26/10/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Conhecer a biografia e algumas obras de Antônio Poteiro;
Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras de Poteiro onde o elemento sígnico “pássaros” esteja presente;
Praticar a técnica da pintura com guache;
Produzir composições plásticas à luz do referencial teórico-plástico estudado.
Sígnico - referente a sígno. Ex: "O corpo como suporte sígnico".
• Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
• Construção de objetos tridimensionais;
• Desenho figurativo.
Aula 1
Selecione, previamente, revistas velhas para buscar imagens de pássaros variados, em diferentes contextos;
Recorte as encontradas em várias partes e em formas diversas, criando peças de um quebra-cabeça (prepare um jogo de peças para cada aluno);
Separe a imagem dividida/recortada em partes com um clipes ou saco plástico e prepare folhas de papel sulfite A4 como suporte para o trabalho;
Entregue aos alunos o quebra-cabeça desmontado (formas de papel com imagem recortada de pássaro/s);
Solicite para que juntem as partes de forma a obterem um todo, uma imagem, sobre a mesa;
Pergunte o que descobriram com a reunião das peças/formas de papel e perceba a reação do grupo quando todos eles depararem com imagens de pássaros;
Promova a troca dos jogos entre os alunos, quantas vezes a turma desejar;
Entregue o papel sulfite A4 para colarem o quebra-cabeça – se o grupo quiser retornar ao primeiro jogo, ou seja, à imagem que recebeu antes de se iniciar a dinâmica, eles poderão retornar a ela, contudo, observe a memória visual e se há indisposição de alguns pela troca, mostrando preferência por essa ou aquela imagem;
Converse com o grupo o por que destas opções – se é pela imagem em si, pela cor, por identificação pessoal, por estranhamento, enfim, socialize as reações, desvelando um processo de apreciação das imagens;
Inicie com o grupo a montagem e colagem das peças em forma de quebra-cabeça, porém, peça a todos para que evidenciem os recortes deixando um espaço entre cada peça, de modo a realçar a forma, no sentido “parte e todo”;
Quebra cabeça com imagem de revista
Aluno 5º Ano, 2006 – ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 2
Retome os quebra-cabeças da aula anterior e exponha-os na sala;
Apresente uma imagem de pássaro, retirada de revista ou livro e pergunte:
O que representa essa imagem?
Vocês já viram esta imagem em algum lugar?
É uma imagem de obra de arte ou uma imagem impressa?
A imagem é em cores ou em preto e branco?
Há um ou mais elementos no contexto da imagem?
O que é figura e o que é fundo nesta imagem?
O elemento visual da imagem mostra-se em movimento ou estático?
Que nome vocês dariam a essa imagem?
Imagem retirada do livro “Pé de Pilão”– autoria: Mário Quintana
Acervo e autoria: Soraia Lelis
Fale da fonte onde você pesquisou a imagem;
Mostre o original e a cópia, discutindo com o grupo as perdas que a imagem sofre quando é reproduzida em larga escala;
Fale da importância do contato direto com a obra - no caso citado, uma obra literária, o livro Pé de Pilão de Mário Quintana, para aproximação com o real e o verdadeiro e em relação a obras de arte, a necessidade de o espectador visitar museus e galerias para exercitar o olhar estético e alimentar-se das produções destes acervos;
Entregue papel canson A4 para que os alunos realizem desenhos com pássaros, alimentados pelas imagens trabalhadas.
Aula 3
Organize a sala, possibilitando aos alunos a pintura dos desenhos elaborados na aula anterior: forre as mesas e distribua tinta guache em várias cores, pincéis, vasilhas com água para lavação de pincéis na troca de cor e papel toalha;
Retome os desenhos da aula anterior e inicie o processo de pintura com guache sobre o papel canson;
Destaque a importância do gesto com o pincel e a moderação no uso da tinta guache para não “comprometer” o desenho original;
Fale do diálogo figura e fundo;
Mostre a importância da assinatura e o peso gráfico dela no traba lho, indicando-lhes as maneiras de fazê-lo sem comprometimento da produção artística;
Coloque os trabalhos para secar em lugar seguro.
