Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Painel de dicas de livros com material reciclado

 

20/10/2009

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar o gosto pela leitura;
• Aumentar a freqüência do uso da Biblioteca;
• Estabelecer relação entre texto e imagem;
• Elaborar textos escritos a partir dos objetivos propostos, articulando e desenvolvendo suas idéias;
• Trabalhar a habilidade de revisar o próprio texto;
• Compreensão da disposição espacial dos textos no papel;
• Reaproveitar embalagens ao invés de jogá-las no lixo;
• Introduzir reflexões acerca da importância da preservação do meio ambiente;

Duração das atividades
Aproximadamente 4 a 5 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Crianças que já se apropriaram da base alfabética que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• A Criança precisa ser capaz de reconhecer informações básicas que compõe a estrutura de apresentação do livro: autor, ilustrador, ano de publicação, número da edição, editora, etc. *
• Dica: Observar a aula: “Conhecendo autor e ilustrador”, pois ajudará a reforçar o reconhecimento de algumas informações importantes do livro.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor(a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas, é interessante você analisar e se necessário ou desejar fazer adaptações a sua realidade de trabalho.

Apresento esta proposta em duas etapas, a primeira é uma discussão sobre a questão da necessidade das crianças terem uma consciência sobre a crise ambiental que todo nosso planeta está enfrentando. Trabalhando então com material que seria descartado como lixo e o transformando em um bonito painel.

A segunda é a escolha de livros que elas sentiram prazer em ler e gostariam de compartilhar como sugestão de leitura para os colegas.

Primeira etapa: conversando sobre lixo.

Conversando com as crianças, observe se elas já dominam informações sobre coleta seletiva de lixo, mesmo se a cidade não possuir ainda, é importante que elas saibam e discutam.
Você pode iniciar a discussão apresentando o texto abaixo, lendo junto com os alunos ou de outra forma que julgar melhor.

*Se escola possuir laboratório de informática, as próprias crianças podem acessar o site em que este texto se encontra.

Além deste site, veja nos “Recursos educacionais adicionados a aula” outras sugestões de sites relacionados com a temática!.

Fonte:
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/index.htm


Reciclagem: Grande idéia!

Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.

Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande idéia! Mas antes, você vai saber tudinho sobre o lixo. Você sabia que ele leva uma eternidade para se decompor?
Cerca de 35% do lixo coletado poderia ser reciclado ou reutilizado e outros 35% poderiam virar adubo. Ou seja, 70% da poluição do meio ambiente iria se transformar em algo útil e limpo para todo mundo! Isso se chama RECICLAGEM, a maneira mais inteligente de dar adeus ao lixo!
Na reciclagem, o lixo é tratado como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos. Olha só quantas vantagens a danada tem: diminui a quantidade de lixo que vai para os lixões, os recursos naturais são poupados, reduz a poluição, além de gerar empregos!
Mas como fazer isso em cidades que têm milhões de habitantes? Porque para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo. E para separar, é preciso adotar um sistema um pouco caro, chamado Coleta Seletiva de Lixo.

Nesse sistema, o material orgânico é separado do lixo feito de plástico, papel e vidro, que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares da cidade a gente encontra aquelas latonas coloridas de lixo: cada cor representa um material reciclável. E cada um deles tem um processo diferente de reciclagem.
A RECICLAGEM COMEÇA EM CASA!
Sua mãe costuma jogar restos de comida e latinhas de refrigerante no mesmo lixo? Pois dê uma bronca nela! Isso porque o processo de reciclagem começa em casa, separando o lixo doméstico dos materiais recicláceis, como o papel, o plástico, o metal e o vidro.
Mas e depois que eu separei tudinho? É só levar até o ponto mais próximo da sua casa onde existam aquelas latonas coloridas, ou para os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.) espalhados pelas cidades brasileiras.

Fique de olho nas cores e nos símbolos de cada material:

Depois que você fez sua parte, o material separado é levado para a central de triagem no Departamento de Limpeza Urbana (D.L.U.) e é colocado em uma esteira rolante, parecida com aquelas de bagagem em aerop orto.
Enquanto o lixo dá um passeio nessa esteira, pessoas treinadas vão separando o que pode ser reciclado. Para facilitar o trabalho, a esteira possui um eletroimã que agarra todos os metais.
Daí em diante, os materiais são compactados para serem vendidos para fábricas de reciclagem.

