Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ordem alfabética em vários contextos sociais

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Miriam Maria Roberto Marmol Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- reconhecer e introduzir usos sociais da ordem alfabética.
- reconhecer portadores ou suportes de textos onde a ordem alfabética é utilizada;
- reconhecer o local de inserção de determinada letra/palavra, tendo em vista a seqüencia alfabética, considerando as várias posições das letras nas palavras apresentadas.

Duração das atividades
aproximadamente 2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário levantamento de conhecimentos prévios, já que são atividades que irão introduzir essa capacidade. Mas nada impede que o professor possa ter uma conversa com os alunos antes para averiguar seus conhecimentos a respeito da ordem alfabética, perguntando-lhes, por exemplo, em quais suportes eles podem encontrar o uso da ordem alfabética. Pode também apresentar os vários suportes que podem estar presentes na sala de aula, como: agenda telefônica, lista telefônica, dicionário, diário de classe, listas diversas, que fazem uso da ordem alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Lembrando que o que propomos são aulas de introdução, o professor poderá, sempre que possível, retomar atividades com objetivo proposto, que é o reconhecimento dos usos sociais da ordem alfabética, para consolidação desta da capacidade).

O professor poderá desenvolver várias atividades com intuito de desenvolver atividades de reconhecimento dos usos sociais da ordem alfabética, como também trabalhar a seqüencia da ordem alfabética através dos suportes que circulam no meio social.

Inicialmente pode-se fazer o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre quando e onde podemos encontrar textos organizados em ordem alfabética.
Posteriormente sugerimos a construção coletiva com os alunos do próprio diário de classe, utilizando os nomes das crianças para trabalhar a ordem alfabética, e/ou propor a construção de um dicionário de palavras novas que irão surgindo dentro do contexto da sala de aula.

Sugestões de atividades:

1. Reconhecer portadores ou suportes de textos onde a ordem alfabética é utilizada:

O professor pode levar vários suportes de textos para a sala como: revista em quadrinhos, revistas, livros literários, livros didáticos, listas telefônicas, dicionário, diário de classe, agenda telefônica e colocá-los expostos e pedir para que os alunos separem os suportes que apresentam a ordem alfabética.

Caso o professor queira fazer atividades para averiguar se os alunos já conhecem ou dominam essa capacidade, segue abaixo um modelo de atividade:

2. Reconhecer o local de inserção de determinada letra/palavra, tendo em vista a seqüencia alfabética, considerando as várias posições das letras nas palavras apresentadas

Neste caso o professor pode criar uma possibilidade de produção de texto com gêneros que utilizam os usos da ordem alfabética como, por exemplo: produção do diário de classe coletivo, ou de um dicionário produzido pela turma.
Algumas atividades para o professor verificar tal capacidade de seus alunos:

Avaliação

Através das atividades sugeridas acima o professor terá possibilidades de averiguar se os alunos já conseguem dominar as capacidades de ordem alfabética. Desta forma sugerimos que o professor trabalhe dando ênfase aos usos sociais da língua escrita, além do principio de ordem alfabética, poderá ser avaliado a partir do acerto e entendimento das atividades propostas acima.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cleidineia, ITANHEM , Bahia - disse:
    keustone@hotmail.com

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    maravilhoso!!! otimos exercicios valeu


  • marcia, EPG CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE , São Paulo - disse:
    marvibastos@hotmail.com

    11/02/2011

    Quatro estrelas

    Gostei,vou aplicar.


  • Juliana, Gonçalves Dias , Distrito Federal - disse:
    tju-juliana@hotmail.com

    06/02/2011

    Três estrelas

    Olá Ana Paula! gostei muito da sua aula.Criativa e contextualizada. É maravilhoso poder acessar esse meio de comunicação chamado internet e poder conhecer ideias de pessoas que não são do nosso convívio. Isso é fantástico!!Melhor ainda, é poder contar com pessoas com iniciativas de postar seus trabalhos. Parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.