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CARTILAGEM PRA QUE TE QUERO!? / Histologia - Tecido Cartilaginoso

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções do tecido cartilaginoso, sua origem e constituição.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o significado da palavra “tecido” em Biologia.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Leia para a turma os trechos das notícias destacados abaixo:


NOTÍCIA 1
Publicado em 14 de fevereiro de 2008 – A Tribuna Mato Grosso - Ronaldo sofre nova lesão no joelho
O atacante Ronaldo, do Milan, se machucou mais uma vez.
A contusão sofrida pelo atacante Ronaldo no joelho esquerdo é mais uma lesão que marca a carreira do atacante, atualmente com 31 anos.
Ronaldo sofria incômodos no joelho direito e fez uma cirurgia para raspagem da cartilagem. Ele retirou fragmentos que estavam se agrupando ao tendão.

http://www.atribunamt.com.br/2008/02/ronaldo-sofre-nova-lesao-no-joelho/


NOTÍCIA 2
17/02/2008 - Saúde - Lesão de Ronaldo põe em evidência problemas de joelhos (Mirian Ribeiro)
A nova lesão sofrida na última semana pelo jogador Ronaldo colocou em evidência uma parte essencial para o movimento e o equilíbrio do corpo: os joelhos. (...)
(...) Algumas causas estão relacionadas à ruptura do tendão patelar: sobrecarga muscular, uso de medicamentos locais (como infiltrações de corticóides), desequilíbrios musculares e até desenvolvimento muscular muito intenso e rápido, como ocorreu com Ronaldo quando foi para a Holanda. (...)
Ainda segundo o médico (...)infiltrações são desaprovadas, principalmente em articulações de carga como joelho, tornozelo, quadril, pois causam degeneração do tendão e lesão na cartilagem.
http://www.jornaldaorla.com.br/noticias_integra.asp?cd_noticia=1925


NOTÍCIA 3
Terça, 5 de maio de 2009 - Atletas de fim de semana sofrem mais lesões nos joelhos (Rosana Ferreira)
Nem só os atletas precisam se preocupar com os joelhos. Comum em jogadores profissionais de futebol, por conta da sobrecarga de exercícios, os problemas nessa parte do corpo podem acometer com maior freqüência os esportistas de fim de semana, alertam os especialistas.
(...)O problema é que geralmente essas pessoas não têm condicionamento físico, estão acima do peso e realizam os exercícios de forma inadequada.
( ) Os problemas mais comuns são lesões de menisco e ligamento por traumas. (...) torções em queda (...)tendinite e lesões de cartilagem.

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI3745390-EI1726,00-Atletas+de+fim+de+semana+sofrem+mais+lesoes+nos+joelhos.html


Converse com os alunos para ouvir relatos de experiências semelhantes vividas por eles ou por seus familiares.

A partir da prática social inicial apresente as questões abaixo para serem discutidas no grande grupo:

• Afinal, porque as cartilagens são tão importantes no organismo?
• Como elas são constituídas?
• Estão presentes apenas nas articulações ou em outras partes do corpo?

Durante esta aula proponha duas atividades:

Uma para a observação, através de um modelo, da função da cartilagem e do líquido sinovial nas articulações.
Outra, uma observação prática da presença da cartilagem nas articulações e em outras estruturas corporais.

OBSERVANDO A IMPORTÂNCIA DO LÍQUIDO SINOVIAL NA ARTICULAÇÃO

Explique que ar articulações não é viável que haja contato direto entre os ossos. Isso dificultaria o movimento (pela aspereza das superfícies) e resultaria em desgaste.
Por isso, nas articulações as pontas dos ossos são cobertas por um outro tecido, liso e brilhante – a CARTILAGEM.
Ainda para promover um bom movimento da articulação, entre as cartilagens há a presença de um líquido chamado LÍQUIDO SINOVIAL.

Para realizar esta atividade são necessários: uma bandeja plástica, uma placa de madeira, um bloco de madeira, plástico gross o, óleo de cozinha.

Dica – Esta atividade pode ser realizada em grupos ou na forma de demonstração para a turma, o que agiliza o desenvolvimento da aula. Basta que o professor apresente os passos descritos e cada aluno tenha contato com o modelo para “sentir” o que está sendo estudado.

Esta atividade pode ser realizada em três etapas:

1 – Primeiro o bloco de madeira deve ser deslizado diretamente sobre a placa de madeira. As madeiras representam os ossos em contato direto.

2 – No segundo momento, tanto o bloco como a placa de madeira devem ser embrulhados com o plástico e novamente testar o deslizamento do bloco sobre a placa.

3 – Finalmente, testar outra vez o deslizamento do bloco sobre a placa, porém agora com um pouco de óleo de cozinha entre eles. (veja foto)

• Em qual das três etapas ocorre menos atrito entre as peças de madeira?

Interdisciplinaridade – a partir desta atividade pode ser desenvolvida uma atividade interdisciplinar com o professor de Física, no estudo de conceitos relacionados à força de atrito. Há o recurso abaixo, do Portal do Professor, que aborda esse assunto.

