Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Foco Narrativo

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer as diferentes perspectivas adotadas pelo narrador (foco narrativo) ao contar uma história;
  • observar as diferenças de sentido que podem ocorrer numa narrativa decorrentes da posição do narrador na história e do seu ponto de vista;
  • conhecer a perspectiva narrativa em histórias contadas em filmes;
  • produzir textos narrativos, a partir de diferentes perspectivas;
  • confrontar interpretações e pontos de vista;
  • Relacionar o conteúdo de um texto com o de outros conhecidos.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer os elementos básicos da estrutura narrativa;
  • conhecer os dois tipos básicos de foco- narrativo;
  • fazer distinção entre autor e narrador.
Estratégias e recursos da aula
                   

Aula 1
Atividade

Nestas aulas, o tópico da narrativa a ser estudado é o foco narrativo ou ponto de vista: elemento da narração que compreende a perspectiva através da qual se conta uma história. É, basicamente, a posição que o narrador assume, enquanto instância narrante ou voz que articula a narração, para contar a história. Os dois pontos de vista fundamentais são narrador-observador e narrador-personagem.

Como estratégia para ativar o conhecimento prévio dos alunos a respeito desse assunto, o professor poderá iniciar uma conversa com eles sobre o fato de que passamos boa parte de nosso tempo ouvindo ou contando histórias. Muitas delas são verdadeiras, relatam fatos que realmente ocorreram, como as coisas que nos aconteceram no fim de semana, por exemplo. Outras histórias narram acontecimentos que não ocorreram, que só existem na nossa imaginação.
Portanto, sejam as histórias reais ou não, somos seus ouvintes e contadores, quer sejam elas vividas de fato ou inventadas.

A seguir, solicitar aos alunos que:

1. Contem ( por escrito ou oralmente) uma história que realmente tenha acontecido com ele ou com outras pessoas.
2. Desenvolva e escreva a cena seguinte duas vezes, utilizando dois tipos diferentes de foco narrativo:
            Um pai chega atrasado ao treino de futebol do filho.
a. Imagine e escreva o relato desse incidente na perspectiva do filho.
b. Imagine e escreva o relato desse incidente na perspectiva do pai.

Importante: o professor deverá solicitar aos alunos que leiam o texto criado por eles. Com essa atividade, o professor poderá ativar o conhecimento prévio dos alunos a respeito dos dois tipos básicos de foco-narrativo, quais sejam:
a) foco narrativo em primeira pessoa: a história é narrada por um personagem que participa dos acontecimentos, observando, sentindo, vivendo a experiência narrada. A narração na 1ª pessoa torna o texto bastante comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa amiga. Esse tipo de narração é muito comum em conversas diárias, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
b) foco narrativo em terceira pessoa: a história é contada do ângulo de um narrador que não participa dos acontecimentos, apenas observa, reflete e mostra, de forma distanciada, a experiência vivida pelo(s) personagem(ns).


Aula 2

Atividade

Para que os alunos conheçam sobre as variantes dos dois tipos básicos de narrador observador e narrador-personagem, o professor deverá levá-los ao laboratório de informática para que realizem uma pesquisa sobre o assunto. O professor poderá dividir os alunos em grupos (quatro alunos). Cada grupo pesquisará um dos tópicos a seguir, anotando em seus cadernos as informações que considerarem mais importantes:

1º. Grupo: Narrador-Observador Onisciente;
2º. Grupo: Narrador-Observador Câmera;
3º. Grupo: Narrador-Personagem Protagonista;
4º. Grupo: Narrador-Personagem Testemunha;
3º. Grupo: Narrador intruso e neutro.

Informações disponívéis nos sites:

http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/foco/index11.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Foco_narrativo
http://pt.shvoong.com/humanities/theory-criticism/1631598-foco-narrativo/
http://pt.shvoong.com/humanities/195707-tipos-b%C3%A1sicos-foco-narrativo-em/

http://temm ais.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina_vestibular/0,6414,TEM-1586-14435-,00.html

Importante: O professor deverá solicitar aos alunos que apresentem exemplos de textos para exemplificar cada tipo de narrador. para tanto, eles deverão pesquisarnos sites indicados anteriormente.

Aula 3

Atividade

Em sala de aula, os grupos deverão expor aos colegas e professor a pesquisa realizada. Nesse momento, é conveniente que haja a mediação do professor, nas discussões.

