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Ironia – uma estratégia do dizer

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar criticamente juízos de valor e discursos implícitos presentes em charges e crônicas;
  • identificar a ironia como uma estratégia do dizer para se produzir determinados efeitos de sentido;
  • reconhecer a ironia como um recurso linguístico utilizado para fazer denúncias, críticas, etc;
  • Identificar pontos semelhantes entre uma crônica de humor e a charge;
  • produzir um texto irônico.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • demonstrar habilidades básicas de leitura;
  • conhecer a estrutura do gênero discursivo gênero crônica;
  • relacionar um texto com seu contexto situacional e linguístico.
Estratégias e recursos da aula
                   
  • apresentação de vídeos;
  • utilização do laboratório de informática - atividades em pequenos grupos em sala de aula.


AULA 1

Atividade 1

Para motivar os alunos a respeito da temática da aula, qual seja: identificar e empregar a ironia como estratégia do dizer, na construção determinados efeitos de sentido - uma vez que a ironia consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa - o professor poderá apresentar aos alunos a seguinte charge disponível em:

www.blogideias.com/.charge-irnica-do-dia.html

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Como estratégia para atualização do conhecimento prévio do aluno, o professor deverá propor aos alunos algumas questões apresentadas a seguir.
1. Dentre as características de uma charge, destaca-se a articulação entre diferentes linguagens, especificamente a verbal e a visual. Estabeleça essa relação na charge apresentada.

2. Além da linguagem das imagens que outro recurso é responsável pelo estabelecimento do humor na charge?

3. Qual é o conhecimento de mundo necessário para a compreensão da charge?

4. Qual a crítica /denúncia que se pode depreender com a leitura desta charge?

Os alunos poderão responder às perguntas propostas por escrito ou oralmente.

Aula 2
Atividade 1

Com o objetivo de mostrar aos alunos que assim como nas charges, há crônicas que podem transmitir um posicionamento crítico sobre personagens e fatos políticos por meio do humor, o professor deverá apresentar a crônica “O povo” de Luiz Fernando Veríssimo.

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para pesquisar sobre Luis Fernando Veríssimo e sua obra.

Informações disponíveis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luis_Fernando_Verissimo

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u487.jhtm

Atividade 2

Em sala de aula, antes de entregar uma cópia do texto aos alunos, o professor deverá fazer algumas perguntas aos alunos como estratégia de antecipação da leitura a ser realizada.

1. Vivemos numa sociedade dividida em classes, portanto, em que há pobres e ricos. Pode-se afirmar que cada classe tem seu modo de ver o mundo, a sua ideologia?

2. Qual é a ideologia dominante?

3. O povo (os pobres) contribuem para haja uma sociedade melhor? De que forma?


Aula 3


Atividade 1

Na sala de aula, o professor deve solicitar aos alunos que façam a leitura silenciosa da crônica "O povo".

