Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A POÉTICA DAS MANDALAS

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer  produções artesanais em mandalas;
 Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de objetos decorativos com enfoque na temática das mandalas;
 Exercitar a prática do mosaico rendado através do desenho com tesoura;
 Produzir plasticamente propostas em mandalas com papel, à luz do referencial teórico-plástico estudado;

 Perceber a importância da reciclagem em relação ao meio ambiente, bem como enquanto meio de se obter materiais descartados no cotidiano para a sua possível ressignificação em objeto de arte.

Duração das atividades
• Sete aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras/objetos;
• Propostas em recorte e colagem para desenvolvimento da coordenação motora fina;
• Trabalhos com repetição e seriação;
• Origami e Kirigami;
• Arte x Artesanato.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 Pesquise conceitos e/ou definições de MANDALA e prepare uma conversa informal, no nível de sua turma, sobre essas palavras e o seu significado;
Sugestão:
A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer "círculo mágico" , um círculo de energia. A Mandala é constituída por desenhos geométricos - basicamente círculos, quadrados e triângulos - que se inscrevem uns aos outros formando ou se entrelaçando  imagens simbólicas formando um grande círculo contendo várias imagens significativas. A Mandala é a expressão visual do retorno à Unidade pela delimitação de um espaço - o espaço dentro do círculo - símbolo do "espaço sagrado". A circunferência que delimita a Mandala tem como origem o próprio ponto central e limita esse espaço circular separando-o do restante do "todo". Este espaço então é preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas, resultando numa representação gráfica da relação dinâmica entre o Homem e o Cosmo. Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje as Mandalas são usadas como focos de meditação, para atrair abundância material e sorte nos negócios, para amenizar as dificuldades, para captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas.
http://annalu_frussa.sites.uol.com.br/oqueemandala.htm


 Apresente a artesã Carla Tennenbaum e a sua produção artesanal em mandalas:

A artista plástica Carla Tennenbaum criou em 2000 a EvaMaria, prestando uma homenagem a dois símbolos da alma feminina: Eva e Maria. Eva também pode ser traduzido por Etil-Vinil-Acetato, o famoso EVA, material utilizado por Carla para a confecção de suas peças. As mandalas produzidas pela artesã já receberam prêmios da Fundação de Design Latino Americano e da Organização das Nações Unidos para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Mais recentemente, a EvaMaria foi uma das unidades produtivas que receberam o Top 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae. Carla Tennenbaum formou-se em história na Universidade de São Paulo, mas sempre esteve ligada às artes plásticas. Um curso de design com os famosos irmão Campana despertou na paulistana o gosto pelas formas e cores. Ao passear no bairro do Braz, centro de São Paulo, Carla incomodou-se com o destino das sobras de EVA das indústrias e lojas do local. Tudo era jogado no lixo. “O EVA é um produto derivado do petróleo. Eu descobri que esse material não é reciclável e pela legislação brasileira ele é passível de ser jogado em aterro sanitário. Ele não é perigoso, não é tóxico, mas é desperdiçado às toneladas, ocupa um espaço muito grande, e é gostoso de trabalhar", diz. Carla começou fazendo experiências por hobby e descobriu os efeitos visuais que as sobras produziam quando unidas. Em 2001 surgiu a primeira mandala. “Passei dois anos usando cola e arame. Por ser um produto difícil de colar, o material era muito tóxico. Por isso, decidi então pesquisar até encontrar uma solução que não usasse a cola”.

