13/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo, Renata Benedetto Costa Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
• Expor idéias pessoais em público.
• Desenvolver atenção aos sons, principalmente das palavras.
• Escrita de palavras: nomes dos animais.
Reconhecimento de figuras de animais.
Conhecimento dos sons dos animais.
Figuras de animais, colas, lápis de cor, tesouras e palitos de picolé.
Som e sons de animais.
Atividade 1
Caro professor, inicie a aula conversando sobre a floresta. Pergunte aos alunos: Se conhecem uma floresta, se sabem o que é e se quem não conhece já viu fotos ou viu na televisão. PERGUNTE TAMBÉM: Quais animais podem encontrar na floresta?
Professor, a intenção da atividade que se segue é a de que os alunos associem o animal à palavra e ao “som emitido” pelo animal.
Distribua para algumas crianças figuras de animais (pássaros, jacarés, leões, hipopótamos, rinocerontes, macacos, coelhos, sapos, patos, araras, girafas, elefantes). Para outras, distribua cartelas contendo a escrita do nome dos mesmos animais.
Chame à frente da sala um aluno com a figura, pergunte: Qual o som desse animal? Que animal é esse?
O aluno que está com a palavra correspondente à imagem apresenta-se à frente formando duplas.
Em seguida o professor chama outro aluno que tenha outra figura.
Essa atividade se repete até todos tenham se apresentado.
Atividade 2
Professor, agora vamos confeccionar os fantoches dos animais da floresta.
Distribua o desenho e peça para que os alunos pintem, recortem e colem no palito de picolé.
Feitos os fantoches, distribua 1 cópia da história para cada aluno e peça para que eles encontrem no texto os nomes dos animais citados na atividade anterior.
Em seguida iniciaremos a história sonora da floresta:
O professor será o narrador e combinará com os alunos que:
• Ao escutar a palavra FLORESTA, todos em conjunto, farão o som do seu bicho.
• Ao escutar o nome do seu bicho ele apresentará seu fantoche, fazendo o som específico do
animal e balançando-o.
• Ao escutarem a palavra MACACADA, os alunos que estiverem com o macaco apresentará seu fantoche, fazendo o som específico do animal e balançando-o.
• Ao escutar a palavra PALMAS, todos baterão palmas.
• Ao escutar a palavra CACHOEIRA, todos farão o som da cachoeira.
• Ao escutar a palavra RIO, todos farão o som do rio.
Organize os alunos em um local agradável, de preferência ao ar livre.
Professor, os alunos precisam de momentos fora da sala, este é um momento de diversão.
Vamos começar a história:
A ELEIÇAO NA MATA
&nb sp; &nb sp; Marco Antonio Hailer
Maria Fernandes Cócco
Era uma vez uma FLORESTA. Não uma floresta qualquer, mas uma grande FLORESTA, com árvores altíssimas e tantos tipos de plantas que nem os cientistas muito estudiosos conheciam. Havia um rio cheio de pedras que formavam CACHOEIRAS enormes de onde o pôr-do-sol parecia um quadro pintado por um pintor daqueles bem famosos, de nome bem complicado. O sol descia devagarzinho entre as montanhas que ficavam lá pro lado de lá do rio, enquanto os bichos pareciam fazer silêncio pra observar. Ah! Os bichos...Nesta FLORESTA viviam muitos bichos em paz!
Um dia, os bichos da FLORESTA resolveram fazer uma eleição para eleger o rei da mata.
Os PÁSSAROS voaram para todos os lados para espalhar a novidade.
Os JACARÉS se arrastaram desajeitados para beira do RIO querendo conhecer os candidatos.
Os LEÕES, os HIPOPÓTAMOS e os RINOCERANTES fizeram vários comícios para convencer os bichos a votarem neles.
A MACACADA agitada de galho em galho, às vezes batia PALMAS para um ou outro candidato.
Os COELHOS pulavam de lá pra cá e de cá pra lá, muito alegres, porque foram escolhidos para serem os fiscais.
No dia da eleição, os SAPOS, os PATOS e as ARARAS fizeram a propaganda.
As GIRAFAS olhavam tudo lá de cima e balançavam a cabeça aprovando.
Os ELEFANTES foram escolhidos para anunciar o resultado.
Sabe quem venceu a eleição?
