Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cirandando pelas Danças Juninas do Brasil

 

09/10/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer danças que fazem parte do Ciclo Junino no Brasil. Aprender e experimentar passos básicos das danças em roda, tais como a quadrilha, o calango, a catira, dança do Boi e dança country. Aprender diferentes movimentos no espaço-tempo das danças e das músicas (coordenação e ritmo).

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula
Obs. Esta aula pode ser ministrada no pátio da escola ou em um local em que seja possível projetar o PowerPoint e, em seguida, ensinar as danças. Todas as danças propostas abaixo contêm coreografias em roda, correlacionando com o tema “Cirandando”.


Atividade 1: Conhecendo a história do Ciclo Junino.Recursos: Power Point, Datashow, Som, Microfone e Cd com músicas da época.
Duração: Aproximadamente de 10 minutos
Como proposta inicial, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e projetará os slides do Power Point, apresentando o significado das festas juninas, história, origem, comidas típicas, celebrações. Destaque a etimologia da palavra “Junina” relacionada à Deusa Juno – Deusa da terra, celebração em comemoração a boa colheita.

Fonte de pesquisa:

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

Slide 1 - AS DANÇAS FOLCLÓRICAS E JUNINAS

  • Danças folclóricas de várias regiões do Brasil são realizadas nesta época do ano em comemoração à fartura e também em agradecimento.
  • Além disso, existem as comemorações dos dias dos santos – Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).

Apresente o seguinte mapa, destacando as festas e danças que ocorrem nesta época no Brasil:


Fonte: Arquivo Pessoal.

Atividade 2: Conhecendo e Dançando a Quadrilha
Duração:
Aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Som e Música de Quadrilha


Slide 2: A Quadrilha

  • A quadrilha era inicialmente uma dança aristocrática de origem francesa, mas que apresentava influência de antigas danças folclóricas da Inglaterra. Veio para o Brasil pelas mãos dos mestres de orquestra de danças francesas. Hoje é dançada em todo Brasil. Os instrumentos musicais acompanhantes são a sanfona ou acordeão, pandeiro, violão e o cavaquinho. A música é aquela comum aos bailes de roça, em compasso binário ou de marchinha, que favorece as marcações.
    Dançando a Quadrilha: Após a exposição do slide acima, proponha a dança da quadrilha. Possíveis passos: Cumprimento dos cavaleiros; das Damas; Grande Roda; Caminho da Roça; Passeio na Cidade; Caracol; Túnel, Despedida.

Músicas de Quadrilha:

http://www.quadrilheirosdobrasil.com/

Atividade 3: Conhecendo e Dançando a Catira.

Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Descrição: Após a Dança da Quadrilha, retorne com os alunos para a roda e apresente o slide 3.

Slide 3: A Catira

  • Sua origem é muito discutida. Alguns dizem que é africana, outros dizem que é espanhola, já outros dizem que é Portuguesa. Ela é genuinamente brasileira, dançada por homens, dispostos em filas ,a dança tem acompanhamento da viola, e o violeiro que começa a dança . Os passos são basicamente palmeado e sapateado. Ela é muito dançada nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Dançando a Catira: Após a exposição do slide acima, proponha a dança da catira. Inicie com uma roda e acompanhe a música, batendo palmas e pés. Possíveis passos: Roda; Palmeados (3 Batidas) e Sapateados (3 Batidas), acompanhando o ritmo da música. No momento das pausas, faça rodas de mãos dadas, abrindo e fechando. Retorne e faça palmeados e sapateados.

Fonte Músicas de Catira:

http://palcomp3.com/CATIRABRASIL/


Atividade 4: Conhecendo a História do Boi Bumbá e Dançando com o Boi
Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Som e Música da Dança do Boi Bumbá.
Descrição:

Após a dança da catira, faça a roda novamente e apresente a história do Boi: Ainda garoto, Lindolfo Monteverde gostava de ouvir as histórias que seu avô contava. A que mais lhe encantava, era a de um “Boi” alegre, brincalhão e animado. No conto, este animal dançava, enchendo de energia os lugares por onde passava, sendo muito querido por todos; até que um dia, um empregado da fazenda, Pai Francisco, matava o bicho para satisfazer o desejo de sua esposa, que grávida, queria comer língua de boi. Esse personagem e sua esposa, Mãe Catirina, passavam a ser perseguidos por todos na cidade. Na tentativa de salvar o “Boi”, apareciam o médico, o padre, o Amo da fazenda e sua filha – a Sinhazinha. Depois de muita reza e de fazerem todo o possível, finalmente, conseguiam ressuscitar o animal. A felicidade era enorme, começava uma grande festa e, Pai Francisco, que até então era o vilão da história, acabava sendo perdoado.

