27/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Nesta sequência didática, o aluno poderá ser capaz de refletir sobre o conceito de “ideologia”, bem como adquirir habilidades para reconhecer ideologias em determinados tipos de discursos, a partir de marcas linguísticas. Esta aula auxiliará o aluno, sobretudo, a compreender melhor os textos que lemos cotidianamente.
Como conhecimento prévio para esta aula, destacamos que o professor já tenha trabalhado com os alunos o conceito de “discurso”.
Nesta parte da aula, sugerimos que o professor divida a turma em quatro grupos e distribua, para cada um deles, uma das quatro figuras que apresentamos a seguir. Cada grupo deverá ficar responsável por identificar o que significa a figura que recebeu, com a ajuda do professor, e por fazer uma pesquisa sobre a temática dessa figura. A pesquisa pode ser feita em casa ou no ambiente da escola, utilizando-se, por exemplo, a biblioteca e a internet.
1. Símbolo do Nazismo
2. Símbolo do Greenpeace
3. Símbolo do Socialismo
4. Símbolo do Anarquismo
A pesquisa deverá contemplar os seguintes quesitos:
a) O que representa o símbolo de sua pesquisa?
b) Que ideias e sistemas de crenças estão por trás desse símbolo?
c) Qual o contexto histórico em que essas ideias foram concebidas?
d) Quem são seus principais criadores?
Na aula seguinte, tendo sido feita a pesquisa, cada grupo deverá apresentar para a turma as informações que tiver recolhido.
Após a apresentação dos grupos, o professor deverá discutir com a turma o conceito de ideologia. Poderá partir dos exemplos das pesquisas dos grupos, mostrando que cada símbolo apresentado está relacionando a um tipo específico de ideol ogia.
Segue um a definição para o t ermo:
“Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da Teoria Crítica Frankfurtiana consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.” ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia, acesso em 11/09/09)
Leia os textos a seguir e responda às questões propostas.
TEXTO I
Fonte: http://sociometricas.zip.net/arch2008-05-01_2008-05-15.html, acesso em 11/09/2009.
1. O que é crise de abstinência?
Chave de resposta: Crise em que uma pessoa se priva de alguma coisa, voluntária ou involuntariamente.
2. Nessa charge, a que se refere a crise de abstinência?
Chave de resposta: Refere-se à abstinência de ideologia.
3. Qual a crítica que está implícita nessa charge?
Chave de resposta: A charge faz uma crítica à inversão de valores de certos políticos, que visam somente ao dinheiro corrupto e, paradoxalmente, pouco se importam com sua função de representar a sociedade. Tampouco são capazes de defender ideologias de interesse comum.
TEXTO II
Fonte: http://semfronteirasnaweb.blogspot.com/2008/08/ideologia-partidria.html, acesso em 11/09/2009.
4. Em princípio, qual a função dos partidos políticos?
Chave de resposta: A função dos partidos políticos é, em princípio, discutir idéias e reunir pessoas que comungam dos mesmos pensamentos.
5. Explique como a charge descons trói essa concepção.
Chave de resposta: A cha rge procura deixar claro que o interesse dos políticos é única e exclusivamente obter ganhos financeiros, a ideologia única que os une.
6. Escreva um pequeno texto relacionando política e ideologia.
Resposta pessoal.
A seguir há uma série de provérbios, sentenças figurativas amplamente proferidas pelo povo. Cada um deles contém uma ideologia específica, mais ou menos compartilhada socialmente. Explicite a ideologia dos provérbios dados a seguir, conforme o modelo que apresentamos:
“Mulher tem o direito de esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque”.
Chave de resposta: Tal provérbio traz implícita a ideologia discriminatória de que os ofícios da mulher se restringem aos afazeres domésticos. O trecho “a mulher tem o direito” denota um aspecto de submissão; neste caso, em relação ao homem.
a) “Deus ajuda a quem cedo madruga”.
b) “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.
c) “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.
d) “Tenha parentesco com a hiena, e todas as hienas serão suas amigas”.
e) “Diga-me com quem andas que direi quem tu és”.
f) “Os melhores homens são os que as mulheres julgam melhores”.
Nesta atividade, apresentamos um texto sobre “patriotismo”. As questões referentes a ele levarão os alunos a identificarem ideologias por meio de marcas linguísticas .
por Rodrigo Constantino
O patriotismo exacerbado, in extremis, é não ter orgulho das conquistas pessoais. Muitos fogem de seu fracasso para se esconderem atrás do patriotismo, tendo orgulho de algo maior que ele, projetando seu sucesso nas conquistas alheias. Se você tem orgulho de sua trajetória, se considera ter vivido de acordo com seus valores racionais, por que deveria ofuscar isso com uma admiração ou vergonha por um grupo de desconhecidos, acidentalmente nascidos na mesma região?(...)
Rotulações e generalizações são sempre perigosas e injustas. O que é ser brasileiro? Como unificar em alguns poucos adjetivos tanta gente diferente? Tal simplificação não tem como não ser grotesca, e leva a conclusões absurdas, xenofobia, preconceito. Um indivíduo nascido por acaso no Brasil pode ter mais em comum com alguém da Austrália, do outro lado do mundo, do que com seu vizinho. Portanto, não é razoável alguém suprimir sua individualidade em prol de um grupo que pode não guardar nada em comum com seus valores.
