06/09/09)
Porta de plástico – http://www.pisonobreolp.com.br/portasanfonada.jpg (acesso em 06/09/09)
Porta de vidro - http://www.aluminiosvenezuela.com/images/DSC08288.JPG (acesso em 06/09/09)


Após listar alguns objetos que podem ser feitos de diversos materiais, identificando o material do qual foi feito, peça para que eles escolham um dos objetos da lista e diga qual a vantagem/desvantagem de cada material utilizado em sua confecção (no caso das portas as características/qualidades seriam: beleza, resistência, luminosidade, privacidade, adaptação a lugares pequenos, dentre outras). Dessa forma eles estarão analisando as características de cada material, relacionando-o com o objeto em questão. Após essa listagem discuta com eles sobre os materiais e seus usos, pois uma propriedade que pode ser boa para um objeto pode não ser para outro. Por exemplo: o plástico usado em uma mangueira é bom, pois confere a ela maleabilidade, enquando em uma porta  pode torna-la frágil, ideal apenas para ambientes internos.


Exemplo de resposta

“vantagem: a porta de madeira é mais resistente que as outras e não amassa. Desvantagem: se ficar em contato direto com água de chuva, por exemplo, ela pode apodrecer”.

Avaliação

Após a atividade inicial, sugiro a realização de uma pesquisa sobre as panelas que utilizamos (você poderá escolher outro objeto, se preferir). Dessa forma eles poderão aplicar e ampliar os conhecimentos dessa aula. Os alunos deverão pesquisar as vantagens e desvantagens dos diferentes materiais que são utilizados para fazer panelas, utilizando o conhecimento de suas mães, avós, cozinheiros em geral.

Construa com os alunos o roteiro de entrevista com perguntas como:
Quais os tipos de panelas você conhece (nesse caso estamos nos referindo aos materiais para fazer panelas - ferro, barro, vidro, alumínio, cobre, pedra, entre outras)?

Qual a mais barata?

Em qual a comida fica mais gostosa?

Qual leva mais/menos tempo para cozinhar?

Qual a vantagem/desvantagem da panela de alumínio/barro/vidro/ferro/pedra/ou revestida de teflon?

Qual você usa em casa e por quê?

Envolva os alunos na construção do roteiro de entrevista.

Após receber as entrevistas, utilize as informações coletadas para montar com os alunos um gráfico (de barras ou de pizza) de pesquisa de opinião sobre a utilização de panelas, levando em consideração as panelas mais utilizadas, ou as economicamente mais acessíveis, ou outro dado coletado. Assim os alunos conseguirão visualizar não só o que representa a sua entrevista, mas também a de todo o grupo junto. Isso é importante, pois a entrevista realizada deixa o âmbito pessoal e passa para o nível coletivo, uma vez que as respostas serão discutidas e analisadas e os alunos perceberão como a maioria dos entrevistados respondeu e propor explicações para os resultados obtidos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.