Você e seus colegas é que vão dizer. Cada um deve votar em um animal. Depois, é só contar os votos e saber quem é o rei da mata!
Atividade 3
Converse com os alunos sobre a história. Pergunte: Por que a floresta não era uma floresta qualquer? Por que vocês acham que o pôr-do-sol parecia um quadro pintado por um pintor daqueles bem famosos? Vocês conhecem algum pintor famoso? Por que eles resolveram eleger o rei da mata? O que os macacos faziam? E os coelhos? Os sapos, os patos e as araras fizeram a propaganda, vocês sabem o que é uma propaganda?
A partir das discussões com os alunos sobre a história, proponha uma eleição.
Professor monte uma urna com uma caixa de sapatos e peça para que os alunos votem no rei da mata.
Finalizada a votação, explique para os alunos que eles deverão escolher 3 colegas da turma que farão o papel dos elefantes na história.
Eles contarão os votos e depois anunciarão o resultado.
Atividade 4
Professor real ize com os alunos o ditado dos sons.
Peça para que ouçam o som do animal e escrevam o nome do animal no papel.
Utilizaremos nesta atividade os sons dos seguintes animais: sapo, elefante, pássaro, jacaré, leão, arara e macaco.
Finalize a aula com um “cruzabichos”: cruzadinha com nomes de bichos.
Veja anexo abaixo.
CRUZABICHOS
Links com os sons dos animais:
http://www.bairrovilaolimpia.com.br/HTMSomMidDigital/SomDigital/SOMDIGITALREL.htm#animal
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/som.htm
Links das ilustrações:
Pato: http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/pato.gif
Leão: http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/leao.gif
Hipopótamo: http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/hipopotamo.jpg
Rinocerante: http://galeria.colorir.com/images/painted/405c2b4327460028bdaeed368476a2df.png
Macaco: http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/macaco.gif
Coelho: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/coelhos-para-colorir/imagens/coelho-2.jpg
Sapo: http://3.bp.blogspot.com/_JB1MBJfZNw4/SJEq6zLkF6I/AAAAAAAAB-k/Hjw0KQ_uSp8/s400/sapo.jpg
Girafa: http://3.bp.blogspot.com/_JB1MBJfZNw4/SHeZXMTFofI/AAAAAAAAByc/30LgqtDjSEc/s400/girafa.jpg
Elefante: http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/elefante3.gif
Hipopótamo http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/hipopotamo2.jpg
Rinoceronte http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/rinoceronte2.jpg
Pato: http://www.printdesenhos.com/wp-content/uploads/2009/02/pato-para-colorir.jpg
Girafa: http://static.hsw.com.br/gif/how-to-draw-cartoons-22.jpg
As crianças deverão ser observadas quanto ao desenvolvimento da sua atenção para os sons (dos animais, e das palavras).
Quatro estrelas 63 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/05/2015
Cinco estrelasÓtima aula, me ajudou muito na formulação da minha própria. Parabéns e continue postando suas aulas, são extremamente úteis. Bjs!
09/08/2013
Cinco estrelasVocê com certeza é uma professora em cada pai deve ter para seu filho,pois busca com todo carinho e experiências novas maneiras de estar demostrando o seu conhecimento.
22/04/2013
Cinco estrelasOtima aula vou trabalhas com meus alunos.
08/09/2012
Cinco estrelasÓTIMA AULA, POIS PODEREMOS TRABALHAR IDENTIDADE E DIFERENÇAS, MEIO AMBIENTE, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, ARTES E AO MESMO TEMPO INCENTIVAR AS CRIANÇAS PARA A PERCEPÇÃO DOS SONS DOS ANIMAIS E DOS OUTROS SONS QUE ESTÁ AO SEU ENTORNO. AMEIIIIIIIII !
02/03/2012
Quatro estrelasGostei muito e vou aproveitar com meus alunos voce foi muito criativa e envolvente
17/09/2011
Cinco estrelasotima aula, pois trabalha varias linguagens
09/05/2011
Três estrelasMuito criativa. Irmos ao zoológico esta semana e vou copiar um pouco da sua ideia.
09/05/2011
Três estrelasMUITO BOM!!!
27/04/2011
Cinco estrelasMuito interessante sua aula, parabéns!
