Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Onde moram os mortos.

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades, o aluno deverá compreender a organização do espaço urbano, mais especificamente a presença dos cemitérios neste espaço e suas relações com a valorização imobiliária.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem:

- saber diferenciar cidade de município;

- saber o que é espaço urbano.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

professor, apresente aos alunos o vídeo da History Channel, disponível no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=QRzFvqX2Dno).

A duração é de 9'18" (nove minutos e dezoito segundos).

A partir do vídeo, questione os alunos a respeito. O que mais chama a atenção no vídeo? Traga a discussão para o local onde moram:

- Em nossa sociedade, o que é mais comum fazer com os mortos?
- Para onde os corpos dos mortos são levados?
- Onde fica este lugar? E, como este lugar é?

Naturalmente os alunos vão citar os cemitérios, pois eles estão presente em nosso quotidiano, muitas vezes bem próximos.

A partir daí, professor, faça um breve histórico da localização dos cemitérios, retorne a partes do vídeo para a explicação:

  1. dentro das igrejas;
  2. ao lado das igrejas;
  3. distantes do núcleo urbano;
  4. engolidos pelo núcleo urbano.

As imagens a seguir mostram a localização de 03 cemitérios. Nas 03 o balão azul localiza o cemitério.

Imagem 1 - Cemitério de Montparnasse (Paris/França) - Imagem obtida em 15/set/2009 por meio do Google maps (maps.google.com.br).

Imagem 2 - Cemitério Água Verde (Curitiba - Paraná). Imagem obtida em 15/set/2009 por meio do Google maps (maps.google.com.br).

Imagem 3 - Cemitério da cidade de Faxinal, no interior do Paraná. Imagem obtida em 15/set/2009 por meio do Google maps (maps.google.com.br).

Questione e converse com os alunos a respeito da organização do espaço "cemitério" da cidade:

  • Como ele está organizado?
  • Há semelhanças entre a organização do espaço urbano e a organização do cemitério?
  • Nas cidades e nos cemitérios é possível identificar diferenças sociais? Como?
  • Também questione a respeito da localização dos cemitérios: onde estão localizados?
  • Onde deveriam estar localizados? Por quê?
  • O cemitério da cidade fica próximo ou distante do núcleo urbano? Ou foi "engolido" pela cidade?.
< p>Esta discussão deve abordar que cidades e cemitérios têm arruamento, ar borização (ou não), construções maiores e caras e outras mais simples. Dos cemitérios apresentados nas imagens, dois deles (Paris e Curitiba) estão dentro da cidade, em regiões chamadas "nobres", onde terrenos, casas ou apartamentos são caros. Em muitas cidades grandes, a p roximidade do cemitéri o permite ao imóvel ensolação e ventilação e isso o valoriza. O terceiro cemitério apresentado é numa cidade do interior do Paraná e, observe, fica distante do núcleo urbano, mas dentro do município; nas proximidades dos cemitérios de cidades do interior, os terrenos/casas não são muito caros ou o cemitério tem o entorno voltado para atividades agrícolas.

laboratório de informática

Atividade em grupo (grupos com 03 alunos): professor, convide seus alunos para que, no laboratório de informática, localizem o cemitério local no sítio Google maps (maps.google.com.br) e anotem suas observações a respeito de sua localização e entorno. Eles podem, ainda, procurar outros cemitérios em outras cidades e os que estão apresentados acima, também observando e anotando a localização e o entorno. Estes mapas devem ser salvos e compartilhados para todos vejam todas as buscas e possam fazer a análise. As análises de cada grupo devem ser apresentadas para o grande grupo.

Solicite aos estudantes que pesquisem o valor de cada terreno em diferentes cemitérios, usando buscadores da internet para discutirem a questão da valorização imobiliária, inclusive investigando o valor dos imóveis próximos aos cemitérios dos locais selecionados. Não esqueça de inserir a sua cidade na pesquisa.

A expressão do nível de aprendizagem dos estudantes pode ser através de um texto dissertativo, onde ele deverá demonstrar sua compreensão sobre a organização do espaço urbano, mais especificamente a presença dos cemitérios neste espaço e suas relações com a valorização imobiliária.

prática social final

Professor, utilize um o vídeo "cemitério de Seia" para esta etapa da aula (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gB_8LhjVIR4). É o projeto de um novo cemitério para a cidade. Sendo o cemitério um espaço que faz parte de nossa cultura, neste momento para os alunos podem conversar a respeito do que há e do que não há no cemitério local; o que precisaria ter para melhor atender a comunidade.

Os alunos também podem fazer verificação sobre o funcionamento do cemitério da cidade: como é a administração, quais os horários, se há padroniação para as construções.

Recursos Complementares

1. Sobre cemitérios e Geografia, você pode ler:

1. Folhas: CEMITÉRIOS.... CIDADE DOS MORTOS ORGANIZADA PELOS VIVOS? da prof. Valquiria Renk - o texto analisa a produção do espaço urbano e a produção e organização do espaço interno do cemitério, em consonância com a sociedade em que está inserido. O cemitério reproduz o padrão de organização espacial na medida em que estabelece espaços de circulação, espaços destinados à população de maior ou menor renda.

Disponível no Portal Dia-a-dia Educação:

http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_detalharFolhas.php?codInscr=4028&PHPSESSID=2009091915062391. É preciso estar logado para acessar.

2. O vídeo imicial é o número 1, há mais quatro partes, dando continuidade ao assunto, os endereços são:

- parte2: http://www.youtube.com/watch?v=EZ8GtPFIC54 ;

- parte3: http://www.youtube.com/watch?v=glrSGtBPrU0 ;

- parte4: http://www.youtube.com/watch?v=sRC3w64_kqc ;

- parte5: http://www.youtube.com/watch?v=_lmYOOUQD1w.

Avaliação

A avaliação deve ser feita no decorres dos encontros, considerando:

a) participação na discussão a partir dos slides/álbum seriado;

b) participação com contribuições no decorrer da instrumentalização;

c) realização da atividade no laboratório de informática;

d) pertinência nas considerações apresentadas pelo grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Luísa Domingues Ferreira, CURSO EPROINFO , Mato Grosso - disse:
    mldferreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    OLÁ ,SOU PROFESSORA DE GEOGRAFIA, E JÁ QUESTIONEI SOBRE OS PREÇOS DOS TERRENOS DO CEMITÉRIO.ACHEI DE SUMA IMPORTÂNCIA, A RELAÇÃO DE ESPAÇO E A CONSIDERAÇÃO COM OS CEMITÉRIOS,PORQUE NO NORMAL QUASE NEM SE FALA DESTE LOCAL ,E AS IGREJAS E NOSSA CULTURA APENAS ENTERRA OS MORTOS SEM NEM SABER O QUANTO ELE É IMPORTTQANTE PARA O MEIO URBBANO.E AINDA COM ESTA AULA DÁ TAMBÉM PARA COLOCAR NOS ALUNOS O INTERESSES EM MUITOS TEMAS POUCO ABORDADOS EM NOSSAS AULAS.MUUITO OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.