Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras Legais

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A brincadeira nesta etapa se constitui como elemento de socialização, de construção de regras de convivência, de exercitar a imaginação, o racíocinio e a criatividade.

Sendo atividades que despertam a ludicidade, espera-se despertar o desejo de brincar entre os alunos para desenvolver as questões citadas.

Duração das atividades
1 aula de 50 min./total:50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

Espaço:uma sala de aula, pátio da escola, uma quadra ou qualquer espaço que permita que o aluno brinque.

Material:nenhum.

ESTRATÉGIA INICIAL

As atividades são voltadas para alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Conversar com os alunos se conhecem as atividades que serão desenvolvidas. Conforme a localidade da aula, poderá ocorrer que vários alunos desconheçam as brincadeiras populares e não saibam como se brinca.

Citar as brincadeiras e verificar quais os alunos que conhecem. Tentar trabalhar na tradição da transmissão oral das brincadeiras populares, no qual um faz a narrativa sobre como se brinca. Assim, pedir aos alunos que conhecem as brincadeiras propostas aos alunos que não conhecem.

Sugiro aqui algumas brincadeiras que poderão ser utilizadas, ou conforme as propostas que surgirem, poderão ser realizadas outras diferentes destas abaixo

  

Atividade 1

Morto-Vivo

A brincadeira consiste em reunir as crianças em um único grupo de crianças, que elegerão um “chefe” para dar uma seqüência de ordens para ela.  Apenas duas palavras podem ser usadas:

Vivo – as crianças devem se manter de péMorto – as crianças devem se agachar -

Quando uma criança errar a ação dada a palavra, deverá sair do grupo, quem restar por último será o novo “chefe” da brincadeira. O interessante será o “chefe” seguir uma seqüência não-lógica das ordens, com a finalidade de dificultar a brincadeira. Para dificultar ainda mais, ele também pode começar a fazer os movimentos de se agachar e levantar, porém com os comandos invertidos. Um grupo de indivíduos faz determinados movimentos adotados a duas palavras, que consistem em “Morto” e “Vivo”. Quando o orador falar “Morto”, o grupo deverá se se abaixar, adotando a posição de cócoras, permanecendo até ser falado a palavra “Vivo” pelo orador, então elas se levantarão o mais rápido que puderem. A palavra de ação poderá ser repetida consecutivamente, com a finalidade de confundir as pessoas.

Para quem errar a seqüência, deverá aguardar a próxima rodada, quem restar por último será decretado o novo orador e recomeça com todas as crianças novamente.                                                                                                                       undefined 

Espaço:uma quadra, pátio da escola, sala de aula ou qualquer espaço que permita que o aluno brinque.

Material:um lenço, uma bola ou um colete.

Atividade 2

Corre-cotia (brincadeira cantada)

Corre-cotia, possui variantes quanto a posição dos a lunos da roda, assim como o seu estado, vendados ou não, as sim como as cantigas.Também é conhecida pelos seguintes nomes:

  • Corre-cotia
  • Corre-coxia
  • Galinha-choca
  • Ovo podre
  • Ovo-choco

Os alunos tiram a sorte para escolher um que ficará com o lenço ou bola, o restante senta de pernas cruzadas, formando uma roda. Quem ficou com o lenço deverá percorrer ao redor  da roda formada cantarolando:

Corre, cotia na casa da tia, corre, cipó, na casa da avó, lencinho na mão caiu no chão moça bonita do meu coração.

Assim sendo a brincadeira procede quando o que está com o lenço ou bola questiona:

Posso jogar? O restante dos alunos respondem: Pode!

O portador do lenço ou bola conta até três e solta o lenço ou a bola atrás de um dos particiantes da roda, que deverá correr e enconstar em quem deixou o lenço ou a bola antes que este sente ocupando o seu lugar na roda. Caso não consiga ele é o novo portador do lenço ou da bola. A partida começa novamente agora com o novo portador do lenço ou da bola. Caso o portador seja "pego" a partida recomeça do ponto de início até que haja a troca de portador.

Deixar um objeto em posse de outra pessoa sem avisá-la, obrigando-a uma tarefa (pagar prenda) específica.                                                                                               

                                                                                                      

Espaço:sala de aula, uma quadra, pátio da escola ou qualquer espaço que permita aque o aluno brinque.

Material:nenhum.

Atividade 3

Adoletá (brincadeira cantada)

A brincadeira começa com vários alunos fazendo uma roda (pode ser só com duas crianças) cantando...

A do le tá
Le pe ti
Pe ti
Po lá
Lê café com chocolá
A do le tá
Puxa o rabo do tatu
Quando quem saiu foi tu
Puxa o rabo da cutia
Quando sai a sua tia
Quando um ganha o outro perde
Não adianta disfarçar
E tem que ficar ligado
Quando a música parar.

Bate a mão direita com a direita do companheiro à sua frente e a esquerda com a esquerda.

Executar um código composto de sequências de gestos e palavras combinados numa guia musical na maior velocidade possível. 

ATIVIDADE 4    

Realizar outras brincadeiras propostas pelos próprios alunos.               

Recursos Complementares
Avaliação

Analisar o interesse dos alunos pelas brincadeiras.

Verificar se reconhecem a questão da oralidade nas brincadeiras populares.

Reconhecer o resgate do desejo de brincar utilizando de brincadeiras populares que utilizam dos movimentos corporais para sua realização. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.