09/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Conhecer danças que fazem parte do Ciclo Junino no Brasil. Aprender e experimentar passos básicos das danças em roda, tais como a quadrilha, o calango, a catira, dança do Boi e dança country. Aprender diferentes movimentos no espaço-tempo das danças e das músicas (coordenação e ritmo).
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo a história do Ciclo Junino.Recursos: Power Point, Datashow, Som, Microfone e Cd com músicas da época.
Duração: Aproximadamente de 10 minutos
Como proposta inicial, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e projetará os slides do Power Point, apresentando o significado das festas juninas, história, origem, comidas típicas, celebrações. Destaque a etimologia da palavra “Junina” relacionada à Deusa Juno – Deusa da terra, celebração em comemoração a boa colheita.
Fonte de pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
Slide 1 - AS DANÇAS FOLCLÓRICAS E JUNINAS
Apresente o seguinte mapa, destacando as festas e danças que ocorrem nesta época no Brasil:
Fonte: Arquivo Pessoal.
Atividade 2: Conhecendo e Dançando a Quadrilha
Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Som e Música de Quadrilha
Slide 2: A Quadrilha
Músicas de Quadrilha:
http://www.quadrilheirosdobrasil.com/
Atividade 3: Conhecendo e Dançando a Catira.
Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Descrição: Após a Dança da Quadrilha, retorne com os alunos para a roda e apresente o slide 3.
Slide 3: A Catira
Dançando a Catira: Após a exposição do slide acima, proponha a dança da catira. Inicie com uma roda e acompanhe a música, batendo palmas e pés. Possíveis passos: Roda; Palmeados (3 Batidas) e Sapateados (3 Batidas), acompanhando o ritmo da música. No momento das pausas, faça rodas de mãos dadas, abrindo e fechando. Retorne e faça palmeados e sapateados.
Fonte Músicas de Catira:
http://palcomp3.com/CATIRABRASIL/
Após a dança da catira, faça a roda novamente e apresente a história do Boi: Ainda garoto, Lindolfo Monteverde gostava de ouvir as histórias que seu avô contava. A que mais lhe encantava, era a de um “Boi” alegre, brincalhão e animado. No conto, este animal dançava, enchendo de energia os lugares por onde passava, sendo muito querido por todos; até que um dia, um empregado da fazenda, Pai Francisco, matava o bicho para satisfazer o desejo de sua esposa, que grávida, queria comer língua de boi. Esse personagem e sua esposa, Mãe Catirina, passavam a ser perseguidos por todos na cidade. Na tentativa de salvar o “Boi”, apareciam o médico, o padre, o Amo da fazenda e sua filha – a Sinhazinha. Depois de muita reza e de fazerem todo o possível, finalmente, conseguiam ressuscitar o animal. A felicidade era enorme, começava uma grande festa e, Pai Francisco, que até então era o vilão da história, acabava sendo perdoado.
Fonte: http://www.boibumba.com/history_pt.htm
Posteriormente, peça algum dos alunos para “representar o Boi” (Nesta aula utilizamos um boi confeccionado com isopor e lençol colorido, na qual os alunos utilizaram para a encenação). Na roda, alguém “cortará a sua língua” e ela ficará caído no meio da roda. Coloque a música – Cantigas do Boi - Os(As) alunos(as) começaram a cantar, dançar em volta do “boi” até que ele levante e comece a dançar no meio da roda. Palmas, cantorias “Levanta Boi!” podem ser realizadas, no intuito de acordar o boi.Música do Boi – Rubinho do Vale – Cantigas do Boi:
http://www.rubinhodovale.com.br/discografia_almadopovo.html
Atividade 5: Conhecendo e Dançando o Calango
Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Som e Música do Calango (Xô meu Sabiá)
Descrição: Após a dança e encenação do boi, faça a roda novamente e apresente o slide com as principais características da dança do calango:
Slide 6: Calango
Posteriormente, proponha alguns passos da dança no ritmo da música “Xô meu sabiá”. Veja o vídeo abaixo para subsidiar su a aula. Faça roda, d uplas (casais) de mãos dadas, cirandando etc.
Música “Xô meu sabiá”
http://www.youtube.com/watch?v=C3QhulGg0Ls
Atividade 6: Conhecendo e Dançando o Country
Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Som e Música Country
Descrição: Após a dança do calango, faça a roda novamente e apresente o slide com as principais características da dança country.
Slide 7: Country
Em seguida, proponha a roda e ensine alguns movimentos com a música “Vai galera coração” Edson e Hudson.
http://www.youtube.com/watch?v=J54k7tnQCNU
Faça passo de country, palmeados e batidas na coxa no ritmo da música. Nesta atividade, realizamos uma roda e os passos foram sendo criados pelos alunos.
Passos de Country:
http://www.youtube.com/watch?v=n2G6tFPZvU8
Professor(a), no momento da apresentação dos slides e no momento da apresentação da dança, faça as seguintes indagações si mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que conhecem a respeito das danças e da história? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Como eles dançam? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem outros movimentos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem?, dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender as danças? Qual dança gostou mais? Qual(is) gostaria de dançar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/06/2012
Duas estrelasIncluir a dança Country tira totalmente a credibilidade da aula, pois há o equivoco de achar que é adequado dançar Country em festa junina, que não é verdade. O Country é uma dança americana , que não tem nenhuma associação com a festa junina. Os ritmos e danças juninas são tantas que não há a menor necessidade de incluir o Country, se tiver interesse em trabalhar nas aulas de inglês o tema , pesquise o O Baile do Solstício de Verão , ai sim poder´ser feita a associação!
16/06/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão de aula, agora estou trabalhando Dança e tenho certeza que posso trabalhar desta maneira com os meus aluno, sera muito divertido eles na sua maioria adoram Dançar, e antes mesmo de postar este comentario eu li esta aula pra eles como sugestão e eles aceitaram, agora vou por em Pratica. Valeu professor Otimo a sua Aula. Parabéns