Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Past Continuous X Past Simple (When and While)

 

07/10/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Luciana de Oliveira, Jeanne de Almeida Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Como descrever ações / atividades que aconteceram simultaneamente ou alternadamente no passado.

- Contar sobre situações embaraçosas que vivenciaram ou presenciaram.

- Tempos Verbais: Passado Simples e Contínuo

- Palavras de ligação: when e while

Duração das atividades
5 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula pode ser trabalhada com alunos que já possuem certo conhecimento da língua. É interessante que eles já conheçam o verbo TO BE no passado, como usar suas formas, e como se forma um tempo contínuo (uso do -ing no verbo principal). Os alunos já devem ter, também, um bom conhecimento lexical relacionado a verbos na língua inglesa.

Sugere-se também o conhecimento prévio de WH words (Who, What, Where, etc.)

Estratégias e recursos da aula

Preparação: Cópia do material para os alunos ou duplas de alunos. O material foi criado pelas autoras e está disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/past-simple-x-past-continuous (Acesso em 19/09/09)

1ª aula

STEP 1

Atividade 1

1. Distribua as cópias do material para os alunos ou duplas de alunos.

2. Vá ao quadro e desenhe uma casa e uma família ao lado. Fique de pé diante turma e pergunta e leia a primeira pergunta: “Who do you live with?”.  Caso os alunos ainda não conheçam o vocabulário referente à família, aceite as respostas em português. Prossiga com a 2ª e 3ª  perguntas, sempre permitindo que os alunos citem, sem entrar em detalhes, as possíveis dificuldades de convivência de várias pessoas em um mesmo ambiente, como cooperação na realização de tarefas, respeito à privacidade ou silêncio quando o outro estiver lendo ou dormindo. Essa discussão também pode ser conduzida em português, mas aproveite a oportunidade para escrever algumas respostas no quadro em inglês. Respostas pessoais.

STEP 2

Atividade 1

1. Leia  o enunciado e aponte para os personagens dizendo o nome de cada um e, em seguida, leia a sentença do primeiro quadro. Certifique-se de que os alunos entenderam a atividade perguntando: “Can you see any problem?” Os alunos provavelmente dirão que não, porque Alec usava fones de ouvido, não perturbando Simon. Faça o mesmo com o segundo quadro. Neste caso, os alunos provavelmente responderão que Michael foi mal-educado, perturbando a atividade de Alec.

Atividade 2:

1. Leia o enunciado e estabeleça um prazo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos reflitam e completem as regras. Em seguida, peça a alguns alunos que leiam suas respostas, conferindo as respostas corretas com a turma. Peça também que dêem alguns exemplos. Respostas: a.WHILE     b.WHEN

Atividade 3

  1. Peça que completem as sentenças com WHILE ou WHEN  baseando-se nas regras e sentenças do exercício anterior. Observe os alunos enquanto fazem a atividade, verificando o grau de dificuldade de cada um. Peça a alguns alunos que façam a leitura das sentenças e cheque as respostas dos alunos.    Respostas: a. while, b.when, c. when,  d. when,  e. while. 
  2. Opcional: peça que alguns alunos representem as situações à frente da classe, enquanto outro aluno lê as sentenças em voz alta.

2ª aula

STEP 3

Atividade 1

Escreva a palavra “embarrassed” no quadro e faça uma “cara de envergonhado(a)”.

Leia a pergunta proposta e deixe que os alunos respondam livremente, em português ou inglês. O importante é que eles se conscientizem do tipo de texto que lerão.

Atividade 2

Peça aos alunos que formem pares e que se auxiliem na leitura do texto e para realizar as atividades. Oriente-os a tentar inferir o significado das palavras do texto antes de procurá-las no dicionário. Uma boa estratégia também é destacar aquelas palavras mais fáceis / conhecidas. 

Respostas:

a. Respostas pessoais.

b. Verbs in the past continuous: was talking / flirting, were walking. / Verbs in the past simple: rang, offered, couldn’t take, ran into, was, didn’t laugh.

c. “… when the bell rang.” / “… a s we were walking…”

d. Because she wasn’t looking at the way; she was looking at the guy.

e. No, he didn’t. He was polite and didn’t want to make her more embarrassed.

f. In magazines (usually for teens), on the Internet

g. Resposta pessoal. 

