Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Adivinhas e charadas: literatura popular que diverte.

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Reconhecer as características desse gênero textual;
• apreciar e valorizar a cultura popular;
• desenvolver o raciocínio lógico;
• ampliar o vocabulário por meio de sinônimos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos saibam fazer a divisão silábica das palavras e que já tenham estudado sinônimos.
Estratégias e recursos da aula

• caixa com adivinhas;
• fichas de palavras.

O professor deverá iniciar a aula mostrando aos alunos uma “caixa com cópias de charadas e adivinhas”. Ele sorteará alguns alunos para retirar algumas da caixa e tentar adivinhá-las. Desta forma, ele os motivará para que participem da aula de maneira mais efetiva e divertida.

Sugestões de “adivinhas e charadas para a caixinha”:

O que é o que é ...
Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho e não é gente? R- ALHO


Cai em pé e corre deitado? R – CHUVA


O que é que é que nunca volta, embora nunca tenha ido ? R – O PASSADO
O que é que é que sempre se conta e raramente se desconta? R - IDADE

O que é, o que é mesmo ?
Quero ver se vai saber,
Que está bem na sua frente,
Mas você não pode ver?
R - O FUTURO

O que será, o que será ?
Que me preocupa tanto ...
Viaja por todo o mundo
Mas fica sempre em seu canto ?
R - SELO.

Todo mundo precisa,
Todo mundo pede,
Todo mundo dá,
Mas ninguém segue ?
R - CONSELHO.

Em seguida, o professor mostrará aos alunos uma “CHARADA ADITIVA”, que é aquela formada por dois ou mais sinônimos que, somados em sequência, resultam na solução da charada. Os algarismos indicam quantas sílabas têm as palavras sinônimas que deverão ser utilizadas para formar a palavra/solução da charada. As palavras em negrito indicam as que deverão ser substituídas por sinônimos. O professor mostrará um exemplo à turma.
Exemplos:
Ama de leite ali, é projétil.
1 + 1
Resp: ba + lá = bala

Aqui, confiança é bebida de infusão.
1 + 1
Resp: ca + fé = café

Na sequência, o professor solicitará aos alunos que se sentem em duplas para a realização da atividade de “charadas aditivas”. Colocará fichas espalhadas no quadro com as palavras/sinônimos que serão usadas para formular a solução da atividade, já que, nesse momento inicial, os alunos poderão ter dificuldades para encontrar sinônimos que solucionem as charadas.

Importante: Se o professor considerar que a turma é capaz de escrever os sinônimos sem ver as alternativas dispostas no quadro, poderá realizar a atividade sem as fichas.

Sugestões de charadas aditivas para a atividade:

Caminho, no lugar da briga de galos, e vejo um pássaro.
2 + 2
Resp: ando + rinha = andorinha

Goste, da sigla do estado da Bahia, porque provoca disenteria.
2 + 1
Resp: ame + ba = ameba

Naquele lugarpegue a ferramenta.
2 + 2
Resp: ali + cate = alicate

A primeira vogal com o ser vivo embrionário, é amizade.
1 +2
Resp: a + feto = afeto

A primeira vogal com sabor, é o 8° mês do ano.
1 + 2
Resp: a + gosto = agosto

Aqui, filha do filho serve para escrever.
1 + 2
Resp: ca + neta = caneta

Aqui , rebanho é bicho lerdo.
1 + 2
Resp: ca + gado = cágado


Na atmosfera, o alimento diário é instrumento de pesca.
1 + 1
Resp: ar + pão = arpão

Com a 1ª vogal, oceano é querer bem.
1 + 1
Resp : a + mar = amar

Professor, apenas os sinônimos que compõem a formação da palavra para chegar à resposta devem ser dispostos no quadro, de maneira aleatória, para que os alunos procurem as palavras que melhor completam a resolução da charada. O professor deverá sugerir o uso do dicionário para sanarem dúvidas. É importante ressaltar que a opinião corrente, entre diferentes estudiosos, é que há poucos sinônimos perfeitos na língua, se é que eles existem de fato. No entanto os alunos deverão estar atentos à formação da palavra, que só é possível fazendo uso de um sinônimo.

Importante:
As charadas e adivinhas divertem e provocam curiosidade. São textos de fácil memorização que contribuem de maneira eficaz na linguagem oral: gestos, dicção, entonação. Além disso, valorizam a cultura oral popular e nos remete às antigas civilizações, quando os enigmas dos deuses eram expressões do culto religioso.

Recursos Complementares

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para decifrar adivinhas encontradas em sites. Cada aluno deverá memorizar duas adivinhas para perguntá-la ao colega em outro momento da aula, de acordo com as possibilidades do professor.

Site com galerias de “adivinhas”.

http://www.divertudo.com.br/galerias.htm 

Acesso em 10/09/09

Sugestões de leitura para o professor:

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática, 5ª edição. São Paulo: Ática, 1991.

RIO, Maria José Del – Psicopedagogia da Língua Oral: um enfoque comunicativo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Prefeitura de Salvador. Adivinhas, charadas, parlendas, provérbios e trava-línguas: Caderno de apoio à prática pedagógica, 2007. Disponível em

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20advinhas%20charadas%20parlendas%20proverbios%20e%20trava-linguas.pdf.

Acesso em 10/09/09

Avaliação

A avaliação consiste em verificar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. É importante observar se eles apresentam dificuldade em escolher os sinônimos mais adequados para a resolução das atividades. Aqueles que necessitam de maior atenção devem ser acompanhados pelo professor e contar com a ajuda de um dicionário.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.