25/09/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
• Conhecer um pouco da vida e obra da escritora Ruth Rocha;
• interpretar a obra “Quem tem medo de ridículo” e reconhecer que as pessoas têm muito receio de se sentirem envergonhadas;
• interagir em grupo e falar sobre situações embaraçosas;
• treinar a escuta por meio de uma atividade lúdica.
• É importante que os alunos saibam o significado de algumas expressões populares, como “pagar mico”, “ser careta”; e ainda o significado da palavra “ridículo”. Se o professor achar necessário, poderá trabalhar essas expressões previamente.
Aula 1
O professor deverá começar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem alguma obra da escritora Ruth Rocha. Se algum aluno disser que não conhece, o professor poderá citar algumas das obras mais conhecidas da autora, como “Atrás da porta”, “Historinhas Malcriadas” e “Marcelo, Marmelo, Martelo”.
Em seguida, o professor deverá explicar aos alunos que eles farão uma atividade chamada “Loteria Ruth Rocha”, que consiste em definir se as frases a respeito da vida e obra de Ruth Rocha são verdadeiras ou falsas.
Importante: A atividade de "loteria" direciona os alunos para os aspectos mais importantes do vídeo fazendo com que se atentem mais a ele.
Loteria Ruth Rocha
• Os alunos deverão ler as assertivas a respeito da vida e obra de Ruth Rocha.
• Em seguida, eles decidirão (por sorte ou dedução) se a assertiva é verdadeira ou falsa e escreverão V ou F no espaço demarcado.
• Depois os alunos farão a correção de acordo com o vídeo que será apresentado
• Vencerá o aluno que tiver o maior número de acertos.
Em seguida, o professor colocará o vídeo sobre a vida e obra de Ruth Rocha, disponível nos Recursos Educacionais do Portal do Professor, para que os alunos façam a correção da atividade. O aluno que vencer poderá ganhar um prêmio, de acordo com o que o professor combinar com eles. O prêmio poderá ser uma caixa de bombons ou outro.
Aula 2
Nesta aula, o professor levará para a sala o livro “Quem tem medo de ridículo”, que está disponível no site
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_il01.htm
Importante: O livro está disponível "on-line", mas se o professor preferir poderá salvá-lo em um arquivo de imagens e mostrá-lo aos alunos sem a necessidade da conexão com a Internet.
Durante a leitura, é importante que o professor chame a atenção dos alunos para as imagens, interpretando-as. Deverá também conversar a respeito desse medo que as pessoas têm de passarem por situações embaraçosas ou os tão comentados “micos”.
Após a leitura, o professor solicitará aos alunos que, em trios, conversem a respeito dos “micos” que já pagaram. Depois da conversa, o professor selecionará alguns alunos para falarem sobre o que conversaram para toda a turma. No quadro, o professor então escreverá os versos finais do livro:
“Por isso, cada um de nós
Será ridículo quando
Ficar muito preocupado
Com que os outros tão pensando.”
Em seguida, solicitará aos alunos que falem oralmente se concordam com os versos.
Importante: O professor deverá conduzir bem essa conversa para que os alunos compreendam corretamente a mensagem que o livro transmite.
Feito isso, o professor pedirá aos alunos que escrevam em uma folha os “micos” que já “pagaram”. As produções culminarão em um mural que terá o título do livro “Quem tem medo de ridículo?”
Importante: O mural da sala poderá ser aberto a visitações como forma de divulgação e motivação para que outros alunos de outras turmas se interessem e leiam o livro da autora.
Nome | Tipo |
---|---|
Ruth Rocha | Vídeo |
O professor poderá sugerir nas aulas seguintes que os alunos elejam o melhor “Mico da turma” por meio de votação. Dessa forma, cada aluno fará a leitura das produções do colega. É importante que esta atividade seja feita de forma descontraída e que a mensagem do livro de Ruth Rocha tenha sido bem trabalhada.
A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades orais e em trios. É importante observar se todos os alunos participaram da discussão em grupo e se o/a aluno/a que representou o trio se expôs de maneira adequada ao que foi solicitado. Em relação à atividade de escuta, é importante perceber se os alunos conseguiram corrigir a atividade apenas vendo o vídeo. A produção de texto deverá também contemplar o que foi solicitado.
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/12/2013
Cinco estrelase muito legal demais e todas as minhas amigas adoramos ele
16/05/2012
Cinco estrelasotimo muito otimo bjs sou aluna do cieb e foi legal aprende isso!!!!!! obrigada
17/04/2011
Cinco estrelasAdorei essa aula, só não consegui baixar o livro.Quem souber, favor avisar-me. Obrigada!
23/05/2010
Cinco estrelasEste tipo de aula, é maneira que gosto de trabalhar. Estou adequendo as necessidades dos meus alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula com certeza vai ser um sucesso! Experimentarei e depois direi como foi! Parabéns pela criatividade.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei interessante o trabalho que você fez. Pensar o "ridículo", o "mico" de uma forma diferente e divertida só contribui para desfazer preconceitos e salientar o respeito entre as pessoas. Parabéns pela ideia!!