20/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Miriam Maria Roberto Marmol, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
• Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
• Inferir informações;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Desenvolver a imaginação;
• Recontar narrativas.
A professora antes de levar algum livro de literatura para a turma pode sondar se existe algum livro indicado ou se os alunos conhecem o livro que se propôs no caso desta atividade, “O amigo da bruxinha”, de Eva Furnari.
• Para realização desta atividade propomos que o professor trabalhe em círculo com os alunos, em roda. Para isso se faz necessário um espaço amplo e arejado.
• O professor utilizará recursos discursivos, como o diálogo e as trocas de idéias, através de um livro de literatura. Pode-se utilizar também lâminas e retro-projetor para projetar as cenas dos textos não verbais.
Propostas:
• Nesta atividade sugerimos o livro “O amigo da bruxinha”, de Eva Furnari. É um livro de imagens que podem ser recontadas de várias formas pelos alunos.
Primeiro momento: Você professor poderá fazer uma roda com os alunos e apresentar o livro, a partir do título começando a levantar hipóteses sobre o assunto da obra. Você poderá trabalhar, também, o sentido atribuído a palavra “amigo”, perguntando para os alunos o que eles lembram quando escutam esta palavra, além de olharem a definição desta palavra no dicionário.
Segundo momento: Logo, você professor poderá projetar uma cena do livro e trabalhar com ela.
A cena que sugerimos é a seguinte:
FONTE: FURNARI, Eva. O amigo da bruxinha. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2002. (Coleção Girassol)
Como o objetivo de trabalhar a linguagem oral, o professor poderá desenvolver capacidades de leitura, para isto durante a exploração da imagem, procure:
Antecipar os conteúdos dos textos que serão lidos em função contextualização das imagens;
Levantar e confirmar hipóteses com os alunos relativas a este conteúdo que está sendo lido;
Ajudar os alunos a buscarem pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências) – isto faz com que se amplie a compreensão do texto lido;
Construir a compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando as informações explícitas e implícitas;
Ampliar as possibilidades de imaginação dos pequenos leitores.
Para que isto seja feito, você poderá fazer perguntas, tais como: - A cena fala sobre o quê? |
Você, professor pode pedir que alguns alunos narrem ou encenem cada quadrinho da história, trabalhando a narrativa oral. As crianças podem formar grupos de modo que cada grupo reconte a história, de formas diferentes e até mesmo com finais diversos.
Terceiro momento: depois de explorar oralmente a leitura visual, o professor pode sugerir uma produção de texto, reconto escrito (caso os alunos já dominem a habilidade de escrita), se não, o professor pode construir coletivamente com os alunos em papel de tamanho maior, tipo “craft”, o reconto criado por eles e expor na sala.
Estas atividades possibilitam ao professor avaliar a capacidades orais, como seqüencia de idéias, desenvoltura, entendimento (coerência). Permite avaliar se os alunos conseguem desenvolver algumas capacidades de leitura como levantamentos de hipóteses e inferências, neste caso em textos não verbais.
As imagens são importantes textos que devem ser explorados de forma a desenvolver nas crianças as capacidades de identificar o que as ilustrações dizem, pois, sempre podem vir ou não acompanhadas de textos verbais complementando-o ou dialogando-o. No caso desta atividade as crianças poderão ser avaliadas a partir de uma narrativa não verbal que será construída por elas em duas formas oral e textual.
O fato do texto possibilitar várias interpretações a partir das diferentes cenas, permite a criação de vários textos, através dos recontos orais e escrito. Nesta fase de ensino-aprendizagem a leitura de imagens é de fundamental importância e necessária. Sugerimos que o professor avalie os alunos durante a realização das atividades, o que permite diagnosticar as capacidades de leitura (expostas acima) que devem ser enfocadas mais, a partir de outras atividades com os mesmos objetivos.
Quatro estrelas 1 classificações
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10/04/2012
Quatro estrelasMuito interessante a proposta. Vou aproveitar a sugestão e aplicá-la com a minha turma.