19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Miriam Maria Roberto Marmol Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
- reconhecer e introduzir usos sociais da ordem alfabética.
- reconhecer portadores ou suportes de textos onde a ordem alfabética é utilizada;
- reconhecer o local de inserção de determinada letra/palavra, tendo em vista a seqüencia alfabética, considerando as várias posições das letras nas palavras apresentadas.
Não é necessário levantamento de conhecimentos prévios, já que são atividades que irão introduzir essa capacidade. Mas nada impede que o professor possa ter uma conversa com os alunos antes para averiguar seus conhecimentos a respeito da ordem alfabética, perguntando-lhes, por exemplo, em quais suportes eles podem encontrar o uso da ordem alfabética. Pode também apresentar os vários suportes que podem estar presentes na sala de aula, como: agenda telefônica, lista telefônica, dicionário, diário de classe, listas diversas, que fazem uso da ordem alfabética.
Lembrando que o que propomos são aulas de introdução, o professor poderá, sempre que possível, retomar atividades com objetivo proposto, que é o reconhecimento dos usos sociais da ordem alfabética, para consolidação desta da capacidade).
O professor poderá desenvolver várias atividades com intuito de desenvolver atividades de reconhecimento dos usos sociais da ordem alfabética, como também trabalhar a seqüencia da ordem alfabética através dos suportes que circulam no meio social.
Inicialmente pode-se fazer o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre quando e onde podemos encontrar textos organizados em ordem alfabética.
Posteriormente sugerimos a construção coletiva com os alunos do próprio diário de classe, utilizando os nomes das crianças para trabalhar a ordem alfabética, e/ou propor a construção de um dicionário de palavras novas que irão surgindo dentro do contexto da sala de aula.
Sugestões de atividades:
1. Reconhecer portadores ou suportes de textos onde a ordem alfabética é utilizada:
O professor pode levar vários suportes de textos para a sala como: revista em quadrinhos, revistas, livros literários, livros didáticos, listas telefônicas, dicionário, diário de classe, agenda telefônica e colocá-los expostos e pedir para que os alunos separem os suportes que apresentam a ordem alfabética.
Caso o professor queira fazer atividades para averiguar se os alunos já conhecem ou dominam essa capacidade, segue abaixo um modelo de atividade:
2. Reconhecer o local de inserção de determinada letra/palavra, tendo em vista a seqüencia alfabética, considerando as várias posições das letras nas palavras apresentadas
Neste caso o professor pode criar uma possibilidade de produção de texto com gêneros que utilizam os usos da ordem alfabética como, por exemplo: produção do diário de classe coletivo, ou de um dicionário produzido pela turma.
Algumas atividades para o professor verificar tal capacidade de seus alunos:
Através das atividades sugeridas acima o professor terá possibilidades de averiguar se os alunos já conseguem dominar as capacidades de ordem alfabética. Desta forma sugerimos que o professor trabalhe dando ênfase aos usos sociais da língua escrita, além do principio de ordem alfabética, poderá ser avaliado a partir do acerto e entendimento das atividades propostas acima.
Quatro estrelas 3 classificações
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04/03/2012
Cinco estrelasmaravilhoso!!! otimos exercicios valeu
11/02/2011
Quatro estrelasGostei,vou aplicar.
06/02/2011
Três estrelasOlá Ana Paula! gostei muito da sua aula.Criativa e contextualizada. É maravilhoso poder acessar esse meio de comunicação chamado internet e poder conhecer ideias de pessoas que não são do nosso convívio. Isso é fantástico!!Melhor ainda, é poder contar com pessoas com iniciativas de postar seus trabalhos. Parabéns!!