3ª aula

h. Leia o enunciado bem como o passo a passo. Incentive os alunos a escreverem seus relatos usando a linguagem e estrutura que já sabem e que acabaram de aprender, evitando assim que usem o dicionário desnecessariamente. Monitore os alunos enquanto eles realizam esta atividade, certificando-se de que eles estão passando por todas as suas etapas. Caso o aluno não recorde algum fato semelhante ou esteja com vergonha de relatá-lo, ele pode inventar um. Após as correções necessárias e reescrita do parágrafo, além do quadro "Shamewall", os alunos também podem postar seus "micos" em um blog da escola ou sala, se houver. 

4a aula

STEP 4

Atividade 1

Peça aos alunos que completem a tabela passando a sentença dada em cada  item para os tempos present simple, past simple ou past continuous. Peça que estejam atentos porque há sentenças nas formas negativa e interrogativa. Apesar desse exercício ser um pouco mecânico e estrutural, ele é útil aqui para que o aluno reveja e coloque em prática as regras trabalhadas por ele.

Respostas: 

a. I read magazines. / I read magazines. / I was reading a magazine.

b. I go to the cinema. / I went to the cinema. / I was going to the cinema.

c. She doesn’t cook lunch at home. / She didn’t cook lunch at home. / She was cooking lunch at home.

d. They watch TV at home. / They watched TV at home. / They were watching TV at home.

e. Does he brush his teeth? / Did he brush his teeth? / Was he brushing his teeth?

f. We don’t work in that room. / Did he work in that room? / We weren’t working in that room.

g. They eat in the same restaurant. / They ate in the same restaurant. / They were eating in the same restaurant.

h. We do yoga. / We did yoga. / We were doing yoga.

i. I have a shower. / I had a shower. / I was having a shower.

STEP 5 - Comic Strips

Leve os alunos ao laboratório de informática e peça que acessem os links de cada tirinha e que escolham o tempo verbal correto para cada uma delas. Opcionalmente, essa atividade também pode ser feita como para casa e os alunos podem acessar outras tirinhas e até escrever sentenças usando as formas praticadas.

Links

1. http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/tira64.htm (Acesso em 18/09/09)

2. http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/tira101.htm (Acesso em 18/09/09)

3. http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/tira98.htm (Acesso em 18/09/09) 

Respostas:

1. a.was coming/ was cutting off      

2. a. interrupted / was singing   b) was singing /threw

3.a. rang/ were having      b. rang /wasn’t having

5a aula - Avaliação

STEP 6

1. Leia a pergunta e peça que os alunos a respondam em inglês. Revise as possíveis "short answers" nesse caso: Yes, I do. / No, I don't. Em seguida, peça que leiam as demais perguntas e as respondam em inglês. Estabeleça um prazo de aproximadamente 5 minutos e corrija a atividade escre vendo algumas respostas no quadro. Respostas p essoais. 

2. Pergunte se os alunos já jogara m / brincaram de "Alibi". Se algum aluno disser que sim, peça que ele(a) explique as regras do jogo. Em seguida, leia as instruções com os alunos e certifique-se de que compreenderam bem as regras do jogo. Caso não haja tempo suficiente, os alunos podem preparar seus álibis bem como suas perguntas para a investigação ne ssa aula e realizar a investigação na próxima (6a aula). Isso inclusive trará mais "suspense" à atividade e poderá deixar os alunos mais motivados. 

Avaliação

Como avaliação de aprendizagem, sugerimos orientações apresentadas para a 5a aula, no item Estratégias e Recursos da aula.

Outra proposta é a criação de cartazes com frases no Past Continuous e as respectivas ilustrações dessas frases. O material produzido poderá ser exibido na sala para que eles tenham esse recurso visual frequente. Isso auxilia os alunos na internalização do conteúdo. Não se esqueça de estabelecer critérios para a criação do cartaz (organização visual, ilustrações, ortografia/spelling, etc).

Para uma avaliação oral, caso seu trabalho tenha o foco na oralidade, mostre duas figuras ao aluno e peça-o para dizer uma frase usando o Past Continuous e WHEN/WHILE, usando os dois verbos que eles vêm na figura.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.