Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Voleibolbacia”

 

09/10/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender novas formas de jogar voleibol. Coordenar diferentes movimentos com o corpo, utilizando o balde como objeto e interagindo com o seu corpo e com o corpo do colega, observando o tempo da bola e deslocando-se no espaço da quadra de diferentes formas: pra frente, pra trás, para o lado, em diagonal.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Brincando com a bola de vôlei – jogo dos toques
Recursos: Bolas de Vôlei
Duração: Aproximadamente de 10 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em trios. Na quadra de jogo, cada trio deverá ter uma bola de vôlei. O trio trocará passes, rebatendo a bola sem deixá-la cair. Os passes podem ser realizados de qualquer maneira, com uma mão ou com as duas.

Atividade 2: Voleiperu

Duração: aproximadamente 20 minutos
Descrição: Continuando com a mesma dinâmica da atividade anterior, mantenha alguns trios e fragmente outros para que alguns alunos possam fazer o papel do peru nos trios. Os trios rebatem a bola e o peru tentará tomar a bola. No momento em que o fizer, outro o substituirá.

Atividade 3: Perubacia
Recursos:
bacias (desejável em número aproximado do total de alunos) e bolas de vôlei

Bacia

Fonte da Imagem:
http://www.rodriguesalfano.com.br/BACIA122.jpg

Duração: aproximadamente 20 minutos
Descrição: Com a mesma dinâmica da atividade 2, distribua os baldes para os alunos que estão rebatendo a bola. O peru continua fazendo parte do jogo. Em seguida, oriente os grupos a tocaram a bola passando-a de balde em balde, sem deixá-la cair e sem que o peru a intercepte. Caso ocorra, pessoa que perdeu a bola ou a deixou cair, passa a ser o peru.

Atividade 4: Voleibolbacia
Duração:
aproximadamente 40 minutos.
Recursos: Bacias e uma bola de voleibol
Descrição: Na quadra de vôlei o(a) professor(a) dividirá a turma em 4 equipes, cada uma ocupando seu campo de jogo. Cada jogador terá em mãos uma bacia. Professor(a), proponha as regras do jogo: é permitido segurar o balde com uma ou com as duas mãos; a bola tem que ser passada ao companheiro da equipe e/ ou retornar ao campo adversário; só é permitido 3 (três) “baldadas” – passes –; não deixar a bola cair; todo início de jogo será executado com um “saque baldada” – bola dentro do balde e será arremessada até o campo do time adversário. Professor(a), para que todos possam jogar, faça com que cada partida tenha 5 minutos de duração. Durante o jogo indique o que é regra no vôlei oficial e o que é possibilidade de construção de novas regras.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: as atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a marcação da quadra em que permite os grupos realizarem deslocamentos, principalmente no momento do voleiperu.

Quanto ao Corpo do Colega: Tanto na atividade do Perubol quanto na do Voleibolbacia, o(a) professor(a) poderá formar duplas ou trios como se fossem um único jogador. Outra possibilidade são os alunos se abraçarem ou darem as mãos, segurando o balde com a mão que está na extremidade, mão esquerda de um com a mão direita do outro.

Quanto ao Material: Caso não seja possível um balde para cada aluno e/ou não tenha um número suficiente de bolas, divida a turma em pequenos grupos. Dependendo da viabilidade (custo), cestas de bambu e peneiras podem ser utilizadas também.

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades, faça as seguintes indagações si mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Há cooperação entre eles? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de jogar e pensar a respeito do jogo, das regras? Recriam os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem os jogos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais atividades acharam mais interessantes? Como foi utilizar o balde? Quais foram as dificulades? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades em dupla/trio (caso seja feita)? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.