03/02/2010
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
O professor pode iniciar a aula indagando aos alunos se já conhecem algo sobre o acelerador de partículas LHC, construído na Europa, se já leram algo a respeito e conhecem o princípio de funcionamento. Para inicio de estudo peça para que visitem o site Globo.com: LHC já está ligado: Disponível em<http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL753983-5603,00-LHC+JA+ESTA+LIGADO+MAS+RESULTADOS+SO+DEVEM+VIR+PARA+VALER+EM.html> acessado em 17/09/2009
Após indagar os alunos, apresente algumas características sobre o funcionamento do LHC, explorando aspectos do seu funcionamento e das possibilidades de utilização para o desenvolvimento da ciência. Algumas questões podem ser apresentadas aos alunos:
O LHC (LARGE HÁDRONS COLIDER), grande colidor de hádrons ou superacelerador, é um projeto desenvolvido na Europa com o objetivo de auxiliar no estudo de partículas elementares, utilizando um gigantesco túnel em forma circular com 27 kms de comprimento. Um feixe de partículas é gerado e acelerado pelo túnel a velocidades próximas as da luz, para conseguir isto o LHC é dotado de anéis magnéticos que direcionam o feixe de partículas, composto de prótons para a colisão com outro feixe. Com isso espera-se a descoberta de partículas elementares. Acreditava-se que o próton, o elétron e o neutron eram partículas elementares, que não eram constituídas por outras partículas, porém com a avanço da ciência descobriu-se que elas eram formadas por partículas ainda menores, os quarks. Com o LHC espera-s e comprovar a existência do bóson de higgs, uma partícula ainda não observada experimentalmente, mas que serviria para validar todo o modelo de partículas descrito na ciência dos dias de hoje, e forneceria dados para melhorar a compreensão da origem do universo, pela sua importância e ligação com a origem do universo é chamada por alguns de "Partícula de Deus".
LHC - IMAGEM AÉREA
LHC: Imagem aérea: Imagem disponível em: < http://www.blogadao.com/wp-content/uploads/2008/09/lhc3.jpg> acessado em 17/09/2009.
Na imagem temos uma vista aérea que compreende a posição onde se encontra o LHC, possui 27 km de circunferência e está localizado na fronteira entre Suíça e França.
Para saber mais sobre o acelerador de partículas LHC, podemos consultar os seguintes sites:
Notícia sobre a participação do Brasil nas pesquisas do LHC.
Neste vídeo do site youtube, o LHC é apresentado por um repórter da BBC.
Youtube: Acelerador LHC é acionado: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZHk5stKMcXE> acessado em 17/09/2009.
No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes, realizarem uma pesquisa sobre o acelerador de partículas LHC, os resultados dessas pesquisas pode ser postado em um blog, dessa forma a pesquisa pode ser registrada pelo aluno, facilitando a sua consulta e incentivando outros colegas discutirem o tema.
Após o resultado das pesquisas em buscadores na web, os estudantes podem trabalhar com fotos, reportagens, artigos de novas pesquisas e vídeos, para serem compartilhados no blog, no edital da escola ou da sala de aula. Este tipo de pesquisa desperta grande interesse dos alunos.
Professor, sugira a leitura do seguinte vídeo disponível no portal do professor, comente a interação do campo magnético em partículas carregadas, que torna possível o direcionamento do feixe dentro do LHC.
Portal do Professor. De onde vem a energia elétri ca? Campo magnético ger ado por uma corrente. Disponíve l em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1244> acessado em 17/09/2009.Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:
Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião de como podemos contribuir para a efetivação de atitudes de preservação no planeta, partindo do princípio que apenas agora temos a oportunidade de testar as teorias sobre a evolução do universo, e conseqüentemente, sabendo mais sobre a evolução de nosso planeta. Analisando as pesquisas, seria possível fazer uma projeção do tipo de energia que poderia ser produzida pelo LHC, sem utilizar os demais recursos do planeta? Como as experiências científicas podem mudar a forma de exploração dos recursos naturais sem haver poluição?
Inovação Tecnológica: Professores Brasileiros farão curso no CERN: Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=professores-brasileiros-curso-cern-lhc&id=030175090827> acessado em 17/09/2009
Cinco estrelas 1 classificações
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13/10/2010
Cinco estrelasMuito bom, tenho um trabalho escolar e essa aula ajudou-me bastante. Excelente trabalho.