Aula 4
Retome as pinturas em guache da aula anterior e disponibilize cera incolor pastosa e trincha para aplicação sobre o trabalho;
A aplicação da cera deve ser delicada, com uma camada fina, objetivando a impermeabilização do trabalho e a consequente proteção de água e poeira;
Coloque os trabalhos para secar novamente;
Incite seus alunos a um diálogo com seus pares sobre artistas que apresentam “Pássaros” enquanto objeto de estudo em suas obras;
Promova uma incursão sobre o Banco de Dados da sala (livros, catálogos de exposições, folders, artigos sobre artes visuais) no sentido de buscarem referências teórico- plásticas com o elemento “Pássaros”;
Socialize as descobertas, colocando-as em evidência no contexto da sala de aula.
Aula 5
Retome as pinturas de pássaros enceradas, mostrando as escovas para a lustração;
Mostre ao grupo a diferença de um trabalho lustrado e outro que ainda não passou por esse processo;
Pintura com Guache encerado, 5º Ano 2006 - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria: Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Exponha os trabalhos na escola e oportunize aos alunos a socialização das produções com ênfase na apreciação estética:
• O que vocês percebem no conjunto destas produções?
• Vamos rememorar os passos desta proposta?
• Como vocês usaram o espaço disponibilizado como suporte? Souberam aproveitar a sua dimensão?
• Que nome vocês dariam a essa exposição?
Aula 6
Apresente o artista Antônio Poteiro e conte aos alunos um pouco sobre a sua carreira artística:
http://www.gravura.art.br/antoniopoteiro.asp
Comente com os alunos a biografia do artista. Sugestão:
Antônio Poteiro
Antônio Batista de Souza (Santa Cristina Da Pousa, Província do Minho / Portugal, 10 de outubro de 1925), escultor, pintor e ceramista. Filho do ceramista português Américo Batista de Souza, Poteiro é autodidata. Chegou no Brasil ainda criança. Morou em São Paulo, Minas Gerais e radicou-se em Goiânia. Ganhou a vida com a fabricação de cerâmica utilitária (de onde surgiu seu sobrenome “artístico” Poteiro), fazendo máscaras e bonecos (estimulado por seu professor Antonio de Melo) e orientado pela pintora e folclorista Regina Lacerda, começou a assinar suas obras. Depois de algum tempo, seus potes adquiriram condições de autênticas esculturas em cerâmica. Da simplicidade de meros recipientes caseiros, seus trabalhos transformaram-se em objetos complexos e ornamentados, mostrando uma fantástica imaginação e excelente domínio da técnica.
Incentivado por Siron Franco e Cléber Gouvêia começou a pintar e transportou os elementos usados em suas peças de cerâmica para a tela. Por ter participado de um grande número de exposições internacionais, é um dos mais conhecidos e apreciados artistas brasileiros no exterior. Vem realizando, desde 1976, exposições individuais e coletivas por todo o Brasil e por inúmeros países. Leitor assíduo das Sagradas Escrituras e da História em geral, Poteiro é um verdadeiro criador de mundos e sonhos.
Atualmente Antônio Poteiro mora em Goiânia (Goiás), onde selocaliza seu ateliê, ou melhor, seu mundo-de-idéias.
http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=113&in=1
Dentre o vasto repertório plástico do artista, selecione imagens de obras que remetem a pássaros;
Destaque as técnica s utilizadas, ressaltando a profusão de cores e de informações na sua poética. Sugestões:
Antônio Poteiro, Pássaros, óleo sobre tela, s/d
http://www.palaciodosleiloes.art.br/leilao/2006_abril/images/049.jpg
Antônio Poteiro, Revoada no Pantanal, óleo sobre tela, 90 x 100 cm
Série Especial 80 Anos
http://www.galeriaerrolflynn.com.br/gef_net/images/gef1002.jpg
Antônio Poteiro, Revoada de Pássaros, óleo sobre tela, s/d
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=75570706_9945.jpg&v=O
Papagaios, Antônio Poteiro, Serigrafia, 41 x 37 cm, s/d
http://www.papelassinado.com.br/upload/Antonio%20Poteiro%2025%20x%2030%20papagaios.jpg%20g.jpg
Árvores com Pássaros, Antônio Poteiro, Serigrafia, s/d
http://3.bp.blogspot.com/_KpwauhpNstQ/SZBAi7i5k9I/AAAAAAAAA8s/4kS4mZm1dB0/S220/A007.jpg
Antônio Poteiro, Amazônia Internacional, óleo sobre tela, 1991,
Fonte: Acervo Área de Artes da ESEBA-UFU
Aula 7
Exponha as imagens das obras de Antônio Poteiro na sala de aula para receber os alunos;
Sintetize as reflexões da aula anterior e sugira uma proposta de produção artística com papel à luz do referencial teórico plástico trazido pela poética de Poteiro.