04/04/2011
Cinco estrelasElaine, adorei a aula... principalmente o texto que vc usou.... modéstia à parte... rs É muito bom fazer educação, não é? Abço Marco Antonio Hailer
02/04/2011
Cinco estrelasÉ UMA AULA BEM DIVERTIDA E DINAMICA QUE COM CERTEZA OS ALUNOS IRÃO GOSTAR
02/04/2011
Cinco estrelasmaravilhosa era o que eu estava procurando, os animais e a relação com os sons vc está de parabéns. Deus te abençoe bjs.
30/03/2011
Três estrelasA sugestão de aula é muito boa, por que incentiva a criatividade das crianças e a do professor também, tornando uma aula diferente e divertida.
23/03/2011
Cinco estrelasso não consigo baixar os sons
12/03/2011
Cinco estrelasÓTIMO. Desenvolver atividades com bichos é maravilhoso. Nesta mesma ainda pode-se realizar produções textuais, confecção de álbuns e murais ilustrados e escritos... mil ideias. Amei!
10/03/2011
Cinco estrelascriativa e envolvente,as crianças amaram,parabens mestras.
07/03/2011
Cinco estrelasmuito boa vou aplicar na minha turma
28/02/2011
Cinco estrelasotimo
24/02/2011
Quatro estrelasExcelente estrategia para um trabalho melhor.
17/02/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula e vou aplicá-la na minha oficina de arte.
09/02/2011
Quatro estrelasCom certeza os seus alunos adoraram estas aulas.Vou adaptá-la para minha turminha de 2º período. Depois mando notícias. Parabéns!!
01/02/2011
Cinco estrelasExcelente a atividade. Com certeza terá mto aprendizado
22/01/2011
Cinco estrelasQue idéia ótima, para a turmiha do 1º ano amei, parabéns pela criatividade.
05/01/2011
Cinco estrelaso tema da atividade foi muinto importante , pois prmeiro vc propocionou oportunidads para que os alunos conhecesse, os nomes de alguns animais através da dinãmica da leitura, que desperta curiosidaedes dos alunos para cohecer o mundo animal na floresta. .
05/01/2011
Cinco estrelasBoa tarde ! Achei esta aula inovadora, também desperta a criatividade da garotada, maravilhosa esta esperiência.
04/01/2011
Cinco estrelasAdorei a sugestão.Fiquei pensando.Porque não tive acesso a ela antes, no primeiro semestre de 2010. Mais, com certeza será de grande proveito para esse ano, pois sempre estamos trabalhando com histórias que envolvem os animais e que as crianças gostam muito.Obrigada pela sugestão.Um abraço.
03/01/2011
Cinco estrelasAdorei, é uma aula bem dinâmica , com certeza os alunos vão adorar.Parabéns professora.
01/01/2011
Cinco estrelasAchei a sugestão interessante pois trabalha com outros orgãos do sentido como: ouvir , os alunos com certeza ficarão atentos. Enfim parabéns
08/12/2010
Uma estrelaAo observar sua aula , percebi o enriquecimento na alfabetização através de animais os alunos indentifica nomes , e possibilita a viajar aprendendo de maneira especial!, um grande abraço!!!
18/11/2010
Quatro estrelasGOSTEI MUITO!
15/11/2010
Cinco estrelasOtima aula , muito bem estrutura, acessivel a alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental, toda criança adora animais, sendo estimulante a alfabetização com nomes de animais.
11/11/2010
Cinco estrelasGOSTO MUITO DE TRABALHAR HISTÓRIAS. ADOREI A SUA SUGESTÃO. PARABÉNS.
23/10/2010
Cinco estrelasEssa atividade é ótima! Fiz uma atvidade parecida na semana das eleições: a eleição no jardim, onde eles encenaram com seus personagens (animais) uma eleição de verdade com urna e votos. Foi uma disputa acirrada entre o sapo e a joaninha, ao final, de virada, com diferença de um voto ganhou a joaninha que defendeu a idéia de um jardim mais limpo com água fresquinha para todos os animais. A sua idéia nos proporcionaou isso! Obgda!
17/10/2010
Três estrelasAmo trabalhar com a participaçao dos alunos,gostei muito do seu trabalho.parabens!!!!
17/10/2010
Cinco estrelasProfª Elaine, a história é linda, vou contar para meus aluninhos e seguir alguns passos de suas sugestões. Gostei muito, parabéns.
