Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Rótulo _ é um texto

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de compreender, observar e elaborar o que constitui um rótulo. Apreenderá ainda, sua função social enquanto meio de informação ao consumidor.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula vamos conduzir as crianças a compreender que os rótulos também são texto e que, portanto possui um objetivo social, de transmitir informações sobre o produto e ainda de atrair o consumidor. Para que o grupo seja capaz de apreender tais informações, sugiro que você separe previamente uma quantidade de rótulo, de modo que cada grupo de trabalho tenha em mãos no mínimo quatro rótulos diferentes. Mas, observe que, entre estes quatro rótulos dois seja de um mesmo gênero. Veja alguns exemplos: dois de produtos alimentícios e os outros dois de produtos de limpeza. Isso, porque vamos trabalhar com observações que gere comparações de aspectos comuns e aspectos próprios do tipo de produto.

I_ Como pode ver, primeiramente você deverá selecionar alguns rótulos e embalagens. Sugiro, que convide as famílias e as crianças a participarem deste processo. Para isso, envie um “bilhetinho” solicitando que levem para escola rótulos de produtos que possuem em casa. É interessante professor(a) que a observação seja feita em rótulos que façam parte do cotidiano das crianças, isso facilitará o envolvimento e até mesmo o reconhecimento de algumas informações importantes para conclusão das analises.
II_ Agora com os rótulos em mãos organize as crianças grupos de quatro ou duplas, como considerar melhor e também de acordo com o número de rótulos que possui. Pois, como já foi sugerido é interessante que haja um número considerável para que a observação seja mais rica. Recomendo ainda, que fique atento(a) a orientação dada acima, sobre a diversidade de rótulo que o grupo deve receber. Mas, antes de iniciar este estudo em grupo, você pode aguçar as crianças a uma observação, isso facilitará a compreensão delas quando se reunirem com o grupo ou dupla.

Cada criança deverá estar com um rótulo sobre a mesa e uma folha ou mesmo o caderno de português. Você dará a elas um tempo de aproximadamente 10 minutos para lerem este texto e anotar as informações que consideram importantes. Caso sua turma não esteja ainda, em condições de fazer este registro escrito, solicite apenas que observem, leiam, por um tempo e então partam para a exploração oral. Mesmo que a turma consiga realizar o registro, procure valorizar também nesse momento a exposição oral das crianças. Então pergunte, dialogue e seja mediador de questões como: para que serve um rótulo? ; Que tipo de informação encontramos? Rótulo também pode ser considerado um texto? Por que? O que dever ser comum a todo rótulo?

III- Agora que as crianças já possuem alguns conhecimentos prévios sobre este texto, organize sua turma e apresente esta parte do trabalho:

Pessoal, agora que já conhecemos um pouco sobre os rótulos vamos fazer uma apresentação de cada um deles dizendo: que tipo de produto é (se bebida, comestível, limpeza, higiene), a marca e outros itens que você considerar importante. Feito isso, devem realizar uma comparação entre os rótulos que o grupo recebeu, registrando em duas colunas que deve informar o que possuem em comum e quais são as diferenças. Vocês deverão ainda, tentar justificar (explicar) o porquê destas diferenças. Este último item deve levar a criança a perceber, por exemplo, que alguns produtos tem validade menor porque possuem ingredientes naturais e, portanto são mais perecíveis, devem ainda, observar produtos que são tóxicos e que devem ser mantidos fora do alcance das crianças, no caso de ser ligth ou diet, entre tantos outros. Então o cartaz a ser organizado em cartolina ou Kraft deve ser organizado basicamente assim: Ao terminar a construção dos cartazes, as crianças deverão apresentar aos demais grupos, assim estimulamos a exposição oral de idéias, bem como a capacidade de ouvir, compreender e respeitar a idéia do outro. Em seguida, sugiro, que os trabalhos sejam expostos na sala ou mesmo em algum espaço da escola.

IV_ Para finalizar a proposta de trabalho com rótulo recomendo que disponha materiais diversos às crianças como: cola colorida, tesoura, revistas, cartolina, Kraft, color set, purpurina e/ou gliter, retalhos, canetinha, giz de cera, caixas, potes, e tantos outros. Assim, cada criança deverá compor a seu modo o rótulo do seu produto preferido ou até mesmo criar um produto.

Devemos observar nesta experiência, se as crianças serão capazes de apresentar no rótulo criado todas as informações básicas, agora já conhecidas por eles.

Você poderá ainda, criar um mercadinho com os produtos e rótulos para que as crianças possam brincar e se divertir. Quem sabe, já não entra aqui o trabalho com matemática e o uso da moeda nacional, o real!?!!

Avaliação

Devemos avaliar se a criança agora concebe o rótulo com um texto presente nos diversos espaços sociais, como lojas, farmácias, supermercados. Devemos avaliar ainda, se compreendem as informações que constituem estes e porque estas irão variar de acordo com o produto. Observe a capacidade de comparar, analisar e expor idéias. E por fim, toda a criatividade que certamente utilizarão ao compor o rótulo ou mesmo criar um produto e seu rótulo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Denise Borkenhagen dos Santos, Escola Municipal Jardim das Flores , Mato Grosso - dijo:
    deniseborkenhagen@hotmail.com

    27/11/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito de sua aula, vou aplicá-la com minha turminha de alfabetização, já tenho trabalhado com rótulo achei gratificante, sua aula vai me ajudar muito. Parabéns colega.


  • Tiane, Esc.Antonio Ferreira de Araújo , Bahia - dijo:
    profcrisartes@bol.com.br

    22/04/2010

    Cinco estrelas

    Realisei esse trabalho em minha sala de aula e gostei muito do resultado.Parabéns Grazielle!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.