Aula 4

Atividade

Com o objetivo de mostrar aos alunos que a maneira de contar um fato apresenta diferenças na narrativa, uma vez que tudo depende da posição do narrador na história e do seu ponto de vista, o professor deverá levar os alunos para assistirem ao filme “Um amor para recordar” ( A walk to remember), disponível em locadoras.

Primeiramente, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de Informática para pesquisarem sobre os seguintes dados do filme: ficha técnica, sinopse e resenhas.

Sinopse e ficha técnica, disponíveis no site:
http://www.adorocinema.com/filmes/amor-para-recordar

Um Amor para Recordar (A Walk to Remember)
ano de lançamento ( EUA ) : 2002
direção: Adam Shankman
atores: Shane West , Mandy Moore , Peter Coyote , Daryl Hannah , Lauren German
duração: 01 hs 40 min
Sinopse:
Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.

Resenha sobre o filme disponível no site:

http://www.webartigos.com/articles/14365/1/um-amor-para-recordar-resenha-do-filme/pagina1.html


JANSZEN, Karen. Um amor para recordar. EUA (Carolina do norte). Europa filmes, 2002.


Este é um filme que tem por excelência o comprometimento de passar para o ser humano a importância do amor na vida de uma pessoa, principalmente para aquelas que são desprovidas de qualquer sentimento. Conta a história de um adolescente rebelde chamado Landon Carter que está sempre se metendo em confusões. Quando em uma dessas, recebe como punição prestar serviços comunitários e participar de uma peça teatral que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie sullivan uma jovem estudiosa e compenetrada, por quem se apaixona e ela corresponde. No entanto, o destino que os une também lhes prega uma peça.
O filme contém 29 capítulos que mostram a história de Landon um jovem rapaz aventureiro sem muitos objetivos nem pretensões na vida. Até que um dia, uma de suas brincadeiras de mau gosto dá errada e deixa um colega paralisado, terminando por prestar serviços comunitários e ser forçado a participar do clube de drama da escola, como punição. É lá que ele conhece a inocente Jamie, até então uma estranha para quem ele mal havia olhado. Ela com toda sua inocência tenta se aproximar, mas ele a renega, pois ainda está focado em suas amizades anteriores. Mas, o tempo vai passando e ele está cada vez mais necessitando de alguém que entenda de teatro para passar as falas, então não vendo saída procura Jamie, e ela se surpreende ao ver o gar oto mais popular da escola lhe pedindo ajuda. De início ela dificulta, pois quer mostrar que não é tão fácil como ele imagina, mas como ela tem o coração bom logo aceita o ajudar, passando assim a conviver e con hece-lo mais de perto.
A personalidade contagiante de Jamie e a conexão natural que Landon senti, leva-o a olhar para seu interior e se dá conta de que há algo mais nesse relacionamento. Entretanto Jamie é uma garota com a qual Landon jamais gostaria de ser visto seis meses antes. Ela também nunca imaginou conversar com Landon quanto mais se apaixonar perdidamente por ele. A convivência com Jamie mudou e vida de Landon, ela o fez ver o mundo com mais intensidade, mostrando-o acima de tudo a importância da fé em Deus e em tudo aquilo que antes ele considerava inútil, pôde perceber que o natural dá um sentido extraordinário a vida.
O pastor da cidade pai de Jamie não suporta a idéia dela está envolvida com um rapaz como Landon, por ele ser totalmente o seu oposto, porém com o tempo percebe que ele está realmente interessado em Jamie, está mudando, e permite que a filha seja feliz da maneira como julga melhor, alertando-a para falar a sobre a doença que possui. Não demora muito e Jamie decide dizer a Landon que não podem mais ficar juntos, ele inconformado não entendi e pede uma explicação, ela o diz que é doente leucêmica e que sua vida está com os dias contados, sendo assim, para ela não tem sentido insistir com esse relacionamento. Ele não desiste e continua ao seu lado na luta para que ela possa viver mais do que o determinado, e como prova de amor a pede em casamento, sem pensar duas vezes ela aceita, pois o ama e deseja viver o resto de seus dias junto ao homem que escolheu. Jamie e Landon casam-se e passam apenas uma temporada juntos, logo depois ela parte com sua fé inabalável.
"Um amor para recordar" é sem sombra de dúvidas um filme maravilhoso, pois contém uma história encantadora, onde esta tem o poder de transformar pessoas não só como o personagem Lendon nem os demais que também mudaram de alguma forma, mas principalmente quem o assiste. Afinal é impossível assisti-lo e não tirar uma lição para a vida, ele mostra a importância do abstrato, de tudo que não se pode ver, mas que é necessário para se viver melhor. Mostra como uma pessoa pode curar-se da epidemia descrença mudando radicalmente, e encontrando o caminho da luz.
Apesar de não ser nada inovador para o cinema internacional, vale a pena rever uma outra versão do tema, pois só estará fixando ainda mais a importância da crença. É um filme extremamente realístico, pois retrata a vida como ela relativamente pode acabar sendo, portanto torna-se livre para todas as idades assim seja humano para entendê-lo e até mesmo se conscientizar de que deve mudar se for o caso. Deve realmente ser visto por todos os públicos, não só o juvenil, pelo simples fato de que atuaram mais jovens ou que os protagonistas sejam jovens, a lição vale todos.

