08/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lizia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
O aluno aprenderá sobre o processo de produção de alguns materiais, desde a extração na natureza até o produto final, além de suas diversas utilizações.
O aluno deverá conhecer esses materiais – papel, plástico e vidro - e saber identificar algumas propriedades. Além disso, deverá saber diferenciar materiais de objetos.
Ao trabalhar os materiais e suas propriedades é importante também contextualizá-los como recursos naturais. Assim sendo, é importante trabalhar a extração dos materiais e, consequentemente, o impacto gerado por essa extração na natureza.
Para ampliar o conhecimento sobre os materiais, sugerimos os vídeos “de onde vem o plástico”, “de onde vem o papel” e “de onde vem o vidro”, os três da TV Cultura. Eles contam, em vídeos curtos de aproximadamente 5 minutos e com linguagem acessível às crianças, como é o processo de produção desses materiais, desde a extração na natureza e outros processos até serem usados em objetos.
Antes de apresentar cada vídeo, faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Pergunte o que eles sabem sobre cada material e como acham que aquele material é produzido. Anote no quadro as principais idéias para depois discutir novamente.
link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=820
Duração: 04:00 min
Descrição: o vídeo fala sobre a extração do petróleo e a produção de derivados. A partir de um desses derivados, a nafta, o plástico é produzido. São apresentados diferentes tipos de plástico e de usos do plástico. O vídeo fala também sobre a reciclagem deste material.
link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=833
Duração: 04:36 min
Descrição: o vídeo conta sobre a produção “natural” do vidro e depois sobre a sua manipulação pelo homem. Ele traz diversos usos do vidro, cada um associado a uma de suas propriedades. O vídeo fala também sobre a reciclagem do vidro.
link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=815
Tempo: 04:56 min
Descrição: o vídeo conta um pouco da história da escrita e dos diferentes materiais que foram usados para essa função e depois descreve a produção do papel a partir do eucalipto. Fala também sobre a produção do papel reciclado.
Ao final de cada filme, peça para os alunos explicarem oralmente o modo como se obtém cada material.
Faça um roteiro com perguntas dos filmes e peça para que eles registrem as etapas de produção de cada material no caderno (desenho e/ou escrita). Passe o filme quantas vezes for necessário, para que os alunos não se sintam ansiosos com a atividade.
Professor, utilize os vídeos para refletir com os alunos sobre a transformação de materiais. Eles não estão prontos, precisam ser retirados da natureza e passar por várias etapas até poderem ser utilizados em um objeto.
Reflita também que um material pode ser produzido a partir de outro (no caso do papel e do plástico, que são feitos da madeira e do petróleo, respectivamente) e que cada material terá suas próprias características.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o papel? | Vídeo |
De onde vem o vidro? | Vídeo |
De onde vem o plástico? | Vídeo |
Utilize os roteiros dos vídeos como forma de avaliar o que eles absorveram da aula.
Outra atividade para a avaliação é a produção de cartazes sobre esses materiais.
Para essa atividade, divida a sala em três grupos (ou múltiplos de três, caso os grupos fiquem grandes). Cada grupo ficará responsável por um material. Os grupos deverão montar um cartaz contendo informações sobre o material, como ele é produzido, suas diferentes formas de utilização, as características principais de cada material e fotos/imagens de objetos feitos do material.
Ao final, peça para que eles apresentem o cartaz para a turma. Dessa forma, eles serão avaliados tanto por escrito (no roteiro e nas informações contidas no cartaz) quanto oralmente, pois as crianças terão de se esforçar para se fazerem entendidas. Deixe os cartazes expostos na sala ou no mural da escola.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/06/2012
Cinco estrelasMuito bom. Já tinha visto na TV cultura. Agora só recordei para fazer um trabalho para o CNSR. Abraços Gabriel
29/04/2010
Cinco estrelasGostei muito desse vídeo ele é muito instrutivo,as crianças aprendem com mais facilidades.
24/03/2010
Três estrelasOlá Eu gostei da sua aula, mas acredito que poderia ser dado uma ênfase maior a reciclagem e a nossa produção de lixo com a má utilização destes recursos. Estes vídeos são maravilhosos, ~sou encantada com essa Série "de onde vem", têm me ajudado muito no desenvolvimento das minhas aulas. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasOi amiga professora, muito interessante esta aula e de fácil aplicação, como finalização eu sugiro que você marque um passeio com seus alunos para um local que faça um dos três materiais pesquisados, faça uma pesquisa em sua cidade para verificar a possibilidade de empresas que fabricam estes materiais e leve os alunos para conhecer será muito interessante para eles, beijos e um ótimo trabalho!!