03/02/2010
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Os princípios e aplicações da Nanotecnologia.
O professor pode iniciar a aula indagando aos alunos se já ouviram falar sobre Nanotecnologia. Nos dispositivos e aplicações que utilizam nanomateriais, eles fazem parte do nosso cotidiano. Para inicio de estudo, peça aos alunos que leiam a reportagem do site Globo.com: Nanotecnologia já está disponível no comércio e na medicina: Disponível em: <http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1289358-16020,00-NANOTECNOLOGIA+JA+ESTA+DISPONIVEL+NO+COMERCIO+E+NA+MEDICINA.html> acessado em 17/09/2009
Após indagar os alunos sobre nanotecnologia, apresente alguns aspectos relacionados a ordem de grandeza de materiais nanométricos, e sobre aplicações que utilizam nanotecnologia. O seguinte roteiro de discussão poderá ser passado aos alunos:
A nanotecnologia é a ciência que estuda materiais e fluídos, em que o tamanho das partículas é da ordem de naômetros, para comparar um nanômetro com dimensões cotidianas, podemos dizer que equivale a bilionésima parte de um metro. Graças a fabricação de materiais tão pequenos, a informática, eletrônica e medicina evoluíram rapidamente. Nos dias de hoje, já são construídos transistores com o tamanho de 22 nanômetros.
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"Wafer" de Processadores
IDGNow: Wafer de processadores: Imagem disponível em: < http://idgnow.uol.com.br/idgimages/galerias/chip_intel_45_nano/intel_01.jpg> acessado em 17/09/2009.
Na imagem temos o "Wafer" com centenas de processadores de computador com 45 nanômetros, existem centenas nessa imagem.
Para saber mais sobre nanotecnologia, podemos consultar os seguintes sites:
Neste vídeo do site google vídeo, o a nanotecnologia é comentada por especialistas da área:
No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes, realizarem uma pesquisa sobre nanotecnologia, os resultados dessas pesquisas pode ser postado em um blog, dessa forma a pesquisa pode ser registrada pelo aluno, facilitando a sua consulta e incentivando outros colegas discutirem o tema.
Após o resultado das pesquisas em buscadores na web, os estudantes podem trabalhar com fotos, reportagens, artigos de novas pesquisas e vídeos, para serem compartilhados no blog, no edital da escola ou da sala de aula. Este tipo de pesquisa desperta grande interesse dos alunos.
Professor, sugira a alunos a realização da atividade disponível no Portal do Professor, os alunos podem disputar em duplas, esse jogo para descobrir qual aparelho de aumento utilizar.
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Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, através de uma produção escrita, selecionada p elo Professor, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:
Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião de como podemos usufruir destas novas tecnologias, para melhorar a qualidade de vida em nosso planeta.
As sugestões podem ser publicadas no blog da turma.
Referências utilizadas:
Nome | Tipo |
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Quão grande é? | Animação/simulação |
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