Fonte: http://www.boibumba.com/history_pt.htm

Posteriormente, peça algum dos alunos para “representar o Boi” (Nesta aula utilizamos um boi confeccionado com isopor e lençol colorido, na qual os alunos utilizaram para a encenação). Na roda, alguém “cortará a sua língua” e ela ficará caído no meio da roda. Coloque a música – Cantigas do Boi - Os(As) alunos(as) começaram a cantar, dançar em volta do “boi” até que ele levante e comece a dançar no meio da roda. Palmas, cantorias “Levanta Boi!” podem ser realizadas, no intuito de acordar o boi.

Música do Boi – Rubinho do Vale – Cantigas do Boi:
http://www.rubinhodovale.com.br/discografia_almadopovo.html

 

Atividade 5: Conhecendo e Dançando o Calango

Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Som e Música do Calango (Xô meu Sabiá)
Descrição: Após a dança e encenação do boi, faça a roda novamente e apresente o slide com as principais características da dança do calango:

Slide 6: Calango

  • O Calango é um ritmo contagiante,pouco conhecido no Brasil. Foi criado em 1962, Esta dança explica a origem do calango animal tipico da região do Mato Grosso. O calango ou calanguinho como o chamado é uma dança que você dança em pares em volta de uma fogueira.O instrumento utilizado é a sanfona. Objetivo é agradecer a boa colheita. As mulheres usam saia e arco de flores na cabeça, os homens usam Jeans e blusa xadrez.

Posteriormente, proponha alguns passos da dança no ritmo da música “Xô meu sabiá”. Veja o vídeo abaixo para subsidiar su a aula. Faça roda, d uplas (casais) de mãos dadas, cirandando etc.

Música “Xô meu sabiá”
http://www.youtube.com/watch?v=C3QhulGg0Ls

Atividade 6: Conhecendo e Dançando o Country
Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Som e Música Country
Descrição: Após a dança do calango, faça a roda novamente e apresente o slide com as principais características da dança country.

Slide 7: Country

  • Movimento Country (em Português, música do interior) é uma mistura de estilos populares originalmente encontrados no Sul dos EUA. O termo, Country music começou a ser usado nos anos da década de 1940. Hoje este movimento foi incorporado pelas Festas de Rodeio e se expressa também nas Festas Juninas.
  • As músicas Sertanejas também foram adotadas por este movimento no Brasil.

Em seguida, proponha a roda e ensine alguns movimentos com a música “Vai galera coração” Edson e Hudson.

http://www.youtube.com/watch?v=J54k7tnQCNU

Faça passo de country, palmeados e batidas na coxa no ritmo da música. Nesta atividade, realizamos uma roda e os passos foram sendo criados pelos alunos.

Passos de Country:

http://www.youtube.com/watch?v=n2G6tFPZvU8


Possibilidades de Ampliação:
A partir desta aula nós propomos os ensaios das danças em diferentes níveis de ensino para serem apresentadas na nossa festa junina. Todos(as) os(as) alunos(as) foram muitos receptivos à nossa proposta.

Avaliação

Professor(a), no momento da apresentação dos slides e no momento da apresentação da dança, faça as seguintes indagações si mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que conhecem a respeito das danças e da história? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Como eles dançam? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem outros movimentos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem?, dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender as danças? Qual dança gostou mais? Qual(is) gostaria de dançar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • betina, i , São Paulo - disse:
    souza.betina@terra.com.br

    20/06/2012

    Duas estrelas

    Incluir a dança Country tira totalmente a credibilidade da aula, pois há o equivoco de achar que é adequado dançar Country em festa junina, que não é verdade. O Country é uma dança americana , que não tem nenhuma associação com a festa junina. Os ritmos e danças juninas são tantas que não há a menor necessidade de incluir o Country, se tiver interesse em trabalhar nas aulas de inglês o tema , pesquise o O Baile do Solstício de Verão , ai sim poder´ser feita a associação!


  • Katiula Dos Santos Gonçalez, Escola Municipal Artur Tavares de Melo- Polo , Mato Grosso do Sul - disse:
    kaka_pitchula@hotmail.com

    16/06/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão de aula, agora estou trabalhando Dança e tenho certeza que posso trabalhar desta maneira com os meus aluno, sera muito divertido eles na sua maioria adoram Dançar, e antes mesmo de postar este comentario eu li esta aula pra eles como sugestão e eles aceitaram, agora vou por em Pratica. Valeu professor Otimo a sua Aula. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.