Atrito

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10891/atrito.pdf


Aula 2

OBSERVANDO A CARTILAGEM DE ARTICULAÇÕES E OUTRAS PARTES DO ORGANISMO

Explique, neste momento, que as funções do tecido cartilaginoso dependem da constituição sua matriz (material intercelular). De maneira geral essas funções são: sustentação de tecidos moles, revestimento de superfícies articulares (a fim de absorver choques e facilitar deslizamentos) e participação na formação e crescimento dos ossos longos.

Dica! – Faça um download do texto abaixo e forneça cópias para os alunos. Esse texto, divulgado no portal da Universidade Católica de Pelotas, contém informações importantes a respeito da constituição, tipo e funções das cartilagens.http://antares.ucpel.tche.br/histologiamedica/arquivos_word/cap07_tecido_cartilaginoso.doc

Nesta atividade serão utilizadas partes de frangos crus, frescas (uma coxa com sobre coxa e um peito).

No Laboratório de Ciências, ou mesmo em sala de aula (com os devidos cuidados para evitar sujeiras) os alunos deverão analisar cortes nas peças de frango (previamente realizadas pelo professor) observando a cartilagem presente nos seguintes locais:

• extremidades dos ossos, na articulação entre coxa e sobre coxa;
• extremidade do osso esterno, no peito;
• anéis da traquéia (é comum haver vestígios da traquéia junto pedaço de peito do frango )

Oriente também para observarem os tendões que ligam os ossos nas articulações e tendões que ligam os músculos aos ossos. O riente também para que explorem bem o material, movimentando as articulações e observando detalhes das peças. (veja fotos)

IMPORTANTE
Para garantir a segurança nesta atividade, providencie o corte nas peças de frango antes da aula. Com o uso de luvas descartáveis e pinças os alunos poderão explorar o material para observar os detalhes indicados pelo professor.
O manuseio de frango cru pode ser perigoso pela contaminação com bactérias do gênero Salmonella (80% do frango cru possui essa bactéria -
www.cienciaviva.pt/docs/MicroOrganismoPerigCozinha.pdf  ).
Por isso, após a atividade, oriente para que: as peças de frango sejam acondicionadas em um pote com tampa e mantidas sob refrigeração; as luvas sejam descartadas em um saco de lixo separado; os alunos lavem as mãos com água e sabão.


Aula 3

Solicite que os alunos naveguem em dois recursos do portal, disponíveis nos endereços abaixo:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2261

Fibroblastos

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10616/fibroblastos.swf


No primeiro recurso os alunos deverão navegar na tela 9 – Tecido Conjuntivo Cartilaginoso e anotar em seus cadernos as informações apresentadas. Deverão também responder a questão a seguir:

• Em que locais foram observadas as cartilagens na prática realizada?

No segundo recurso deverão também navegar pelas telas disponíveis e anotar as informações apresentada, respondendo a questão abaixo:

• O que significa MEC e o que diferencia a formação do tecido cartilaginoso do tecido ósseo?


Faça uma verificação das produções dos alunos solicitando que apresentem suas respostas. Para finalizar a aula retome o texto sobre cartilagens e peça que extraiam as informações sobre a constituição do tecido cartilaginoso e as suas divisões.

Ainda no laboratório de informática proponha que os alunos, em equipes, produzam uma tabela com dicas que contribuem para a saúde das cartilagens (alimentação, exercícios) e cuidados que podem ser tomados no dia a dia para evitar lesões articulares.

Abaixo são sugeridos alguns sítios (acessados em setembro / 2009).

Jornal O Globo - Vai mesmo fazer um piercing? Então saiba quais são os principais cuidados
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2007/12/05/327458390.asp

Paraná Online - Colocação de piercing exige cuidados
http://ww w.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/94917/?noticia=COLOCACAO+DE+PIERCING+EXIGE+CUIDADOS

Total Sport – Cuidados com as articulações
http://www.totalsport.com.br/colunas/homsi/ed1701.htm

Fitoterápicos
http://www.saudenarede.com.br/fitoterapicos/cartilagem_de_tubarao.html

Solicite que os grupos elaborem um MAPA CONCEITUAL a partir da palavra CARTILAGEM, relacionado às suas partes, a origem, as funções e demais conceitos desenvolvidos.


Veja mais em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais  acessado em 12/08/2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fibroblastos Animação/simulação
Atrito Experimento prático
Recursos Complementares

No sítio da Universidade Federal da Bahia podem ser obtidas diversas fotos de microscopia de diferentes tipos de cartilagens.
http://www.histologia2.ufba.br/tec_cart_osseo.html

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Solicite que no decorrer das atividades os alunos elaborem uma síntese do que foi discutido e apresentado pelos grupos.
Um relatório individual também poderá ser útil para demonstrar o desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas. Deverá conter: o que ele realizou, o que aprendeu, que dificuldades enfrentou, que sugestões tem para essa aula.
O mapa conceitual produzido pelos grupos com os conceitos trabalhados também poderá ser útil para demonstrar o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • uildes santana, CEEP- em biotecnologia e ciencias , Bahia - disse:
    uildessa@hotmail.com

    18/04/2011

    Cinco estrelas

    muito bom, vou realizar com meus alunos.


  • Leni, eee , Paraná - disse:
    lenipaz@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Atividade bem interessante e fácil de ser realizada ..


Sem classificação.
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