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O que é Nanotecnologia?

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ARNOLDO BRASILIO FILHO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os princípios e aplicações da Nanotecnologia.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de estrutura da matéria e conversões entre escalas.
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

 

O professor pode iniciar a aula indagando aos alunos se já ouviram falar sobre Nanotecnologia. Nos dispositivos e aplicações que utilizam nanomateriais, eles fazem parte do nosso cotidiano. Para inicio de estudo, peça aos alunos que leiam a reportagem do site Globo.com: Nanotecnologia já está disponível no comércio e na medicina: Disponível em: <http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1289358-16020,00-NANOTECNOLOGIA+JA+ESTA+DISPONIVEL+NO+COMERCIO+E+NA+MEDICINA.html> acessado em 17/09/2009

 

  

 

Após indagar os alunos sobre nanotecnologia, apresente alguns aspectos relacionados a ordem de grandeza de materiais nanométricos, e sobre aplicações que utilizam nanotecnologia. O seguinte roteiro de discussão poderá ser passado aos alunos: 

  • O que é nanotecnologia? 
  • Quais as vantagens dos materiais nanométricos? 
  • Que aplicações que usam tecnologia vocês uilizam? 

 

 

A nanotecnologia é a ciência que estuda materiais e fluídos, em que o tamanho das partículas é da ordem de naômetros, para comparar um nanômetro com dimensões cotidianas, podemos dizer que equivale a bilionésima parte de um metro. Graças a fabricação de materiais tão pequenos, a informática, eletrônica e medicina evoluíram rapidamente. Nos dias de hoje, já são construídos transistores com o tamanho de 22 nanômetros.

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"Wafer" de Processadores


 

IDGNow: Wafer de processadores: Imagem disponível em: < http://idgnow.uol.com.br/idgimages/galerias/chip_intel_45_nano/intel_01.jpg> acessado em 17/09/2009.  

Na imagem temos o "Wafer" com centenas de processadores de computador com 45 nanômetros, existem centenas nessa imagem.

 

 

Para saber mais sobre nanotecnologia, podemos consultar os seguintes sites:

 

Neste vídeo do site google vídeo, o a nanotecnologia é comentada por especialistas da área:

       

No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes,  realizarem uma pesquisa sobre nanotecnologia, os resultados dessas pesquisas pode ser postado em um blog, dessa forma a pesquisa pode ser registrada pelo aluno, facilitando a sua consulta e incentivando outros colegas discutirem o tema. 

  

Após o resultado das pesquisas em buscadores na web, os estudantes podem trabalhar com fotos, reportagens, artigos de novas pesquisas e vídeos, para serem compartilhados no blog, no edital da escola ou da sala de aula. Este tipo de pesquisa desperta grande interesse dos alunos. 

         

Professor, sugira a alunos a realização da atividade disponível no Portal do Professor, os alunos podem disputar em duplas, esse jogo para descobrir qual aparelho de aumento utilizar.  

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Quão grande é?


Portal do Professor. Quão grande é? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=895> acessado em 17/09/2009.
  • Objetivo: A partir do sistema métrico, os alunos devem i maginar e comparar o tamanho relativo de difer entes microorganismos, relacionando-os ao tamanho dos seres humanos e de algumas de suas células. Analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos. Descrever processos e características do ambiente ou de seres vivos , observados em microscópio ou a olho nu
  • Descrição: Proporciona o estudo da biodiversidade e dos diferentes seres vivos que habitam o nosso ecossistema. Permite a análise dos processos e características dos seres vivos ou do ambiente, observados em microscópio ou a olho nu
  • Disponível emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=895

Vamos explorar este jogo! Veja que bacana:

Esta é a tela inicial, onde os estudantes colocam seu nome, com até 8 letras:

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Na segunda tela, você recebe as informações sobre todos os campos com os links.
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Você pode escolher entre os três quadros na coluna da direita, com o qual vai iniciar a atividade. Observe que tem vários pontinhos na imagem, basta passar o ponteiro do mouse que ele se transformará em uma mãozinha indicando o link. Clique sobre ele.

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Na coluna da direita serão apresentadas várias sugestões de instrumentos para observar o que você selecionou. Escolha qual pretende usar.
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Veja como o programa oferece um feedback.
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Agora vá até o Álbum para obter maiores informações do que selecionou. Veja que ele vai acrescentando informações a medida que o jogo se desenrola.
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Na coluna da esquerda, o estudante pode selecionar as informações de cada categoria. E o placar, vai informando a pontuação de cada um.


Roteiro de discussão:

1 – Existem muitas formas de utilizar as novas tecnologias, quais as que observou neste jogo?
2 - Quais as tecnologias que tem a disposição na escola?
3 - Por que estas tecnologias são importantes para o avanço da ciência, para a educação, para nossa qualidade de vida?
4 - Como os conceitos de nanotecnologia foi utilizado no jogo?
5 - Chegaremos a um limite para o tamanho dos transistores?
       

 

Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, através de uma produção escrita, selecionada p elo Professor, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:

  • A nanotecno logia estuda e desenvolve fluídos e partículas da ordem de nanômetros, no cotidiano encontramos vários dispositivos eletrônicos que fazem uso dela, como celulares e outros equipamentos eletrônicos, não chegou-se a um consenso de até onde poderem os chegar com a minituarização.

  

Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião de como podemos usufruir destas novas tecnologias, para melhorar a qualidade de vida em nosso planeta.

As sugestões podem ser publicadas no blog da turma.

Referências utilizadas:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quão grande é? Animação/simulação
Recursos Complementares
Como tudo funciona: Como funcionará a nanotecnologia: Disponível em < http://ciencia.hsw.uol.com.br/nanotecnologia.htm> acessado em 17/09/2009
Avaliação

A avaliação pode ser realizada através das aprendizagens no jogo sugerido, das postagens nos blogs produzidos pelos alunos; após essa avaliação prévia, o professor pode realizar uma discussão em grupo com os alunos, através de perguntas sobre o tema o professor pode avaliar o conhecimento adquirido, propor novas atividades e pesquisas se necessário; esclarecer dúvidas ou erros conceituais. 
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