O que é uma nação? Será que somente por uma divisão geográfica, normalmente fruto de algum acordo ou guerra, temos que nos sentir mais próximos deste grupo? Será que alguém do Sul deve se sentir tão próximo de alguém no Acre? Será que alguém por falarem a mesma língua tem laços fortes que justifiquem um sentimento patriótico exagerado. Ora, muitas vezes ma l podemos dizer que s e trata se trata da mesma língua nesse vasto país, pois são verdadeiros dialetos. Além disso, será que devo então ter mais sentimento e ligação com a Angola do que com o Chile? Geografia, língua, nada disso deveria ser critério relevante para forte se ntiment o de grupo. Devemos lutar pelos nossos valores individuais; e, em seguida, admirar e se aproximar daqueles que compartilham dos mesmos valores. Tenho muito mais em comum com um indiano que defenda a liberdade individual, isonomia de tratamento e Estado mínimo do que com um vizinho marxista. Por que eu deveria me sentir atrelado aos ideais desse vizinho? Só porque ele nasceu perto de mim? Totalmente sem sentido. Não é olhando no mapa que formo meus valores e parto em defesa ou ataque às pessoas. É conhecendo seus valores individuais.
Na prática o patriotismo sempre foi usado para xenofobia, que no fundo ocultava o medo da competição. Foram criadas reservas de mercado, protegendo mamatas de empresários locais. Quem perde é o consumidor, que estaria melhor se pudesse comprar produtos melhores e mais baratos vindos de fora. Centralizaram o poder em Brasília, em nome do patriotismo. Muito melhor seria se os municípios e estados tivessem mais poder, pois nosso interesse está naturalmente nas coisas mais próximas da gente. Criaram as “brás” ineficientes e paquidérmicas em nome do nacionalismo, impactando diretamente nos serviços prestados ao povo. Será que devemos aplaudir uma administração infinitamente mais ineficiente apenas por ser exercida por bras ileiros?
No limite, o patriotismo é como fé cega, servindo como escusa para os problemas pessoais. Quem tem auto-estima se valoriza e sente orgulho próprio, não precisa depender das conquistas de um grupo, ainda mais quando este grupo for formado por tantas pessoas distintas, sem quase ligação alguma entre ente elas, distantes em vários aspectos e unidas apenas pelo mapa. Precisamos ter orgulho das nossas conquistas pessoais. Temos que julgar atitudes, não rótulos. O excesso de rótulos simplistas apenas gera mais violência, seja religião, pátria ou raça. Admirem ou condenem indivíduos apenas, não importando seu local de nascimento, sua língua ou seu credo religioso. Se cada brasileiro pensar assim, o país, como um todo, ganha. E podem acreditar, é justamente isso que quero, pois moro aqui, tenho amigos aqui e falo sua língua. Perceberam o egoísmo altruísta?
A pátria é apenas um aglomerado de indivíduos, não algo acima deles. Seria saudável se a humanidade trocasse o nacionalismo pelo resp eito ao indivíduo.
Fonte: Prisioneiros da Liberdade, Soler Editora.
Chave de resposta: Esse texto procura criticar o patriotismo exacerbado.
Chave de respsta: O autor se refere à nação de um país.
Chave de resposta: O autor se refere a esse grupo de maneira pessimista , uma v ez que afirma que se trata de um grupo de ‘desconhecidos’ e ‘acidentalmente’ nascidos na mesma região, o que denota que essas pessoas não têm identidade comum.
Chave de resposta: O autor está sendo reducionista pelo fato de dar a entender que uma nação é ‘somente’ uma divisão geográfica. O termo ‘somente’ introduz uma generalização. Além disso, o autor confundiu o conceito de nação com o conceito de território.
Chave de resposta: O autor afirma que a pátria é ‘apenas’ um ‘aglomerado’ de indivíduos. O termo ‘apenas’ introduz uma generalização, mais uma vez levando a um reducionismo, e o termo ‘aglomerado’, que geralmente se refere a objetos, foi a empregado em referência a pessoas, o que é inapropriado.
Resposta pessoal.
Professor, sugerimos que você mostre este vídeo aos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=ZsUNEsjhZt0
Trata-se de um clip de uma música rap. É interessante observar a linguagem empregada na letra da música, a crítica imbutida nela e a retratação da realidade das camadas sociais.
Para a avaliação, sugerimos uma atividade de interpretação e produção de texto. São apresentadas duas propagandas, uma da década de 1960 e outra de 2009.
Observação: Professor, faça o download dos dois textos a partir do site :
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-portuguesa-2/edna-magalhaes Procure pelo arquivo "Linguagem e Ideologia - Textos para a avaliação"
O aluno deverá escrever um texto identificando a ideologia presente em cada uma dessas propagandas e associando-a ao contexto social brasileiro da época em que foram produzidas.
O texto deverá ser avaliado levando-se em conta o teor crítico e reflexivo sobre a formação ideológica dos textos de referência.
Cinco estrelas 5 classificações
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09/10/2014
Cinco estrelasÓtimas dinâmicas!
31/01/2013
Cinco estrelasÓtimo conteúdo!!!
13/09/2012
Cinco estrelasótimo texto e atividade, me ajudou muito!
03/09/2012
Cinco estrelasexelente!!!
17/07/2011
Cinco estrelasDemorou para alguém acessar e avaliar, mas finalmente julgo como excelente suas atividades. Parabéns! Tânia