Mas como o papel, o plástico, o metal e o vidro se transformam em coisas úteis de novo?
Após ler o texto ou acessar o site na internet, converse com sua turma, observe as impressões e comentários que as crianças farão a respeito da temática ambiental. Discuta com as crianças a importância de reciclar e reaproveitar o lixo e embalagens.
Peça a elas que tragam de casa, embalagens de caixa de fósforos grande,talvez seja necessário pedir com aproximadamente um mês de antecedência à execução do painel. Solicitar que as crianças embalem a caixa com papel de presente usadas ou folhas de revista colorida,lembrá-las de não fechar a caixa com o papel, pois ela precisará ter a tampa móvel.
Segunda etapa: Construindo um painel de sugestões de livros.
Primeiramente, as crianças precisam escolher livros que gostariam de indicar aos colegas. Este trabalho pode ser realizado na biblioteca( caso hajam condições físicas) ou na sala de aula.
Professor, oriente seus alunos a escolherem livros que gostaram de ler, e que tenham uma dica ou justificativa para tal escolha. Abaixo apresento um modelo da ficha, que utilizei com meus alunos e foi colocada na parte interna da caixa de fósforos:
(Ela já está do tamanho adequado para você reproduzir para a caixa de fósforos grande)

Lembrá-los de escrever com a letra bonita, caprichada, legível, usando o lápis de escrever bem apontado para ficar um trabalho bonito e interessante para os colegas.
Professor(a), uma das frases que coloquei para os alunos completarem foi “Sugiro ler este livro porque..” você pode alterá-la ou não, é importante fazer com que os alunos observem o pequeno espaço( pois precisa caber dentro da caixinha) e orientá-los a escrever de forma breve uma frase que faça com que outras crianças fiquem curiosas para ler o livro.
Montando o painel:
Cada criança cola sua sugestão de livro dentro da caixinha; Na parte externa da caixa, a criança pode reproduzir, da melhor forma que ela puder, a capa do livro, não esquecendo do título!
Depois de todas as caixinhas prontas, você pode fazer um puxador na lateral da caixinha, com o material que tiver disponível ( no trabalho que fiz em sala, foram usadas miçangas que algumas crianças tinham disponíveis em casa. Estas foram fixadas com cola quente). Você pode fazer também de papel, ou algum outro material que tiver disponível
Fixar com a cola quente as caixas no painel, cujo fundo pode ser feito com um pedaço de tecido chita ou folhas de revista ou jornal, enfim o material que você tiver disponível. Lembrar as crianças de fazer um título para o painel com a folha colorida, as letras podem ser escritas nele ou recortadas com ele. Fica a seu critério.
Se possível,pode ser negociado com a pessoa responsável pela biblioteca, para que o painel dos seus alunos seja fixado na própria biblioteca. Se não for possível, pode ser outro espaço em que haja maior circulação de crianças ou fixado na própria sala de aula. Assim todos terão acesso às sugestões dos livros.
Boa leitura!

Recursos Complementares

• Biblioteca na escola,
• Pedir aos alunos que não joguem no lixo e tragam para a escola caixas de fósforos grandes;
• Que guardem em casa ( ou tragam para a escola, depende de você) papel de presente usado ou folhas de revista para encapar as caixas de fósforos.
• Folha colorida ( colorset ou cartolina) para que as crianças escrevam o título do painel;
• Pedaço de tecido colorido (tecido de chita por exemplo), folhas de jornal, revistas usadas ou qualquer outro material disponível para fazer o fundo do painel;
• Cola quente e cola bastão;
Recursos complementares, não são citados na aula, mas podem ser usados por você!

• Laboratório de informática com acesso a internet para visitar sites relacionados ao meio ambiente, por exemplo:
http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/Meio-ambiente

( textos informativos e dicas de como ajudar o meio ambiente)

http://www.meioambientecriancas.pr.gov.br/index.php

 ( jogos e brincadeiras relacionados a temática ambiental além de um dicionário voltado a esta temática)

Avaliação

Sobre os aspectos trabalhados acerca da temática Meio ambiente pode ser realizada uma avaliação conversando com as crianaçs e sistmatizando por escrito as seguintes informações:

• As crianças já sabiam informações sobre coleta seletiva de lixo. Elas acham importante?
• As crianças acreditam que as pequenas ações delas mudaram o futuro do nosso planeta? Acham importante que todos saibam que precisam mudar de atitudes em relação a água, lixo para que tenhamos um futuro melhor?
• Elas colaboraram trazendo os materiais pedidos ( dentro das suas possibilidades)?

Sobre as dicas dos livros e produção escrita:
• Observar quais os critérios que as crianças elegeram para escolher o livro

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • karollyny, abrelpe , Alagoas - dijo:
    karol.pj@gmail.com.br

    19/10/2010

    Quatro estrelas

    é otimo eu dou 100 quero agradescer a oportunidade .obigada!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.