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Desenho - Vistas Ortográficas

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o processo de obtenção das vistas ortográficas

Visualizar objetos tridimensionais a partir da análise simultânea de projeções obtidas, sobre planos diversos, utilizando o sistema de projeção cilíndrico ortogonal

Relacionar a disposição gráfica das vistas às informações nelas contidas

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     Os alunos deverão conhecer o sistema de projeção cilíndrico ortogonal, além de manusear adequadamente os instrumentos de desenho – par de esquadros, régua, compasso e transferidor.

Estratégias e recursos da aula

Antes da aula

     A parte inicial das atividades deverá ser desenvolvida, preferencialmente, em um laboratório de informática ou na própria sala da turma, com a utilização de um computador acoplado a um projetor. A indisponibilidade desses recursos restringirá o aproveitamento do material de apoio sugerido, mas, ainda assim, o professor poderá imprimí-lo para empregá-lo na aula.

Iniciando as atividades

     As vistas ortográficas constituem um aspecto fundamental na elaboração do projeto de qualquer objeto produzido industrialmente, bem como em qualquer projeto arquitônico ou de engenharia civil. Não importa se estão dispostas sobre uma folha de papel A0 ou dividindo a tela do computador em um aplicativo tipo CAD (Computer Aided Design), a questão é que por mais realista que seja uma representação em perspectiva, nada supera as vistas ortográficas em praticidade e quantidade de informações.

    Esse enfoque deve pautar a introdução ao tema, posto que alunos do ensino médio costumam  estabelecer uma relação extremamente utilitarista com o conteúdo – “Para que vou usar isso na minha vida?”. Sugerimos ao professor que solicite à turma que tente identificar exemplos da utilização prática das vistas em seu cotidiano. Embora existam alguns usos bastante corriqueiros, geralmente os alunos não conseguem percebê-los. Assim, se for o caso, o professor deve apresentar exemplos não só de concepção projetual, mas de situações onde a leitura de vistas permeia nosso cotidiano:  

1                         2   

                                   4 

     Na etapa seguinte da aula o professor deverá analisar com os alunos o processo de obtenção das vistas, buscando sempre relacionar as construções geométricas feitas no plano às operações no espaço que as originam. Para isso, sugerimos que a turma seja dividida em grupos pequenos - 3 integrantes, por exemplo - que deverão receber uma peça simples, como a ilustrada abaixo (as vistas correspondentes não devem ser apresentadas, servindo, apenas, ao professor):

    

É importante que a peça possua dobras e/ou rampas para que os alunos possam verificar como é feita a distinção entre superfícies que são representadas de modo idêntico em algumas vistas.

De posse das peças, será solicitado aos grupos que tentem representá-las de modo que seja possível descrever suas características e dimensões da melhor forma possível. Sugerimos que a duração dessa atividade não ultrapasse 15 minutos.

Em seguida, o professor deverá recolher os trabalhos de cada grupo e analisar, junto aos alunos, as soluções apresentadas que se mostraram mais eficientes, dada a proposta da atividade. Essa etapa criará subsídios para a análise do método de obtenção das vistas, na qual poderá ser utilizado, como referência, o excelente material disponível no endereço http://www.rau-tu.unicamp.br/~luharris/DTarq/DTarq_M3.htm, produzido por Waldir Dezan para a Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.(Alguns dos exercícios contidos no material poderão ser utilizados na parte final da aula) 

     Como a tividade de fixação do conteúdo, os alunos deverão realizar exercícios tanto de obtenção das vistas ortográficas de peças representadas em perspectiva, como de representação em perspectiva de objetos a partir da leitura de vistas.                                 

Recursos Complementares

     Se a escola não dispuser de equipamento de informática para uso didático, o professor poderá construir um hexaedro de projeção planificado e usá-lo como modelo articulado para analisar o processo de obtenção das vistas.

     Uma atividade complementar muito interessante, que pode ser proposta ao alunos, é a execução de um projeto elaborado pela própria turma, com um tema por ela escolhido – criação de um protótipo, maquete, ou conjunto de peças. Caberá ao professor dividir os alunos em grupos e organizar, entre estes, a distribuição de tarefas. Dessas atribuições deverão constar, por exemplo: concepção das vistas, representação em perspectiva, apresentação do projeto, construção de modelos, etc.

     As ilustrações utilizadas nessa estão disponíveis nos seguintes endereços:

1. http://www.rau-tu.unicamp.br/~luharris/DTarq/DTarq_M1.htm

2. http://www.rbccv.org.br/imagensRBCCV/v24n2a26-fig02.gif

3. http://3.bp.blogspot.com/_NjiiM_rhVvs/Rpq7D1CbRtI/AAAAAAAAAFQ/2czB45zXaFU/s400/imagem.JPG

4. http://3.bp.blogspot.com/_dTibRPk7UfE/SoyW3FckZvI/AAAAAAAAALk/20YFefu6oWM/s400/su35l10.jpg

http://www.4shared.com/file/183447898/35f0bd7/pea_iso.html

http://www.4shared.com/file/183448410/9424e0df/pea_vistas.html

Avaliação
Deverá ter como referência a participação dos alunos nas etapas iniciais da aula e a resolução dos exercícios propostos na etapa final.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Jorge Marcelo, Colégio Pedro II / Colégio Cruzeiro , Rio de Janeiro - disse:
    jmieie@yahoo.com.br

    04/10/2010

    Cinco estrelas

    Simplesmente tudo a que o professor precisa estar atento, com a precisão característica do mestre Marcelo Bueno. Parabéns!


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