Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adaptação: comparando os espaços casa/escola

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e diferenciar os ambientes de sua casa e suas funções.

Duração das atividades
3 momentos de mais ou menos 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com os alunos sobre os ambientes de suas casas.

Estratégias e recursos da aula

 Para realização desta aula a professora deve enviar para casa uma atividade pedindo que as crianças junto aos seus pais, possam falar sobre cada ambiente de sua casa e trazer para a escola gravuras do ambiente preferido pela criança (antes das crianças levarem a atividade para casa, esta deve ser orientada na roda final pela professora). 

1º Momento: Orientando a atividade

Ler para as crianças a atividade que levarão para casa e orientar como deverá ser feita.

·         Conversar com a mamãe ou com o papai sobre quantos ambientes tem na casa. Se tem sala, quarto, cozinha, o que se faz em cada um desses lugares;

·         Depois pesquisar junto com seus pais gravuras dos diversos ambientes de uma casa (sala, quarto e cozinha) e trazer para a escola para que seja montado um painel;  

·         Questionar sobre a mobília que pode compor cada ambiente (sala, quarto, cozinha etc).

2º Momento:

Na roda inicial conversar com as crianças sobre o material trazido de casa e pedir que apresentem/mostrem o que trouxeram, falando o que é e para que serve. Se trouxer a gravura de móveis, falar onde este móvel deve ser colocado na casa e para que serve. A professora deve encorajar as crianças para falar e responder as perguntas feitas.

·         O que trouxe?

·         Onde se coloca este móvel (mesa de jantar, fogão, geladeira...)?

·         O que tem na sua casa, na sala, no quarto, na cozinha e no seu quarto?

·         Qual o lugar da sua casa que você mais gosta? Por quê?

Em seguida, com o material que as crianças trouxerem, montar com elas um painel coletivo.

undefined
Avaliação

Com essa atividade pode-se perceber se a criança identifica cada ambiente e suas respectivas funções na casa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.