27/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Nesta sequência didática, o aluno poderá adquirir a habilidade de reconhecer os múltiplos sentidos que as palavras possuem, haja vista as variedades contextuais de seu uso e a evolução de seu sentido ao longo do tempo.
É necessário, apenas, que os alunos tenham uma noção sobre a importância do contexto na interpretação de textos, bem como na atribuição de sentido às palavras, uma vez que o sentido que as palavras possam vir a ter são construídos pelo leitor com base em seus conhecimentos prévios, aplicados na interação com o texto.
Inicialmente, sugerimos que o professor apresente o conjunto de frases a seguir, em que uma mesma palavra ocorre repetidas vezes, com sentidos diversos. Os alunos, intuitivamente, saberão reconhecer cada sentido específico. O professor deverá apresentar-lhes as frases e pedir a eles que digam o que cada palavra destacada quer dizer. As respostas esperadas estão ao lado de cada frase, entre parênteses.
1. A costureira não mais conseguia enfiar a linha na agulha. (linha= material de espessura fina que serve para costurar)
2. As linhas do metrô foram desviadas por causa das obras. (linhas = trilhos)
3. O cantor, apesar de vaiado, não perdeu a linha. (linha = postura, classe)
5. Não consigo acompanhar sua linha de raciocínio. (linha = progressão, desenvolvimento)
6. Aquele antigo carro saiu de linha há muitos anos. (linha= fabricação em série)
7. Ele nunca tinha ouvido o canto do Bem-te-vi. (canto = ato de cantar)
8. No canto da sala há uma lixeira. (canto = ponto ou lugar em que dois lados se encontram; esquina.)
9. Esperamos o bom tempo para poderemos colher as frutas. (colher = tirar, separar, apanhar)
10. Colher é um utensílio culinário utilizado na alimentação. (colher = objeto)
11. Rio sempre quando você me conta essa piada. (rio = ato de rir)
12. O rio Amazonas é o maior do mundo em extensão. (rio = corrente contínua de água)
Após essa atividade introdutória, em que o professor despertará a intuição linguística dos alunos sobre a significação das palavras, os alunos serão capazes de perceber que um mesmo vocábulo pode possuir significados diversos. Nesse contexto, o professor deverá mostrar a eles como um dicionário registra as diferentes conotações de cada palavra, numerando-as. Vemos dois exemplos a seguir, retirados do Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, versão online.
Terra
ter.ra
sf (lat terra) 1 O planeta em que habitamos. 2 A parte sólida desse planeta, não ocupada pelo mar. 3 A superfície da parte sólida do mesmo planeta, onde crescem os vegetais. 4 Solo, chão. 5 Terra solta, pó, poeira. 6 Lugar ou localidade onde se nasceu ou onde se habita. 7 Povoação, localidade, cidade, vila ou aldeia. 8 Campo, terreno, planície. 9 Domínio, propriedade, fazenda, herdade.
FONTE: www.michaelis.uol.com.br
Acordara.cor.dar
(lat accordare) vtd, vti e vint 1 Despertar alguém, interrompendo-lhe o sono: O toque de alvorada não acordou o soldado. Acordara de um sonho luminoso. Você acordou sobressaltado. vtd e vti 2 Animar, avivar, excitar: A música acorda os sentimentos. "A fragilidade dos meios de resistência de um povo acorda nos vizinhos mais benévolos veleidades inopinadas" (Rui Barbosa). vtd e vpr 3 Lembrar(-se), trazer à memória: Estas serras acordam minha infância. Acordar-se de velhas mágoas. vtd e vti 4 Ajustar, combinar, concertar: "Acordaram deferir o diadema ao que mais justo fosse" (Mário Barreto). Acordaram eles em repartir os lucros do negócio. vtd 5 Afinar, pôr em harmonia ou consonância (instrumentos). vti 6 Recobrar os sentidos, volta r a si: Ele agora ac orda do seu habitual l etargo. vtd 7 Acomodar , conciliar: "Acorda r o texto com o pens amento" (Rui B arbosa). vpr 8 Harmonizar-se , reconciliar-se, pô r-se de acordo: Intr ansigentes ambos, não se podiam acordar. A ntôn: desacordar, ad ormecer, desafinar, desconcertar, discorda r, divergir.
FONTE: www.michaelis.uol.com.br
Se for necessário, o professor pode apresentar outros exemplos de verbetes de dicionários e fazer uma breve explicação sobre eles. A respeito dos verbetes apresentados anteriormente, é importante que o professor faça a seguinte análise junto com os alunos
1ª) Observe os significados da palavra “terra”. É correto afirmar que eles têm algo em comum entre si? Justifique.
2ª) Observe, agora, os significados de “acordar”. É correto afirmar que eles têm algo em comum entre si? Justifique.
Apresentamos, a seguir, uma matéria publicada pela revista Língua Portuguesa, que trata da origem de algumas palavras. O professor deverá pedir que os alunos a leiam e, em seguida, respondam às questões propostas.