Fonte da imagem e do texto disponível em:

http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/reciclagem/preocupacao-com-reciclagem-leva-artista-plastica-a-produzir-mandalas-9098.asp


 Perceba que o texto traz a formação da profissional enqu anto Historiadora e não como Artista Plástica;
 Comente com seus alunos a diferença entre o artista plástico e o artesão, enfatizando também a produção contem porânea em arte X ar tesanato;
 Mostre imagens de trabalhos/objetos com ênfase em mandalas;

http://somostodosum.ig.com.br/clube/mandalas/34.jpg

http://jcluminarias.files.wordpress.com/2009/05/conjunto-de-mandalas2.jpg


http://jcluminarias.files.wordpress.com/2009/05/conjunto-de-mandalas2.jpg

 Solicite aos alunos para que façam um estudo de croquis de mandalas em papel sulfite e grafite;

Aula 2


 Retome com os alunos os estudos de croquis realizados na aula anterior, anexando os trabalhos na parede de modo a viabilizar a apreciação e o olhar, para isso, deixe que os comentários/críticas floresçam no grupo.

 Ajude cada aluno a escolher o seu melhor croqui dentre o estudo elaborado e disponibilize outra folha de papel sulfite para a realização do desenho definitivo;

 Entregue a cada aluno uma bandeja de isopor (ou prato de papelão ou embalagem de pizza) e apresente como suporte para a proposta de pintura com tinta acrílica;

 Explique como se faz a transferência do desenho para o suporte, usando papel carbono ou reproduzindo a imagem construída;

Aula 3


 Organize as mesas, as tintas, os pincéis, as vasilhas com água para limpeza dos pincéis na troca de cores, tecido ou papel toalha para secar os pincéis e azulejo ou prato para a utillização e manuseio das tintas;

 Inicie com o grupo a pintura com acrílica sobre as mandalas desenhadas nas bandejas de isopor;

Aulas 4 e 5

 Continue o processo de pintura em acrílica, dando assistência individual aos alunos;

 Insista no cuidado com o material coletivo e no capricho com o trabalho artístico;

 Organize com os alunos a exposição das mandalas no contexto escolar.

Mandala – Pintura em acrílica sobre prato de isopor
3º ANO 2008 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Mandala – Pintura em acrílica sobre prato de isopor
3º ANO 2008 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Mandala – Pintura em acrílica sobre prato de isopor
3º ANO 2008 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 6

 Retomando o referencial teórico sobre Mandalas, convide seus alunos a realizarem exercícios de desenho livre com tesoura. Para isso, entregue retalhos variados de papel e deixe que experimentem a criação de formas sem o convencional uso do lápis;

 Entregue uma folha de papel sulfite ou qualquer papel de gramatura fina (papel fantasia ou seda) no tamanho A4 para cada aluno e oriente a turma para dobrar ao meio, no sentido vertical, cuidando para vincar corretamente na união das quatro pontas da folha;

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

 Continue dobrando a folha, ao meio de novo, agora obtendo a divisão em quatro;

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

 Novamente a dobradura para obter a divisão em oito partes. Seguem-se os passos:

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Mostre aos alunos como se deve proceder no desenho com a tesoura: com o papel dobrado em oito partes, desenhar com a tesoura tirando formas do papel, usando os quatro lados do retângulo formado na dobradura;

Alunos 3º Ano desenhando com a tesoura no papel dobrado
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis


 Chame a atenção para o cuidado em não retirar o vinco todo - “inteiro” (linha imaginária que contorna o triângulo de papel), ou seja, a cada recorte, deve-se deixar um espaço entre o próximo, para não despencar em muitos pedaços (esse é o segredo do trabalho!);

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis


 Os desenhos com a tesoura feitos em cada um dos quatro lados do retângulo, devem ir até o meio papel;

Trabalho de desenho com tesoura em papel dobrado pronto para abrir/desdobrar
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

 Convide os alunos para a surpresa: - Desdobrar devagarinho o papel para não rasgar a trama construída com os recortes de desenho com tesoura;

1ª abertura do papel dobrado
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

2ª abertura do papel dobrado
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

3ª abertura do papel dobrado (seis partes)
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

4ª abertura do papel dobrado (oito partes)
Mandala em Kirigami Radial (sem passar)
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 7


