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Centro de Massa – O curioso caso da Torre de Pisa

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo e Lívia Raposo Bardy

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nestas aulas o aluno poderá compreender o conceito de Centro de Massa e como a Física pode ajudar no desempenho de alguns esportes.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos, uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.

Motivação:

Sugerimos que o professor, na sala de aula, peça para que os alunos se organizem em duplas e instigue a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado, apresentando a imagem da Torre de Pisa (Fig. 1). Pergunte aos alunos o porquê desta Torre não cair, já que ela tem uma inclinação bem acentuada.

Observação: É recomendável que a figura seja impressa em uma folha tamanho A4, para que fique evidente a inclinação da Torre, e que esta seja distribuída para cada dupla.

Figura 1 – Torre de Pisa.
Imagem disponível em: http://engenhariaunasp.files.wordpress.com/2007/05/torre-pisa.jpg. Acesso em: 15 Set. 2009

Após, ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que estas questões poderão ser esclarecidas durante o decorrer destas aulas.

Atividade 1

Inicie esta atividade convidando dois alunos e duas alunas à frente da sala de aula, dizendo que eles participarão de uma experiência.
Neste momento, será colocado uma tampinha de caneta no chão e um aluno por vez terá que pegar a caneta com a boca, sendo que este estará ajoelhado (Fig. 2) e com as mãos para trás.

Figura 2 – Demonstração do experimento.
Imagem retirada do vídeo postado abaixo.

Após os alunos tentarem pegar a tampa de caneta com a boca, estando de joelhos e mãos para trás, sugerimos que o professor questione por que as meninas conseguem pegar a tampa da caneta com a boca, estando na posição descrita acima, e os meninos não.

Em seguida, o professor poderá apresentar o vídeo (Fig. 3) postado a seguir, que tem duração de 2 minutos e 49 segundos. Este vídeo detalha a mesma experiência feita com os alunos e fornece uma explicação mais clara e completa.

Recurso:
http://www.youtube.com/watch?v=AupXJkENLQs

Figura 3 – Imagem do recurso.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Pergunte aos alunos que conceito Físico está relacionado com este experimento. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que o conceito Físico fundamental envolvido neste experimento é o Centro de Massa. Ressalte que todos nós temos um Centro de Massa e quando nos inclinamos para pegar a tampa ele se desloca junto conosco, o que pode fazer com que caiamos.

No caso das meninas, o Centro de Massa delas está localizado entre o umbigo e o quadril. Já nos meninos, este se encontra entre o umbigo e o tórax (peito). Assim sendo, quando as meninas se inclinam para pegar a tampinha da caneta com a boca, o Centro de Massa delas não sai da base do corpo no chão, o que faz com que elas não caiam no chão. No caso dos meninos, o Centro de Massa deles sai da base quando eles se inclinam, fazendo assim com que eles caiam.

Em seguida, considerando que todos os objetos têm Centro de Massa, pergunte aos alunos se este conceito pode ser visualizado em alguma construção civil - prédios, casas, estátuas etc. Após ouvir as opiniões dos alunos, explique a eles que até as construções tem Centro de Massa, como todo e qualquer objeto.

Em seguida, peça para os alunos se lembrarem da atividade feita no início destas aulas e pergunte se o fenômeno da Torre de Pisa tem alguma relação com o Centro de Massa – tal como visto no experimento da tampinha de caneta.

Propicie que os alunos compreendam que esta torre somente cairá quando a linha vertical, que representa o Centro de Massa, sair da base de apoio desta (Fig. 4) - da mesma forma que acontece com os meninos quando tentam pegar a tampinha.

Figura 4 – Demonstração do Centro de Massa da Torre de Pisa.
Imagem disponível em: http://img218.imageshack.us/img218/7420/pisaa.gif. Acesso em: 15 Set. 2009

SUGESTÃO

Juntamente com o professor (a) de Educação Física poderá ser desenvolvido um trabalho com apresentações de seminários para a própria turma. Forme grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes, e proponha que  e cada um deles faça pesquisas (na internet e livros) sobre um dos temas propostos abaixo e tentem relacionar conceitos físicos (Força, Energia, Torque, Mecânica etc.), principalmente o do Centro de Massa, na prática destes esportes.

Futebol Americano (Fig. 5);
Site para pesquisa: http://esporte.hsw.uol.com.br/fisica-do-futebol-americano4.htm

Taekwondo;
Site para pesquisa: http://www.academiaequilibrio.org/taekwondo/ciencia.html

Esportes Radicais;
Site para pesquisa: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-fisica-nos-esportes-radicais.htm

Judô;
Site para pesquisa: http://paje.fe.usp.br/~mef-pietro/mef2/app.upload/4/_mefmi_006.pdf

Ginástica;
Site para pesquisa: http://www.cadtec.dees.ufmg.br/NucleoEAD/Forum/Arquivos/Universidade%20Federal%20de%20Minas%20Gerais.pdf

Ciclismo;
Site para pesquisa: http://www.ciclismobrasil.com.br/003/00301015.asp?ttCD_CHAVE=89518

Atletismo;
Site para pesquisa: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000300018

Figura 5 – Futebol americano.
Imagem disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/physics-pack.jpg. Acesso em: 15 Set. 2009

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos nas atividades - discussões, na apresentação dos seminários e peça para que eles pesquisem na internet ou em livros cinco (5) situações onde fica evidenciado o efeito do Centro de Massa.

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