undefined

Importante:

Com esta pesquisa, os alunos poderão obter informações a respeito do contexto do filme, quando foi produzido e em que condições, além de todas as informações pertinentes e necessárias para o entendimento da obra.


Aula 5, 6 e 7 (1h40mnutos para assistir ao filme )

Após a realização da pesquisa sobre sinopse, ficha técnica e a resenha, e, antes de levar os alunos à sala de vídeo para assistir ao fil me, o professor deverá informar a eles o objetivo desta atividade, qual seja: de pois de assistir ao filme, eles deverão produzir uma narrativa escrita da história contada no filme, assumindo diferentes pontos de vista.

Depois de assistirem ao filme, em sala de aula, o professor deverá abrir espaço para a manifestação dos alunos sobre o filme. Nesse momento, o professor poderá abordar alguns pontos a respeito da narrativa fílmica:

  • Quem conta uma história é sempre o narrador. Se a história é oral, o narrador se confunde com o próprio autor, mas se a história é escrita, há mudanças, uma vez que quem escreve a narrativa é o autor, no entanto, este não se confunde com o narrador do texto escrito.
  • Em relação a filmes, muitos contam histórias, mas não sendo nem relato oral, nem escrito, pode-se dizer que o cinema possui um narrador? Considerando que uma narrativa há uma sequência de fatos que são ligados temporalmente, por meio de cadeias de causa e efeito e um desenrolar de eventos que se relacionam a um ou mais personagens certamente essa concepção vale para os filmes.

Aula 8

Propor aos alunos a produção de um texto. O aluno deverá narrar a história contada no filme, assumindo diferentes pontos de vista.
Sugestões:

a. Contar a história em primeira pessoa, na perspectiva de Jamie Sullivan;
b. Contar a história em primeira pessoa, na perspectiva Landon Carter;
c. Contar a história em terceira pessoa na perspectiva do pai de Jamie;
d. Contar a história em terceira pessoa, na perspectiva da mãe de Landon .


Importante: As produções serão lidas em sala de aula para serem apreciadas pelos colegas e pelo professor. Depois deverão ser entregues ao professor para correção. Depois de corrigidas, o professor - juntamente com os alunos - fará a exposição dos textos num varal de redações na sala de aula.

Avaliação

Ao corrigir os textos dos alunos, o professor deverá verificar se os alunos desenvolveram a proposta e se o objetivo da produção foi atingido. Por meio da produção escrita dos alunos, o professor poderá também avaliá-los em relação ao conteúdo ensinado: diferentes pontos de vista que podem ser assumidos por narrador e as implicações decorrentes dessa escolha.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • adriana, Escola Estadual , Rio Grande do Norte - disse:
    diannadrica@yahoo.com.br

    09/03/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a o plano de aula. Vou usá-lo.


  • NEUZA ROSA PINTO, ESCOLA ESTADUAL CHICO REZENDE , Minas Gerais - disse:
    neuzapink68@hotmail.com

    22/05/2011

    Cinco estrelas

    Trabalho numa escola com alunos agressivos,e quero usar deste filme para que alunos (as),reflitam suas atitudes.Qual a sugestão de vocês?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.