Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interpretando “Quem tem medo de ridículo”, de Ruth Rocha

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer um pouco da vida e obra da escritora Ruth Rocha;
• interpretar a obra “Quem tem medo de ridículo” e reconhecer que as pessoas têm muito receio de se sentirem envergonhadas;
• interagir em grupo e falar sobre situações embaraçosas;
• treinar a escuta por meio de uma atividade lúdica.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• É importante que os alunos saibam o significado de algumas expressões populares, como “pagar mico”, “ser careta”; e ainda o significado da palavra “ridículo”. Se o professor achar necessário, poderá trabalhar essas expressões previamente.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

O professor deverá começar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem alguma obra da escritora Ruth Rocha. Se algum aluno disser que não conhece, o professor poderá citar algumas das obras mais conhecidas da autora, como “Atrás da porta”, “Historinhas Malcriadas” e “Marcelo, Marmelo, Martelo”.

Em seguida, o professor deverá explicar aos alunos que eles farão uma atividade chamada “Loteria Ruth Rocha”, que consiste em definir se as frases a respeito da vida e obra de Ruth Rocha são verdadeiras ou falsas.

Importante: A atividade de "loteria" direciona os alunos para os aspectos mais importantes do vídeo fazendo com que se atentem mais a ele. 

Loteria Ruth Rocha
• Os alunos deverão ler as assertivas a respeito da vida e obra de Ruth Rocha.
• Em seguida, eles decidirão (por sorte ou dedução) se a assertiva é verdadeira ou falsa e escreverão V ou F no espaço demarcado.
• Depois os alunos farão a correção de acordo com o vídeo que será apresentado
• Vencerá o aluno que tiver o maior número de acertos.

Em seguida, o professor colocará o vídeo sobre a vida e obra de Ruth Rocha, disponível nos Recursos Educacionais do Portal do Professor, para que os alunos façam a correção da atividade. O aluno que vencer poderá ganhar um prêmio, de acordo com o que o professor combinar com eles. O prêmio poderá ser uma caixa de bombons ou outro.

Ruth Rocha

Aula 2

Nesta aula, o professor levará para a sala o livro “Quem tem medo de ridículo”, que está disponível no site

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_il01.htm

Importante: O livro está disponível "on-line", mas se o professor preferir poderá salvá-lo em um arquivo de imagens e mostrá-lo aos alunos sem a necessidade da conexão com a Internet.

Durante a leitura, é importante que o professor chame a atenção dos alunos para as imagens, interpretando-as. Deverá também conversar a respeito desse medo que as pessoas têm de passarem por situações embaraçosas ou os tão comentados “micos”.
Após a leitura, o professor solicitará aos alunos que, em trios, conversem a respeito dos “micos” que já pagaram. Depois da conversa, o professor selecionará alguns alunos para falarem sobre o que conversaram para toda a turma. No quadro, o professor então escreverá os versos finais do livro:

“Por isso, cada um de nós
Será ridículo quando
Ficar muito preocupado
Com que os outros tão pensando.”

Em seguida, solicitará aos alunos que falem oralmente se concordam com os versos.

Importante: O professor deverá conduzir bem essa conversa para que os alunos compreendam corretamente a mensagem que o livro transmite.

Feito isso, o professor pedirá aos alunos que escrevam em uma folha os “micos” que já “pagaram”. As produções culminarão em um mural que terá o título do livro “Quem tem medo de ridículo?”

Importante: O mural da sala poderá ser aberto a visitações como forma de divulgação e motivação para que outros alunos de outras turmas se interessem e leiam o livro da autora.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ruth Rocha Vídeo
Recursos Complementares

O professor poderá sugerir nas aulas seguintes que os alunos elejam o melhor “Mico da turma” por meio de votação. Dessa forma, cada aluno fará a leitura das produções do colega. É importante que esta atividade seja feita de forma descontraída e que a mensagem do livro de Ruth Rocha tenha sido bem trabalhada.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades orais e em trios. É importante observar se todos os alunos participaram da discussão em grupo e se o/a aluno/a que representou o trio se expôs de maneira adequada ao que foi solicitado. Em relação à atividade de escuta, é importante perceber se os alunos conseguiram corrigir a atividade apenas vendo o vídeo. A produção de texto deverá também contemplar o que foi solicitado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • giovana serra pinheiro, Itália - disse:
    gipinheiro2004@hotmail.com

    05/12/2013

    Cinco estrelas

    e muito legal demais e todas as minhas amigas adoramos ele


  • evelyn cristinne, Evelyn Cristinne Costa Lima , Amazonas - disse:
    evelyn@hotmail.com

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    otimo muito otimo bjs sou aluna do cieb e foi legal aprende isso!!!!!! obrigada


  • Mirele, E.E.E. Fundamental Professora Haidée Nascimento , Rio Grande do Sul - disse:
    mirelegs@yahoo.com.br

    17/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula, só não consegui baixar o livro.Quem souber, favor avisar-me. Obrigada!


  • Elaine, CEMEI Dr João Gilberto Sampaio , São Paulo - disse:
    lainerto@yahoo.com.br

    23/05/2010

    Cinco estrelas

    Este tipo de aula, é maneira que gosto de trabalhar. Estou adequendo as necessidades dos meus alunos.


  • Daniela Braga de Paula, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    danielabragga@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula com certeza vai ser um sucesso! Experimentarei e depois direi como foi! Parabéns pela criatividade.


  • Ana Lúcia da Silva Machado, VERA LUCIA C.BARRETO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    analuciasmac@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei interessante o trabalho que você fez. Pensar o "ridículo", o "mico" de uma forma diferente e divertida só contribui para desfazer preconceitos e salientar o respeito entre as pessoas. Parabéns pela ideia!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.