12/10/2010
Cinco estrelasContinue assim amei sua criatiatividade, parabéns
09/10/2010
Cinco estrelasadorei a sua idéia de trabalhar sons das letras relacionado a animais.
17/09/2010
Quatro estrelasMuito bom.
16/09/2010
Cinco estrelasa aula é muito divertida,oferece oportunidade de toda a turma participar e contribui na apropriação dos sons ou seja fonética.
15/09/2010
Cinco estrelasadorei seu projeto também fiz um parecido.
08/09/2010
Quatro estrelasADOREI A IDÉIA DA AULA, VOU USAR EM MINHA SALA.
31/08/2010
Cinco estrelasè uma aula bem criativa e com recursos execelente,prende a atenção dos aulos e o trabalho se desenvolve melhor do que esperado, pois nossas crianças são bem curiosas e com os recusos utilizado despertará interesse a elas. Parabéns!!!
30/08/2010
Quatro estrelasEu achei ótima bem detalhada , adorei a confecção dos fantoches e o teatro também, assim os alunos aprendem com moior rapidez o nome dos animais e os tipos de animais da floresta. parabéns!
25/08/2010
Cinco estrelasparabens! Adorei sua sugestão para contar historias, com certeza será uma aula bem criativa e estara despertando entusiasmo as crianças...........
15/08/2010
Cinco estrelasParabéns...adorei a maneira que você conta história...vou utilizá-la. Abraços!
09/08/2010
Cinco estrelasMUITO RICA E OPORTUNA PARA O DESENVOLVER HABILIDADES RELACIONADA A ALFABETIZAÇÃO.
07/08/2010
Cinco estrelasparabéns ,a aula é muito criativa ,com certeza os alunos vão se sentir motivados interagindo em todos os momentos. confeccionando os fantoches, pintando,enfim participando da historia.achie muito criativa toda a aula.parabéns.
03/08/2010
Quatro estrelasMuito boa a maneira de contar a história e fazer com que as crianças participem ativamente da mesma. Parabéns
02/08/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua aula...Parabéns!!!
29/07/2010
Quatro estrelasGostei muito das sugestões.Parabéns
06/07/2010
Cinco estrelasMuito boa, eu tinha essa idéia de fazer algo assim, mas faltava preparar melhor. Obgda, vai me ajudar muito! Bjos.
30/06/2010
Cinco estrelasADOREI! A SUA AULA VOCE ESTAR DE PARABENS. ESSA SUA IDEIA VAI AJUDAR MUITAS PESSOAS QUE ENTRAREM NESSE SITE.
05/06/2010
Quatro estrelasparabéns pela aula, adorei!!!!!! bjs
21/05/2010
Quatro estrelasMUITO BOM. ESTÁ DE PARABÉNS!
20/05/2010
Cinco estrelasElaine Adorei sua aula, trabalho com alfabetização a pouco tempo e estou encantada com o mundo da alfabetização... Parabéns pela sua criatividade Um abraço Solange
30/04/2010
Quatro estrelasA idéia é criativa e, falar em animais com as crianças é reportá-las ao um mundo que os atrai e fascina. A aula é de muito bom gosto. Acrescentaria videos de desenhos animados , exemplo o Rei Leão e muitos outros. Isto chama a atenção as multimidia um recurso muito defedido no ambito educacional que seria a tecnologia à serviço da escola.
28/04/2010
Cinco estrelasExcelente esta idéia.... Gostei muito. Parabéns...
24/04/2010
Quatro estrelasGostei muito da dinâmica da aula, principalmente da interatividade durante a narrativa da história. Parabéns! Thelma
14/04/2010
Cinco estrelasEssa aula émaravilhosa.
13/04/2010
Cinco estrelasmaravilhoso, 10000 x maravilhoso parabéns
10/04/2010
Cinco estrelasEu simplismente adoreiii... meus alunos são super participativos.... adoram fazer teatro....então eles adoraram.... Parabéns!!!!!1
24/03/2010
Cinco estrelasOi querida colega professora, adorei a sua aula, muito interessante e dinâmica, com certeza os alunos vão adorar e aprender muito com ela, para vivenciar o aprendizado sigiro que você finalize o projeto com um passeio ao zoológico, os alunos poderão conhecer os animais e seus sons ao vivo. Um beijo e tudo de bom!!!
24/03/2010
Cinco estrelasobrigada pela sugestão, coerente, criativa, perfeita...