Sugira ao grupo uma composição plástica em recorte e colagem de papéis coloridos e cola colorida sobre papel canson A4;
Rememore com os alunos o objeto de estudo: “Pássaros”, solicitando o recorte direto com a tesoura, sem a necessidade do grafite;
Lembre ao grupo uma das características de Poteiro nas suas obras - a repetição de elementos e a saturação do espaço no contraste de figura e fundo;
Proposta artística em recorte e colagem com referencial nas obras de Antônio Poteiro
Tema: Pássaros
Alunos 5º Ano 2006/ ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 8
A partir de todo o processo teórico-plástico em produções bidimensionais com ênfase em pássaros, proponha a construção de um objeto tridimensional coletivo. Para tanto, recolha previamente na escola, algumas sucatas, jornal, retalhos de papel e E.V.A;
Converse com o grupo no sentido de uma elaboração coletiva do objeto a ser construído, dividindo funções e estabelecendo entre eles/com eles, critérios para a criação do objeto;
Disponibilize o material para manuseio e diálogo, permitindo a elaboração das idéias e as possibilidades de aplicação;
Se achar necessário, solicite a alguns alunos para desenharem a “idéia” acordada entre eles;
Proponha um diálogo sobre objeto artístico.
Sugestão:
Objeto - As questões específicas da arte perpassam a compreensão da sua complexidade. O que chamamos de arte (para além de toda a filosofia que aqui se instaura) é apreciável através de um conjunto de objetos, imagens e idéias que participam das mais complexas ações da humanidade. Esses objetos, imagens e idéias podem até ser simples, aparentemente, mas, por representarem o que chamamos de Arte, participam de uma categoria diferenciada em relação aos demais objetos, imagens e idéias produzidas pelo homem; isso significa que a arte não está necessariamente no objeto que se apresenta à visão, mas sim no que ele significa para determinada região, tempo ou cultura. Mila Chiovatto
(Disponível em
<http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=13>
Acesso em: Maio/2009).
Aula 9
Em posse do material eleito pelos alunos e da idéia /proposição de criação, inicie o processo de construção do pássaro – objeto tridimensional;
Oriente a utilização moderada de cola plástica, bem como de cola quente;
Acompanhe passo a passo as iniciativas individuais, sempre dialogando se estas permitem a produção coletiva;
Proponha a discussão de um nome para o pássaro construído na tridimensionalidade;
Exponha o objeto artístico no lugar escolhido pela turma;
Fotografe a produção e faça a duplicação através de impressão, de modo que cada aluno tenha uma cópia da imagem do objeto construído por eles;
Sugira o sorteio do trabalho entre eles após o período de exposição na escola.
Detalhe ”Pássaro Multicor”, objeto instalacional – 5º Ano/2005 – ESEBA/UFU
Orientação das estagiárias do DEART-UFU: Maria Nercília e Rosilda
Fonte e autoria: Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Sobre Serigrafia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serigrafia
http://www.ceramicarte.pt/editores/serig/index.html
Suporte – Material que serve de base – o papel para o desenho, a tela para a pintura, etc. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.92)
Tridimensional - adj. Que comporta três dimensões - altura, comprimento e largura. (Disponível em<http://www.hostdime.com.br/dicionario/tridimensional.html> Acesso em: Maio/2009).
• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.
Recursos educacionais
Nome Tipo
Aula expositiva Teórica
Apreciação de imagem de obras Teórica
Composição plástica Prática
Construção objeto tridimensional Prática
Cinco estrelas 3 classificações
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03/09/2011
Cinco estrelasMuito bem elaborada a aula! Vejo que está dentro da proposta triangular Na construção de conhecimentos em arte, valoriza não só a produção artística, mas também as informações culturais e históricas, bem como a análise das obras. Esse modo de ensinar arte baseia-se em senti-la, compreendê-la na sua dimensão histórica, apreciá-la esteticamente, analisá-la e refletir sobre ela com espírito crítico. Parabéns!!
24/02/2011
Cinco estrelasmuito bom aprendi bastante
16/09/2010
Cinco estrelasAdorei a proposta,pois veio de encontro ao projeto que estou desenvolvendo frente a turma E e F da EM em que trabalho.