Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Volençol Molhado

 

09/10/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender novas formas de jogar voleibol, com possibilidades de modificar regras convencionais. Coordenar diferentes movimentos com o corpo, interagindo com os materiais, com o seu corpo e com o corpo do colega. Deslocar-se no espaço da quadra de diferentes formas: pra frente, pra trás, para o lado, em diagonal; valorizando o trabalho em equipe.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula
Professor(a), antes desta aula peça para que os alunos venham com uma segunda peça de roupa que possa molhar. Esta é uma aula que demanda tempo maior para a organização antes do início das atividades (encher os balões) e para as trocas de roupas (aproximadamente 20 min.)


Atividade 1: Volençol
Recursos:

• Bola de Vôlei;
• 4 Lençóis (2 metros quadrados cada).
Duração: Aproximadamente de 25 minutos
Descrição: Como proposta inicial, faça uma roda e proponha a primeira atividade. Divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada quarteto terá em mãos um lençol e ocupará um espaço determinado na quadra. Como especificado no desenho abaixo:

Imagem adaptada: Fonte: http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1139883837

Ao iniciar o jogo, a bola terá que passar pelos grupos de lençol em lençol, sem cair no chão. A bola terá que passar pelos dois lençóis da equipe antes de ser arremessada à outra equipe. Professor(a), caso tenha equipes do lado de fora, faça revezamento para que todos possam participar.

Atividade 2: Volençol Molhado
Recursos: Balão (1 pacote)
Duração: aproximadamente 50 minutos
Descrição:
Peça para que cada equipe encha 5 balões. Mantendo as mesmas equipes e estrutura do jogo anterior, troque a bola de vôlei por um balão cheio de água. O jogo iniciará com um balão neutro. As equipes tiram a sorte e a equipe que perder iniciará o jogo com o balão. O objetivo principal do jogo é não deixar o balão cair e/ou estourar quando arremessado ao lençol e/ou à outra equipe. A equipe que deixar o balão cair terá que ceder um balão para a outra equipe que iniciará o jogo novamente. A equipe que terminar com um balão vence a partida.

Obs.: Professor(a), explore com os(as) alunos(as) os diferentes aspectos atitudinais que implicam em perdas e ganhos durante as atividades.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a marcação da quadra. Pode ser realizado em um campo gramado ou dentro da piscina. Neste caso, a mesma deverá não ser muito funda, permitindo os participantes levantarem as mãos. Substitua o lençol por um material que possa molhar, tal como pano de "TNT" ou pedaços de rede de volei, peteca, tênis, etc. 

Quanto ao Corpo do Colega: No lençol é possível que mais alunos, além dos que estão nas extremidades, o segurem.

Quanto ao Material: O(A) professor(a) pode utilizar lençóis de diferentes tamanhos. Caso o lençol seja de difícil acesso, panos de “TNT” são viáveis para a atividade. Bolas de outras modalidades esportivas podem ser utilizadas na atividade do volençol.

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades, faça as seguintes perguntas a si mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema?; Há cooperação entre eles? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de jogar e pensar a respeito do jogo, das regras? Recriam os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem os jogos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais das atividades acharam mais interessantes? Como o corpo se comporta nas atividades? Peça sugestões para a aula posterior.

Professor(a), filmagens das atividades realizadas na aula possibilitam uma avaliação posterior pelos próprios alunos nos aspectos descritos acima. 

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vivian may, EME FProfa. Marlene Rondelli , São Paulo - disse:
    vivianmaywhite@yahoo.com.br

    28/03/2012

    Três estrelas

    Gostei e sugiro como variação, que um grupo se coloque do lado de fora da quadra, também com lençol, auxiliando seu grupo. Ao final inverte-se. Os de fora entram e vice-versa, aumentando a participaçao e envolvimento de todos, mostrando a importância do trabalho em grupo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.