 Para retirar as marcas das dobras do papel, leve para a sala de aula um ferro elétrico e um tecido grosso. Prepare um canto da sala para que os alunos  passem os trabalhos a ferro quente, cuidando para colocar uma folha de papel por cima do mosaico rendado de modo a proteger para não rasgar. Devido às muitas formas criadas e vazadas no papel, este torna-se frágil e o ferro poderá entrar em um dos “buracos” e destruir a composição plástica;

Alunos 3º Ano passando o trabalho
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Kirigami Radial – Mandala Vazada - 3º Ano/2009
Criação: Soraia Lelis
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis


 Leve cola e folhas de papel colorido (Creative Paper, Filipinho ou color-set) em tamanho A4 para a sala de aula e convide os alunos a emoldurarem o trabalho, criando um suporte/base para abrigar o Kirigami;

Composição plástica em Kirigami Radial (Papéis Fantasia e Seda sobre Color set preto)
Alunos 3º Ano/2008 – ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Vitor Marcelino

Composição plástica: Mandalas em Kirigami Alunos 3º Ano/2008
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Vitor Marcelino


 Solicite aos alunos para criarem uma definição para o termo MANDALA;

 Exponha as produções e converse com os alunos retomando os conceitos estudados anteriormente: repetição de elementos gráficos, figura e fundo, cores e formas.

Composição plástica em Kirigami
Exposição Coletiva - Alunos 3º Ano/2008
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Vitor Marcelino

Recursos Complementares


 Mandala: s.f. Símbolo hindu ou budista do universo; em especial um círculo com um quadrado inscrito, tendo uma divindade a cada lado. (Disponível em

<http://www.dicio.com.br/mandala/> Acesso em: Maio/2008)

 Mosaico - A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música, que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos. (Disponível em

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosaico> Acesso em Agosto/2008).


 Pintura – Arte ou técnica de aplicar as tintas sobre uma superfície, geralmente plana, representando figuras conhecidas ou imaginárias, tendo a cor como elemento básico. ((BELLINI, Antônio. A arte de educar – Cartilha de Arte e Educação para professores do Ensino Fundamental e Médio. Antônio Bellini Editora & Cultura: São Paulo, 2003).

Avaliação

• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.

Recursos educacionais
Nome                                         Tipo
Aula expositiva                           Teórica
Apreciação de imagem de obras   Teórica
Pintura                                       Prática
Origami e kirigami                       Prática

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Paula Marinho, não há uma instituição , Pernambuco - disse:
    marinhopaula@hotmail.com

    25/02/2014

    Cinco estrelas

    adorei o conteúdo e a simplicidade do site que facilita o entendimento a qualquer pessoa que esteja pesquisando sobre o assunto. Parabéns!


  • roberto lim, eacola abel aquino , Rio Grande do Norte - disse:
    prlima13@hotmail.com

    24/01/2014

    Cinco estrelas

    gostei muito do texto.


  • elaine, escola municipal conselheiro luiz viana , Bahia - disse:
    elainebispo27@hotmail.com

    02/11/2011

    Cinco estrelas

    aula clara e objetiva 100% adorei


  • Alecssandra S Bresciani, E. E. Francisco Brasileiro , São Paulo - disse:
    asbres@hotmail.com

    10/09/2011

    Cinco estrelas

    acredito que trabalhar as mandalas tras alem do desenvolvimento motor um equilibrio comportamental ao aluno treinando a paciencia e a colaboração


  • Ana Paula Barbosa Rocha Santos, E.M. ESTOLINO PEIXOTO DA ROCHA , Rio de Janeiro - disse:
    anapbrs@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Além de despertar o interesse dos alunos o resultado final é lindo de se ver. Parabéns!


  • Luciana Amatnecks, Escola Viva , Rio Grande do Norte - disse:
    lucianaamatnecks@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Conteúdo claro e objetivo. Exatamente aquilo que eu preciso para trabalhar em sala. Ótimo. Obrigada!


  • monica, iebb , São Paulo - disse:
    monica_lmarques@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Super criativa


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.