TEXTO I
Observação: Professor, faça o download deste texto, para visualisá-lo corretamente, no seguinte endereço:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-portuguesa-2/edna-magalhaes - O nome do arquivo é "Texto 1- aula de polissemia".
2) Segundo o texto, é correto interpretar que os significados que uma palavra adquire ao longo do tempo são previsíveis? Por quê?
3) Reflita sobre a seguinte questão: será que um dicionário consegue sempre registrar todos os significados de uma mesma palavra? Dê sua opinião.
TEXTO II
4) Explique os dois sentidos que a palavra “curta” possui nessa propaganda.
5) Qual desses sentidos tem maior relação com o objetivo, da propaganda, de anunciar o produto? Justifique sua resposta.
TEXTO III
6) Esse texto, pu blicado em época de eleições, é construído tendo com o base a oposiçã o das palavras limpo e sujo. Qual é o significado usual d essas palavras?
7) Es sas mesmas palavras tê m um outro sentido em contexto político. Que sentido é esse?
8) Sabendo-se que, em época de eleições, é comum serem espalhadas grandes quantidades de panfletos, cartazes e santinhos pela cidade, o que significa a frase “Candidato limpo respeita a cidade”?
& nbsp; TEXTO IV
9) Lendo-se apenas o primeiro quadrinho da tirinha, que significado possui a expressão “Abaixo o rei, abaixo o rei! ?
10) Esse significado se conserva após a leitura do segundo quadrinho? Por quê?
TEXTO V
11) Explique por que o gato Garfield, personagem da tirinha, afirma que se recusa a participar da conversa dos outros dois personagens.
TEXTO VI
Observe, a seguir, uma propaganda da cola Super Bonder.
12) O texto faz referência implícita a dois tipos de cola. Identifique-os.
13) Segundo o texto, qual é a cola que funciona?
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos terão adquirido noções razoáveis sobre a polissemia das palavras. Para concluir esta aula, sugerimos que o professor inic ie a seguinte discussão com os alunos:
Qual a importância do contexto na definição dos significados das palavras?
Professor, sugerimos que você mostre este aos alunos, como forma de complementar o estudo da polissemia:
Como avaliação, propomos duas atividades, sendo uma delas de interpretação e a outra de produção de texto.
Observação: Professor, faça o download dos textos da avaliação no seguinte endereço:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-portuguesa-2/edna-magalhaes -
Procure pelo arquivo "Aula Polissemia - Textos para a avaliação".
ATIVIDADE I
Leia os textos a seguir e responda às questões propostas:
TEXTO I
1) Quais elementos do texto indicam humor?
2) Por que o vendedor foi chamado de “cuco”?
TEXTO II
3) O que o funcionário quis dizer quando afirmou “o senhor me desculpe”?
4) Como o patrão interpretou a fala do funcionário?
ATIVIDADE II
O texto que segue é a segunda parte da matéria da revista Língua Portuguesa que apresentamos no desenvolvimento da aula. Esse texto trata da origem de algumas palavras. Sugerimos que os alunos o leiam e, em seguida, façam a atividade proposta a seguir.
TEXTO III
Você acabou de estudar a polissemia das palavras (“poli” = muitos; “semia”= sentidos). Escreva um texto de 08 linhas explicando o que é “polissemia”. Fundamente sua explicação com base nos exemplos e nas ideias presentes nessa matéria. Você pode, também, utilizar outros exemplos que você conhece.
Após ler as produções textuais dos alunos, sugerimos que o professor escreva um segundo texto, junto com a turma, tratando novamente do conceito de “polissemia”. Deverá considerar os seguintes aspectos:
a) As palavras possuem história e seu sentido evolui com o tempo.
b) As palavras possuem sentido literal e sentido figurado, de acordo com seu contexto de uso.
c) O dicionário procura registrar os vários sentidos de uma mesma palavra. No entanto, como a língua é dinâmica, nada impede que novos usos surjam com o tempo.
Quatro estrelas 10 classificações
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01/04/2016
Cinco estrelasMuito obrigada! Ótima aula.
09/03/2015
Cinco estrelasExcelente aula!
05/03/2015
Cinco estrelasÓtimo plano de aula! Irei aplicar nas minhas aulas, obrigada.
18/11/2014
Cinco estrelasmuito bons exercícios
29/05/2014
Cinco estrelasMaravilhoso. Ajudou-me bastante quanto a elaboração das minhas aulas de língua portuguesa. Muito obrigada!
24/06/2013
Cinco estrelasmuito boa.adorei muito.
29/04/2013
Quatro estrelasEsclarecedor.
31/07/2012
Cinco estrelasExcelente! Ajudou-me muito!
01/06/2011
Três estrelasInteressante... Mas faltaram os comentários a respeito das atividades. Do tipo orientações de professor para o aluno.
02/07/2010
Cinco estrelasgostei achei ótima a sua aula.