O povo


Não posso deixar de concordar com tudo que dizem do povo. È uma decisão impopular, eu sei, mas o que fazer? É a hora da verdade. O povo que me perdoe, mas ele merece tudo que se tem dito dele. E muito mais.
As opiniões recentemente emitidas sobre o povo até foram tolerantes. Disseram, por exemplo, que o povo se comporta mal em grenais. Disseram que o povo é corrupto. Por um natural escrúpulo não quiseram ir mais longe. Pois eu não tenho escrúpulo.
O povo se comporta mal em toda parte, não apenas no futebol. O povo tem péssimas maneiras. O povo se veste mal. Não raro, cheira mal também. O povo faz xixi e cocô na escala industrial. Se não houvesse povo, não teríamos o problema ecológico. O povo não sabe comer. O povo tem um gosto deplorável. O povo é insensível. O povo é vulgar.
A chamada explosão demográfica é culpa exclusivamente do povo. O povo se reproduz numa proporção verdadeiramente suicida. O povo é promíscuo e sem-vergonha. A superpopulação nos grandes centros se deve ao povo. As lamentáveis favelas que tanto prejudicam nossa paisagem urbana foram inventadas pelo povo, que as matem contra os preceitos da higiene e da estética.
Responda sem meias-palavras: haveria os problemas de trânsito se não fosse pelo povo? O povo é um estorvo.
É notória a incapacidade política do povo. O povo não sabe votar. Quando vota, invariavelmente vota em candidatos populares que justamente por agradarem o povo, não podem ser boa coisa.
O povo é pouco saudável. Há sabidamente, 95 por cento mais cáries dentárias entre o povo. O índice de morte por má nutrição entre o povo é assustador. O povo não se cuida. Estão sempre sendo atrelados. Isto quando não se matam entre si. O banditismo campeia entre o povo. O povo é ladrão. O povo é viciado. O povo é doido. O povo é imprevisível. O povo é um perigo
O povo não tem a mínima cultura. Muitos nem sabem ler ou escrever! O povo não viaja não se interessa por boa música ou literatura, não vai a museus. O povo não gosta de trabalho criativo, prefere empregos ignóbeis e aviltantes. Isto quando trabalha, pois há os que preferem o ócio contemplativo, embaixo de pontes. Se não fosse o povo nossa economia funcionaria como máquina. Todo mundo seria mais feliz sem o povo. O povo é deprimente. O povo deveria ser eliminado.
Luis Fernando Veríssimo


Disponível no site:

http://www.muraldavila.com.br/site/?pg=noticia&id=1375

Atividade 2

Após a leitura do texto, os alunos deverão responder às seguintes perguntas:

1. Na organização do texto, pode-se perceber que há uma oposição básica: povo versus elite. Quais são as idéias que se opõem em relação a esse dois pólos, respectivamente?
2. Identifique no texto trechos em que culpam o povo:
a. pelos problemas de trânsito.
b. pela explosão demográfica.
c. pelas eleições mal sucedidas
3. Frases convencionais, cristalizadas, tais como “o povo não sabe votar” que passam a ser tomadas como “verdades” são responsáveis pela manutenção da ideologia dominante.
Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
4. O autor usa em seu texto, a estratégia do dizer – ironia - que consiste em dizer uma coisa para que se entenda outra. Portanto, quando o autor critica o povo, na verdade, quem ele está criticando?
5. A estratégia usada pelo autor possibilita que se estabeleça um jogo de imagens: o interlocutor pensa que ele é alguém que na verdade ele não é. Explique essa afirmação.
6. Esse jogo de imagens criado pelo autor estabelece no texto a ironia. Comente.
7. Retire uma passagem do texto que comprove dizer que na verdade, o fator econômico determina os hábitos do povo.
8. De acordo com a ideologia da classe dominante, o homem do povo é uma vítima do sistema, ou um ser “inferior de nascença”?

Aula 4

Atividade

Produção de texto

Assim como Luís Fernando Veríssimo, produza um texto irônico usando a ironia como estratégia do dizer para criticar um determinado grupo social e seus preconceitos em relação a outro grupo.


Sugestões:
a. Os adolescentes – uma crítica que ironiza o modo como os adultos veem os adolescentes.
b. Os alunos – uma crítica que ironiza como os professores/ educadores veem os alunos.

Recursos Complementares


O professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles digitem as suas produções de texto.

Avaliação

O professor recolherá os textos dos alunos para avaliação, com a finalidade de verificar como cada aluno desenvolveu a proposta e se atingiu o objetivo da produção. Por meio da produção escrita dos alunos, o professor poderá também avaliar o aluno em leitura, uma vez que o emprego adequado da ironia como estratégia do dizer comprovará que o aluno atingiu também os objetivos propostos para a leitura dos textos trabalhados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Eliane, Ex- professor, querendo recomeçar , Rio de Janeiro - disse:
    lillifonseca@globo.com

    11/03/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns! Aula bem elaborada. Com texto bem escolhido e perguntas que fazem pensar.


  • samara, unb , Distrito Federal - disse:
    samyuris@gmail.com

    30/10/2010

    Cinco estrelas

    Que aula maravilhosa!


Sem classificação.
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